INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – IDHESP

CURSO- PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL COM ÊNFASE EM RECURSOS HUMANOS

 

 

 

 

ELIZABETH DE JESUS SANTANA

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Intervenção: Resgate PROJOVEM

 

 

 

 

 

 

 

 

Ribeirão do Largo-BA

2011

ELIZABETH DE JESUS SANTANA

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de intervenção: Resgate PROJOVEM

 

 

 

Projeto para avaliação da Disciplina Psicopedagogia da Linguagem e Estágio Institucional do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Recursos Humanos do Instituto de Desenvolvimento Educacional.

 

Profª: Andreya Freitas

 

 

 

 

 

 

Ribeirão do Largo-BA

2011

 

 

  1. Apresentação

 

  Hoje, no Brasil, percebem-se articulações e debates que buscam incluir os jovens como sujeitos de direitos, através da construção de políticas públicas para a juventude. No nível do Governo Federal, no âmbito da Câmara de Políticas Sociais, foi formado um Grupo Interministerial de Juventude para a elaboração de uma Política Nacional de Juventude.

A constituição de pastas específicas de juventude nas diferentes esferas de governo, em várias regiões do país, também, é uma demonstração de que, por meio de debates com a sociedade civil, e a participação de organizações como a UNESCO, que elaboraram documentos e pesquisas para subsidiar estas políticas, este é um momento em que devemos esperar que o Estado  fosse  além das boas intenções e de programas focalizados para este e outros segmentos da sociedade.

O  conteúdo desse trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no CRAS de Ribeirão do Largo, no período de Novembro de 2011, tendo como público alvo os adolescentes participantes do Programa PROJOVEM. Diante dos fatos ocorridos no Município de Ribeirão do Largo, na esfera evasão em novembro de 2011, escolhemos o tema “evasão”, a fim de apreender a perspectiva  dos jovens/adolescente que participam do Programa PROJOVEM, para  analisar a origem da evasão e como  eles se vêem inseridos nesse processo.

A pesquisa intitulada "Evasão dos jovens cadastrados no Programa PROJOVEM implantando em Ribeirão do Largo'' teve como objetivo geral problematizar as concepções da falta de atividades sociais revelada pelos jovens adolescentes, bem como, apreender a realidade de relações estabelecida entre sua comunidade e sua cidade local e perceber a consciência dos jovens adolescentes dessa comunidade. No que se refere aos procedimentos metodológicos o processo investigativo para realização da pesquisa foi desenvolvido a partir da realidade revelada na cidade de Ribeirão do Largo na conjuntura do que os jovens necessitam para não evadirem: segundo o depoimento dos mesmos eles gostariam de cursos profissionalizantes e oportunidade do primeiro emprego. Foi a partir dessas informações que começamos a realizar este trabalho, a fim de apreender as percepções mudanças reveladas por eles. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de entrevista, que foi gravada, cujo instrumental – o questionário - contendo perguntas abertas, foi aplicado livremente nos dias das reuniões do PROJOVEM, ora aplicado no intervalo, ora antes de iniciar a reunião, ora no final da reunião.

De caráter qualitativo, o questionário que serviu de guia para a entrevista foi aplicado com uma amostra dos sujeitos previamente selecionados. Para a seleção foi utilizado o cadastrado do Programa Bolsa Família, disponibilizado para nós. Fomos à casa de todos os jovens cadastrados e conversamos com os mesmos e suas respectivas famílias e estendemos o convite a todos para comparecerem ao CRAS onde foi feita o roteiro de entrevista, contendo 18 (dezoito) perguntas, foi aplicado com 11(jovens de um universo de aproximadamente 40 (quarenta) jovens adolescentes cadastrados no Programa. Contudo, apenas 03 adolescentes que participavam ativamente do PROJOVEM no município de Ribeirão do Largo. Isso impediu que as entrevistas se realizassem com cerca de 40% dos usuários do programa, o que foi inicialmente previsto no projeto de pesquisa, mas que diante da evasão, devido está finalizando o ano letivo, e os jovens estarem estudando para as provas da IV unidade, ficaram impossibilitados. Sendo assim, o resultado da pesquisa é fruto de uma amostra de 11% dos participantes do programa Projovem. Para realizar as entrevistas, inicialmente, pedimos autorização da coordenadora juntamente com equipe técnica do CRAS do município, e embora a coordenadora não tenha colaborado devido à falta de tempo, pois a mesma encontrava-se ocupada com o preenchimento do cadastro para as novas matrículas a equipe técnica mostrou-se interessada em nos ajudar no que fosse preciso frente à temática trabalhada e frisando que seria interessante seguir os objetivos do Programa PROJOVEM nos cedendo o caderno do Orientador Social-Ciclo II com o tema que faltava para ser trabalhado: juventude esporte e lazer.

Diante disso, devemos considerar o que se torna possível. O que nos leva a concluir, que ao pensarmos em uma política voltada para a juventude deve estar cientes de que existem muitos pontos a serem conhecidos por nós sobre estas diferentes juventudes (NOVAES, 2007, p. 56), permeadas por vulnerabilidades sociais, sendo elas negativas, no que dizem respeito aos obstáculos impostos pela violência, descriminação e preconceito, ou positivas no que dizem respeito às possibilidades (CASTRO, 2007, p 90). 

 

  1. Justificativa     

O trabalho tem como objetivo detectar as principais causas da evasão dos adolescentes, a origem e as possíveis formas de intervenção para minimizá-las e, de certo modo, contribuir com nossa prática pedagógica e a experiência dos oficineiros do Coletivo de Ribeirão do Largo. Após o processo de coleta as transcrições das entrevistas e depois seu posterior tratamento analítico é o que permitiu dar a este trabalho o conteúdo complementando o processo de campo. Foi realizada uma reunião com os adolescentes para triangulação de informações. Além de dificuldades próprias da pesquisa de campo, em razão da evasão, a dificuldade nas entrevistas foi em decorrência da necessidade de mediar à questão/eixo, pois alguns adolescentes tinham dificuldades para entender, o que exigiu uma intervenção na perspectiva de desenvolver inclusive exemplos que contribuíram para uma melhor compreensão da questão. Outros, pela falta de interação e comunicação não se expressavam muito, o que em alguns momentos exigiu estímulos aos adolescentes para facilitar a comunicação. Em certo sentido também foi perceptível o desinteresse dos jovens adolescentes, sendo que em alguns períodos o comparecimento era pouco significativo.

Metodologicamente, o tema foi provocado por meio de roda de conversa incluindo assuntos como evasão, família e participação do jovem na sociedade, mas nem sempre obteve resposta positiva em termos do interesse, revelados inclusive em expressão como: "eu não gosto de estudar, participar de projeto seja ele qual for é muito chato'', minha família só cobra, mas não ajuda, entre outros. Em outra atividade que compôs o desenho metodológico, a escrita era uma técnica destinada a colher as percepções, mas poucos se interessaram em escrever, sobre o tema evasão. Desse modo, para provocar uma resposta à escrita livre foi uma alternativa, sob a forma de poema, poesia, ou apenas um verso que expressassem a sua opinião, cujo resultado passou agora a discutir.

Os objetivos gerais desse projeto se refletem da necessidade de analisar as dificuldades enfrentadas no coletivo do CRAS de Ribeirão do Largo e proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os anseios dos jovens do programa PROJOVEM desse coletivo para assim resgatá-los. Tomando por referência um dos objetivos do programa - desenvolver ações que oportunizem o protagoniza juvenil e preparar o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade (MDS, 2011, p. 34), o que se apresenta nesta parte são concepções e percepções dos adolescentes vinculados ao PROJOVEM de Ribeirão do Largo, cuja análise exigirá mediações teórico-sociais para analisar tais resultados sem que estes signifiquem por si só a verdade absolutizada na voz dos sujeitos. Isso significa que ainda que se considere a juventude como fator importante para o desenvolvimento dos cenários sociais ou potencialidade latente que pode ser mobilizada para contribuir para a transformação da sociedade (SCHWARTZ apud Baqueiro, 2006; ZANETI, 2001) sua percepções encontram-se clivadas pela condição que ocupam na sociedade, o que faz compreender que as variações que apresentam dependem da situação sócio-econômica, da convivência social, da cultura, que definirá certo perfil adolescente. O que se segue acompanha eixos relativos ao próprio instrumental e para efeito de exposição está separado para analisar melhor as informações coletados.

Numa sociedade, em que os jovens/adolescente não têm lugar definido, os mecanismos de controle social, a educação, a mídia, o apelo do consumo produzem e condicionam  novas formas destes se portarem na sociedade. Embora, na atualidade a juventude tenha se tornado pauta de políticas públicas inclusive com previsões de que pode ser protagonista nas suas realidades, o jovem ainda, reflete o que as ideologias do mundo do capital almejam: a naturalização da realidade (ou o fim da história), sem qualquer tipo de mudança.  Os ideais dessa sociedade contribuem com a formação de um sujeito despolitizado que despreza o conhecimento, as ações do conhecimento, que não participa das mudanças rápidas do mundo globalizado, e pode tender a desprezar o sonho da mudança radical da sociedade. Nessa sociedade de consumo, cujo papel principal é homogeneizar os gostos e a vida material, além de mercantilizar as relações sociais (SORJ, 2000 apud FRAGA, 2004, p.100), a tendência de se desinteressar dos assuntos escolar a falta de integração na sociedade é grande e em meio há tantos ‘'avessos'' da aprendizagem e maus exemplos dos  personagens que deveriam da oportunidade aos jovens ter uma vida social com direitos a cursos profissionalizantes. São vários os meios de influenciar e condicionar as mentes dos sujeitos na sociedade, a cultura consumista, o sistema educacional, a mídia, entre outras determinações, o mau funcionamento do sistema, as especulações em torno da cobrança das responsabilidades, fazem o sujeito ficar perdido, desinteressado do assunto.  As percepções dos jovens adolescente, participante do Programa PROJOVEM em Ribeirão do Largo, sobre a falta de uma profissão revelam essa tendência. De acordo com as informações obtidas através da entrevistas a maior parte dos jovens adolescentes entrevistados revela a angustia pela falta de um emprego e a falta de lazer para a ocupação de seu tempo, a falta de motivação por parte das autoridades um verdadeiro descaso. Isso fica evidente nas declarações reveladas por eles

 

  1. Objetivos

3.1Objetivos Gerais

  • Analisar as dificuldades enfrentadas no coletivo do Cras de Ribeirão do Largo.
  • Proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os anseios dos jovens do programa PROJOVEM desse coletivo.
  • Resgatar os jovens evadidos.

 

3.2       Objetivos Específicos:

  • Coletar e diagnosticar dados para estudos;
  • Sistematizar levantamentos, observações e estudos;
  • Identificar quais as dificuldades enfrentadas pelo coordenador e oficineiros do CRAS de Ribeirão do Largo;
  • Analisar a frequência e participação dos jovens no coletivo;
  • Verificar possibilidades que contribuam com o regate desses jovens para o coletivo.
  • Re-inserção do jovem no Projeto PROJOVEM
  • Capacitação para o mundo do trabalho.
  • Identificação de oportunidades de trabalho.
  • Planejamento e desenvolvimento de ações comunitárias.
  • Inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação.

 

  1. Público Alvo:

Os adolescentes cadastrados no Projovem Adolescente de Ribeirão do Largo.

 

  1. METODOLOGIA

No que se refere aos procedimentos metodológicos o processo investigativo para realização da pesquisa foi desenvolvido a partir da realidade revelada na cidade de Ribeirão do Largo na conjuntura do que os jovens necessitam para não evadirem: segundo o depoimento dos mesmos eles gostariam de cursos profissionalizantes e oportunidade do primeiro emprego. Foi a partir dessas informações que começamos a realizar este trabalho, a fim de apreender as percepções mudanças reveladas por eles. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de entrevista, que foi gravada, cujo instrumental – o questionário - contendo perguntas abertas, foi aplicado livremente nos dias das reuniões do PROJOVEM, ora aplicado no intervalo, ora antes de iniciar a reunião, ora no final da reunião.

De caráter qualitativo, o questionário que serviu de guia para a entrevista foi aplicado com uma amostra dos sujeitos previamente selecionados. Para a seleção foi utilizado o cadastrado do Programa Bolsa Família, disponibilizado para nós. Fomos à casa de todos os jovens cadastrados e conversamos com os mesmos e suas respectivas famílias e estendemos o convite a todos para comparecerem ao CRAS onde foi feita o roteiro de entrevista, contendo 18 (dezoito) perguntas, foi aplicado com 11(jovens de um universo de aproximadamente 40 (quarenta) jovens adolescentes cadastrados no Programa. Contudo, apenas 03 adolescentes que participavam ativamente do PROJOVEM no município de Ribeirão do Largo. Isso impediu que as entrevistas se realizassem com cerca de 40% dos usuários do programa, o que foi inicialmente previsto no projeto de pesquisa, mas que diante da evasão, devido está finalizando o ano letivo, e os jovens estarem estudando para as provas da IV unidade, ficaram impossibilitados.

Sendo assim, o resultado da pesquisa é fruto de uma amostra de 11% dos participantes do programa PROJOVEM. Para realizar as entrevistas, inicialmente, pedimos autorização da coordenadora juntamente com equipe técnica do CRAS do município, e embora a coordenadora não tenha colaborado devido à falta de tempo, pois a mesma encontrava-se ocupada com o preenchimento do cadastro para as novas matrículas a equipe técnica mostrou-se interessada em nos ajudar no que fosse preciso frente à temática trabalhada e frisando que seria interessante seguir os objetivos do Programa PROJOVEM nos cedendo o caderno do Orientador Social-Ciclo II com o tema que faltava para ser trabalhado: juventude esporte e lazer.

 

  1. RECURSOS HUMANOS

 

  • Equipe da Pós Graduação
  • Coordenação Geral: CRAS
  • Equipe Técnica: Composta por 07 pessoas
  •  Profissional da área de assistência social, psicológica e pedagógica e educadores
  • Oficineiros: salão de beleza (cabeleireiros, manicure e pedicure)
  • Profissional do Telecentro

 

 

  1. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS

 

  • CRAS (Centro de Referência Social)
  • Lindinalvo Brito
  • Mariana de Araujo
  • Manoel Campos Moreira
  • Vanuza Amaral

 

  1. AVALIAÇÃO

 

 

Na certeza de que fizemos o melhor que estava em nossas mãos e deixamos o registro na mente daqueles adolescentes, não somente pelo desenvolvimento da consciência de se profissionalizar enquanto estão muito jovens, devido à necessidade e a condição social que o Projeto PROJOVEM atende, mas pelo o envolvimento de cada um deles em participar ajudando a resgatar não somente o interesse pelo projeto, mas também a autoestima de alguns dos alunos.  Encerramos o projeto, mas que não se finalize o resgate com cada um daqueles adolescentes, ajudando sempre para que eles sejam os cidadãos do nosso amanhã. Para que se desenvolvam pessoas críticas com a consciência de melhorar o mundo ao qual estamos inseridos. O primeiro contato com a instituição se deu dia 28 de novembro de 2011, apresentamos a proposta de estágio, mas somente nos dias 29 e 30 de novembro é que fizemos a entrevista, as observações diagnósticas e o levantamento da realidade.

Através desse projeto foi possível perceber a realidade frustrante em que se encontra o projeto PROJOVEM em Ribeirão do Largo, pois diante da evasão de mais de 95% dos matriculados, no universo de quarenta alunos. No início da entrevista, a orientadora Vanuza Amaral nos contou que a evasão seria decorrente da IV unidade, pois os alunos se dedicavam mais à escola e não tinham tempo para o PROJOVEM. Contudo, com o passar das observações e a entrevista feita aos meninos do projeto, percebemos que essa evasão é uma constante de meses e não devido às provas de última unidade.

Dessa forma, no intuito de resgatá-los, fomos em busca dos evadidos de casa e casa na tentativa de trazê-los de volta ao projeto, e esse convite se estendeu aos pais. Através de uma pesquisa na internet, percebemos que a evasão do PROJOVEM é uma realidade nacional, pois o projeto não abrange atividades mais pertinentes e, portanto, os jovens o consideram irrelevante continuar frequentes no projeto. Muitos fazem seus próprios horários, outros só se preocupam com a merenda não se importando com a temática e o objetivo do trabalho. Com o objetivo de promover e intervir nessa triste realidade é que propomos o projeto “Resgate PROJOVEM”. A proposta do projeto visa o esclarecimento da importância do projeto para esses jovens e levá-los às atividades profissionalizantes. Assim, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro começamos a elaboração do projeto de intervenção e nos dias 02 e 05 de dezembro a preparação dos materiais de intervenção. O projeto teve duas etapas para seu desenvolvimento, sendo um construído dia 12 de dezembro e a segunda etapa dias 13 e 14 de dezembro. Recebemos uma supervisão da assistência social nos dias em que estivemos concentrados na instituição e realizando o projeto que foram dias 05, 12, 13 e 14 de dezembro.

A culminância do projeto foi realizada pela manhã na FTC – E a D onde já funciona o PROJOVEM e à tarde no Telecentro Comunitário (laboratório de informática), no período de 02 dias consecutivos, sendo das 08h00min às 18h00min. O primeiro dia de trabalho foi numa terça-feira dia 13 de dezembro e contou com nossas boas vindas para a abertura do projeto, em seguida, uma mensagem e dinâmica de apresentação e outra de aquecimento para reconhecimento do trabalho que se pretendia realizar. Logo após, o filme “O corcel indomado” e uma discussão sobre sua temática, que foi bastante proveitosa. Tivemos em seguida, uma palestra com o conselheiro Lindinalvo Brito sobre “A importância da profissionalização do jovem”; os componentes do projeto fizeram vários questionamentos sobre o tema; houve um intervalo com lanche para todos os presentes.

A oficina de cabeleireiro e manicure e pedicure aconteceu logo em seguida com os oficineiros do projeto PROJOVEM Manoel Campos e Mariana de Araujo; o encontro foi finalizado com uma avaliação da manhã e uma mensagem reflexiva às 12h00min. A continuação do projeto à tarde ficou por conta do Telecentro Comunitário, recomeçamos às 14h00min e iniciamos com uma dinâmica e mensagem, para então, começar o trabalho da oficina de informática. A tarde com os trabalhos no computador ficou até às 18h00min. O segundo dia da culminância, dia 14 de dezembro começou com uma mensagem e dinâmica, também oferecemos textos reflexivos e abrimos para um debate. Houve também a participação da orientadora Vanuza Sousa Amaral, “A importância do PROJOVEM na vida do jovem ribeirense”. Em seguida, um intervalo e a oficina de beleza. O projeto “Resgate PROJOVEM” foi finalizado pela manhã às 12h00min. O período da tarde se reservou ao Telecentro Comunitário com a oficina de informática e o encerramento do projeto que foi finalizado com um coquetel e entrega de lembranças para todos.

A nova proposta de trabalho com cursos profissionalizantes motivou bastante os componentes do PROJOVEM e com isso nos leva a reflexão da importância de uma nova perspectiva dentro do projeto PROJOVEM o quanto antes a fim de resgatar de forma relevante esses jovens.

 

 

  1. CRONOGRAMA

 

Atividades desenvolvidas

Carga horária

28/

11

29/

11

30/

11

01/

11

 

02/

12

05/

12

12/

12

 

13/

12

14/

12

16/

12

17/

12

1. Contato com a instituição

02

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Entrevista com a Direção da Instituição

02

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Observação diagnóstica da instituição

02

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Entrevistas a coordenação ou Direção da instituição

02

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Levantamento de necessidade da realidade Institucional

02

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

Elab. do projeto de Intervenção

08

 

 

X

X

 

 

 

 

 

 

 

Prep. de materiais para a intervenção

08

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

Desenv. do Projeto (1ª etapa)

15

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

Desenv. do Projeto (2ª etapa)

17

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

Supervisão do estágio

18

 

 

 

 

 

X

X

X

X

 

 

Elab. do Relatório Final

09

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

Encerramento do estágio e agradecimentos a Instituição

11

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

Entrega do Relatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

Total

 96

Horas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. REFERÊNCIAS

 

CASTRO, Mary Garcia. Políticas Públicas por identidades e de ações afirmativas: acessando gênero e raça, na classe, focalizando juventudes. In: Juventude e Sociedade trabalho, educação, cultura e participação. Org. Regina Novaes e Paulo Vannuchi, São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2007, p. 275 – 303.

 

KLERING, Luiz Roque; ANDRADE, Jakeline Amantino. Inovação na Gestão Pública: Compreensão do Conceito a partir da teoria e da prática. In: Inovação no Campo da Gestão Pública: novos desafios, novos patamares. Org. Pedro Jacobi e José Antônio Pinho. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 77- 97.

 

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 411, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007. Programa Nacional de Inclusão de Jovem -Projovem. Brasília, 2007.

 

NOVAES, Regina; VANUCCHI, Paulo. Juventude e Sociedade, Trabalho, Educação, Cultura e Participação. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2007.