UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL POLO UDF

FÁBIO RODRIGUES OLIVEIRA
RGM 14110962

BRASÍLIA – DF, 08 DE DEZEMBRO DE 2015.

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE GESTÃO FINANCEIRA II

INTRODUÇÃO

O conteúdo trabalhado busca apresentar a análise de um projeto de investimento, abordando os conhecimentos de Gestão Financeira adquiridos no material teóricos e práticos da matéria: Análise de Projeto de Investimentos; para adequada tomada de decisão.
A análise de um Projeto de Investimento pode ocorrer de acordo com alguns aspectos:
tempo de retorno do investimento (Payback), valor que será retornado desse investimento (VPL - Valor Presente Líquido) ou taxa que o investimento está gerando ao retornar (TIR - Taxa Interna de Retorno).
Na Análise de um Projeto de Investimento do ponto de vista do prazo de seu retorno (payback), podemos ter:
• Payback Simples com entradas uniformes de caixa;
• Payback Simples com entradas não uniformes de caixa;
• Payback Descontado com entradas uniformes de caixa, considerando a questão do dinheiro no tempo;
• Payback Descontado com entradas não uniformes de caixa, considerando a questão do dinheiro no tempo.
Conforme o tipo de entrada de caixa (uniforme ou não) e observando a questão do dinheiro no tempo, a sistemática dos cálculos pode ser diferente. Quando a Análise de um Projeto de Investimento estiver relacionada ao retorno em termos de valores (VPL - Valor Presente Líquido), a sistemática é única, pois o foco está no desconto (trazer a valor presente) das parcelas para a data atual, para então confrontar com o valor de saída de caixa. Por fim, quando a Análise de um Projeto de Investimento estiver relacionada ao retorno em termos de taxa obtida com a operação (TIR - Taxa Interna de Retorno), teremos duas formas distintas de cálculo, por meio da calculadora HP12C ou pela planilha cujo resultado é obtido por "tentativa e erro". Assistam à videoaula para os devidos esclarecimentos sobre as rotinas de cálculo de cada tipo de Análise de Investimento e haverá um formulário próprio para a resolução dos cálculos e apresentação das análises e considerações.