UNIVERSIDADE PARANAENSE
UNIPAR











PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO
MOTIVANDO E APRENDENDO





ACADEMICA/SANDRA MARA DALLE CORT







CASCAVEL
2004





I IDENTIFICAÇÃO

Este projeto foi elaborado para a retomada de conteúdos e será aplicado aos alunos da 1ª e 2ª série, da Escola Municipal Professora Michalina Kiçula Sochodolak, sito a rua Jorge Lacerda, 1420, bairro Claudete, na cidade Cascavel-Pr.

II TITULO

Motivando e aprendendo

III CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE

Trata-se de escola de caráter público, com alunos de classe média-baixa.
As turmas são compostas por números de alunos que variam de (25) vinte e cinco a (30) trinta, o que dificulta aos professores, desenvolver um trabalho mais direcionado aos alunos que apresentam maiores dificuldades. Sendo assim, percebemos que grandes números de crianças possuem um grau de dificuldade bastante acentuado na alfabetização e na compreensão da matemática.
Com aqueles que serão chamados para o projeto, serão trabalhadas atividades que exploram as dificuldades na leitura, na escrita e na oralidade para o português, e a construção do conceito matemático e resolução de problemas, as quais segundo as professoras são os maiores problemas apresentados.

IV JUSTIFICATIVA

Este projeto tem a finalidade de colaborar com o trabalho da alfabetização e do reforço de matemática daquelas crianças, que diante do restante da turma, apresentam dificuldades em alguns conteúdos já superados pelos demais colegas, bem como consolidar a teoria apreendida em sala de aula com a prática necessária ao desenvolvimento e formação do educando.





V OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Retomar conteúdos trabalhados em sala de aula, reforçando e melhorando o desempenho dos alunos, reduzindo as diferenças de aprendizagem apresentadas entre eles e o restante da turma.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer e trabalhar as dificuldades na leitura, na escrita e na oralidade;
- Ampliar o vocabulário oral e escrito, ampliando o conhecimento do aluno;
- Organizar o pensamento lógico e a construção de palavras, frase e pequenos textos;
- Desenvolver o raciocínio através dos jogos, brincadeiras e problemas relacionados à matemática;
- Trabalhar as operações de adição e subtração, através de materiais concretos, para facilitar a compreensão dos alunos.

VI MEDIAÇÃO

Os conteúdos a serem trabalhados, dizem respeito à ortografia, leitura e interpretação e também a operacionalização e aplicação dos números.
No desenvolvimento das atividades serão utilizados materiais diversos como: jogos, cruzadinhas, quebra-cabeças, construção de palavras, frases e textos através do alfabeto móvel e de desenhos. As atividades serão realizadas em folhas avulsas, para facilitar o manuseio e a avaliação posterior do aluno.
Este trabalho será desenvolvido em salas de aula da escola, em datas pré-estabelecidas, no horário das 13:15 às 17:15 hs., envolvendo alunos da 1ª e 2ª séries, do período vespertino. Os materiais utilizados para o desenvolvimento deste projeto serão confeccionados pelas estagiárias envolvidas, para propiciar atividades que incentivem a criança a aprender através de métodos diferentes dos quais estão normalmente habituados.



VII CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

DATAS CONTEÚDOS
25/08/04 Sondagem para levantamento das dificuldades;
10 e 24/08/04 Trabalhando as dificuldades na adição e subtração através de materiais concretos;
17 e 19/08/04 Trabalhando a compreensão e as dificuldades de quantidades e valores matemáticos;
20 e 27/08/04 Trabalhando a formação de palavras, frases e textos;
26 e 30/08/04 Trabalhando a história dos números e a construção de palavras através da silabação;
25 e 31/08/04 Trabalhando a coordenação motora, a montagem de palavras, frases e textos.


VIII AÇÃO PEDAGÓGICA

No dia 25 de agosto de 2004, realizamos entrevista com a professora e sondagem com os alunos da primeira série, para perceber os níveis de dificuldades apresentadas, com o objetivo de preparar atividades compatíveis aos problemas percebidos, buscando futuras soluções para parte dessas dificuldades.
Nos dias 10 e 24 de agosto de 2004, foi trabalhada a matemática através de materiais concretos, ensinando a construção dos conceitos de adição e subtração. Facilitando assim, a compreensão dessas operações, despertando no aluno o interesse pela disciplina e demonstrando a importância da mesma no cotidiano de cada um. Como atividades, os alunos resolveram operações de adição e subtração utilizando canudinhos de plástico.
Nos dias 17 e 19 de agosto de 2004, proporcionou-se momento de interação dinâmico e saudável através de atividades matemáticas, que procuraram demonstrar que através de atividades lúdicas é possível fazer com que os alunos consigam assimilar os conteúdos com maior facilidade. Foram realizadas e registradas no caderno, atividades de seriação e classificação com a relação de quantidades e valores. Através do manuseio de materiais foram obtidos bons resultados, pois puderam relacionar na prática o que haviam apreendido na teoria. Um dos jogos utilizados foi o jogo do prato com tampinhas e canudinhos, onde o aluno jogava o dado, falava o número que havia tirado e retirava do prato a quantidade de tampinhas ou canudinhos, contando em voz alta.
Nos dias 20 e 27 de agosto de 2004, desenvolveu-se através de atividades práticas e lúdicas, a percepção, a sensibilidade, a criatividade e a coordenação motora, dando ênfase ao processo alfabético (conhecimento das letras e sílabas para a formação de palavras). Foram propiciadas as crianças meios para que desenvolvessem sua capacidade de observação, bem como o gosto e interesse pela sua língua nativa. Em um primeiro momento, houve uma conversa descontraída sobre letras e sílabas. Em seguida, os alunos desenvolveram algumas atividades e jogos. Dentre eles estavam: jogo da memória com figuras e palavras, alfabeto móvel para montagem de palavras e posterior registro, alfabeto para costurar onde as crianças trabalharam de maneira divertida a coordenação motora, quebra-cabeças com frases e figuras para montagem, entre outras.
Nos dias 26 e 30 de agosto de 2004, foram retomados os trabalhos referentes ao processo de alfabetização enfatizando as dificuldades na oralidade e na escrita, através de jogos e montagem de palavras, frases e textos. Primeiramente, foi trabalhada a coordenação motora através da atividade do caracol, onde as crianças pintaram espaços determinados e em seguida contornaram o desenho com colagem de fios de lã. Na seqüência, foram trabalhadas as seguintes atividades: alfabeto móvel para construção e registro de palavras e frases, quebra-cabeças de figuras e os respectivos nomes, jogo da memória com ditado de palavras, organização de pequenos textos através da técnica de textos em tiras, separação de consoantes e vogais, entre outras.
Nos dias 25 e 31 de agosto de 2004, foram desenvolvidas atividades na disciplina de português e matemática, com o objetivo de suprir as maiores dificuldades apresentadas. Assim, em português as atividades envolveram a produção de palavras através de um tabuleiro com letrinhas e um jogo de bingo e quebra-cabeças com palavras e desenhos. Na matemática, trabalhou-se a compreensão e a resolução de algumas dificuldades, através da história dos números e a construção dos conceitos matemáticos.

IX ANÁLISE DO PROCESSO

As atividades foram desenvolvidas a contento, sem que ocorressem problemas inesperados. Percebemos grande motivação e participação dos alunos na realização de todas as atividades.