RESUMO: O Estatuto da Criança e do Adolescente nasceu  da idéia de que crianças e pessoas de menor idade possuem direitos humanos, sociais e individuais que não podem em nenhuma hipótese ser violados.

É dever imperioso da sociedade defender e proteger  esse grupo social. O futuro do conjunto da sociedade depende da criança e dos meninos e meninas do nosso tempo; não pode haver qualquer dúvida: a esperança ou o sonho de uma sociedade melhor e baseada na justiça, onde repousa sobre o jovem e sobre a criança de hoje. Essa é a consciência que torna a idéia convicta de que o Estatuto da Crainça e do Adolescente seja  na prática  um instrumento de direitos e deveres que temos para com as crianças e os adolescentes.

Será de grande importância que o Estatuto da Criança e do Adolescente passe de mão em mão, para que seja lido, estudado nas escolas, lares e grupos sociais, sendo fundamental que seja tratado como uma ferramenta de luta por cada um de nós, para que crianças e adolescentes não sejam opirmidos ou privados do básico para a própria sobrevivência.