Maria de Jesus Souza
(Aluna do VI Período de Letras ? FAMASUL)

INTRODUÇÃO

Projeto de Intervenção Pedagógica destinado ao desenvolvimento de atividades diversificadas na área de Língua Inglesa, com os alunos do 6º ao 9º ano autores do "Inglês Contextualizado na visão Sul-Americana". Essa temática ressalta a importância de se fomentar aulas interativas e problematizadoras, a fim de que os educandos possam se tornar pesquisadores críticos e capazes de enfrentar os desafios do processo de ensino-aprendizagem.


OBJETIVOS:

 Identificar a Língua Inglesa em seu contexto social, a qual colabora nos sistemas de comunicações, proporcionando-lhe o entendimento de que faz parte integrante de um mundo plurilíngue;

 Experimentar a Língua Inglesa em comunicações, mediante costumes ou maneiras de agir e interagir próprios de sua realidade, sócio-cultural e histórico, compreendendo melhor o mundo plural em que se vive;

 Reconhecer que o aprendizado de outro idioma colabora ao acesso de bens culturais dos povos, pertencentes a diferentes costumes, que juntos formam as variantes linguísticas do mundo.


METODOLOGIA:

O ensino de Língua Inglesa tem sido visto, pelos alunos, como um conjunto de regras do verbo "to be" insignificantes para a sua realidade social, pois eles afirmam que se o Brasil não faz fronteira com os Estados Unidos, não tem por que estar estudando inglês em Palmares. Dessa forma, a LDB enfatiza em seu Art. 26, caput 5º que "Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna". E nessa linha de raciocínio, se faz necessário transformar certas concepções estereotipadas, a fim de apresentar para os educandos que o conhecimento de outro idioma, torna o indivíduo capaz de se comunicar com diferentes povos. E, isso, não significa que eu devo viver a cultura Norte-Americana, mas conhecê-la para saber respeitá-la e perceber as diferenças existentes entre ela e a minha. Em consonância ao que foi dito, a mudança no ensino de Língua Inglesa pode acontecer, mediante utilização de diferentes recursos educacionais, tais como: letras de músicas, dramatizações de pequenos diálogos, reconhecimento de certos estrangeirismos presentes na cidade em nomes de lojas ou marcas de roupas, exercícios práticos que despertem o interesse dos alunos, assistirem a filmes legendados, fazer conversações para o cotidiano da sala de aula, resgatar datas comemorativas e vivenciá-las, entre outros.


RESULTADOS ESPERADOS:

Em vista da utilização de novas metodologias de ensino, espera-se que os educandos, ao final da realização do projeto, possam demonstrar aprendizagem significativa, cuja tenha se concretizado na interação professor-aluno, inseridos em aulas contextualizadas. E, dessa forma, se desvincular de atividades de classe tediosas de memorização e decodificação da cultura Norte-Americana, a fim de se buscar a transformação de concepções arcaicas quanto ao ensino de Língua Inglesa.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Portanto, os desafios, no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, serão superados quando os próprios professores lidarem com as aulas de língua estrangeira de forma diferenciada e contemporânea. Só assim, a construção do conhecimento realizar-se-á através da verdadeira aprendizagem significativa e contextualizada.


REFERÊNCIAS:

LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. ? Brasília: MEC/SEF, 1998.