⦁ APRESENTAÇÃO

A Educação Profissional sempre esteve relacionada à preparação do aluno para o trabalho e para os lucros que poderá proporcionar ás empresas, por isso sempre esteve voltada para suprir os anseios da sociedade capitalista e os cursos técnicos foram organizados e planejados nesse sentido, tendo como clientela os alunos das classes mais baixas. Na verdade, a preocupação está na qualificação do trabalhador, vista pelos principais interessados na força do trabalho, como sendo um conjunto de conhecimentos necessários para que eles realizem com competência a sua função. Percebe-se assim, que o interesse está no produto final e não no processo.
Partindo desse contexto, o presente projeto de intervenção,que possui como tema: A Postura do Educador frente ao Ensino Profissional, pretende buscar soluções para que o aluno dessa instituição possa ser contemplado em seu sentido mais amplo e para isso é preciso considerar que o CETEPBP- Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim- precisa passar por certas mudanças, uma vez que a realidade atual da Educação Profissional dessa instituição de ensino, localizado na cidade de Macaúbas – Bahia, ainda reproduz um ensino que não possibilita ao aluno uma formação que contemple a atual realidade da sociedade brasileira, pois os educadores ainda possuem uma visão muito restrita de que o ensino profissional deve preparar apenas para que o aluno exerça atividades específicas, sem lhe dar uma formação mais ampla que possa possibilitar o exercício da cidadania, principalmente no que diz respeito a valorizar o trabalho como um princípio educativo.
O CETEBPB atende todas as cidades da Bacia do Paramirim: Macaúbas, Boquira, Caturama, Ibipitanga, Rio do Pires, Botuporã, Tanque Novo, Érico Cardoso e Paramirim. Oferece cursos em diversas áreas, como Enfermagem, Vendas, Edificações, Secretariado, Contabilidade, Agroecologia, entre outros. No entanto, os profissionais que atuam no CETPBP, em sua maioria, são professores que atuavam no Ensino Médio regular, uma vez que antes de se transformar num Centro de Educação Profissional, era essa a modalidade de ensino oferecida. Dessa forma, esses profissionais sentem dificuldade para realizar na prática o currículo que se destina ao ensino profissional e, possivelmente, por isso é que continuam reproduzindo os interesses do sistema. No entanto, essa realidade precisa ser mudada, pois o ensino profissional pode e deve ser realizado de forma interdisciplinar e integrado para que o aluno possa ser preparado para atuar de forma autônoma numa sociedade que é regida pelo capitalismo.