O objetivo do presente trabalho é a elaboração de uma proposta de ação para enfrentamento de situações de problemas reais enfrentados pela escola Jânio da Silva Quadros do município de Porto Velho-RO inerentes a violência escolar. Foi selecionado como amostra dois quintos anos do ensino fundamental por serem consideradas sérias críticas em comportamentos e disciplina.

A pesquisa visa a elaboração de um plano de ações interdisciplinar envolvam todos os entes envolvidos no processo educacional.

Quanto ao Nível de conhecimento esperado, a pesquisa será descritiva exploratória. O Desenho da Investigação seguirá uma linha não experimental e, como Técnicas e instrumentos de seleção de dados foi utilizado a entrevistas não aprofundada, as técnicas de observações (participativa e aberta) e questionários impressos. As conclusões obtidas através da pesquisa indicam que a escola necessita de um Projeto de Intervenção para diminuição da violência e, somente após a aplicação do mesmo os resultados poderão ser discutidos.

Palavras-chave: violência, autoridade, contexto escolar.