Maurício Scartazzini dos Santos 

RESUMO

O presente trabalho analisou a percepção que as pessoas têm em relação aos meios de divulgação que o SICREDI Noroeste RS - Unidade de Atendimento de Crissiumal utiliza, quais as ferramentas de marketing utilizadas pela Unidade de Atendimento de Crissiumal tiveram maior destaque entre a população e se existe alguma ferramenta que denigre a imagem da cooperativa ao divulgar a marca, seus produtos e serviços.

Verificou também se as ferramentas de marketing utilizadas expressam os reais propósitos do SICREDI, conferindo se dentre essas ferramentas, há alguma que não está de acordo com os objetivos da organização, estabelecendo uma prioridade de utilização das ferramentas.

Palavras Chave: Marketing, SICREDI, divulgação 

ABSTRACT

This study examined the perception people have about the means of disclosure that SICREDI Noroeste RS - Unit Answering Crissiumal uses, which marketing tools used by the Unit Answering Crissiumal stood out among the population and if there is any tool that denigrates the image of the cooperative
disclose the brand, its products and services.

There is also the marketing tools used to Express real purposes SICREDI, checking that among these tools, there something that is not in accordance with the objectives of the organization, establishing a priority for the use of tools.

Keywords: Marketing, SICREDI, disclosure 

1 INTRODUÇÃO

Vive-se hoje em meio a constantes mudanças empresariais que vem a interferir nas ações e negociações. Os olhares devem estar voltados para a contínua adaptação a essas mudanças visualizando um futuro próspero e mentalizando um reinvento para se reajustar a um novo mercado em mutação.

A empresa deve ter consciência de que seus negócios girarão em torno de empresas concorrentes que usarão de todos os seus meios para se destacar mais que a sua. A maioria das empresas que fracassam nessa atualização serão superadas pela competição e seus reflexos na opinião do cliente em diferenciar seu produto do concorrente.

Vários produtos e serviços são comercializados pelas mais diversas empresas. O diferencial das empresas vencedoras é como o seu produto é visto pelos seus clientes no mercado em que atua em relação aos produtos oferecidos pelos concorrentes. A empresa necessita trabalhar forte em seu posicionamento estratégico a fim de satisfazer todas as necessidades de cada um dos seus mercados-alvo trabalhando cada vez mais e melhor um segmento específico.

Entre os fatores para o sucesso de um negócio, estão as práticas de marketing utilizadas pela empresa, alicerçada a uma constante evolução da tecnologia de comunicação. Diante de uma grande quantidade de opções em quase todos os setores, as empresas que melhor souberem divulgar seus produtos ou serviços terão vantagens competitivas sobre as demais. De nada adianta ter o melhor produto se o consumidor não sabe que você o possui e não possui uma necessidade de compra para tal.

Firmada nesse aspecto de desenvolvimento das relações humanas e com base na constante mudança do ambiente interno e externo em resposta às decisões da empresa, essa pesquisa busca identificar, junto ao público da área de atuação da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Noroeste RS SICREDI do município de Crissiumal, localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, quais são os meios de divulgação mais eficazes na divulgação dos produtos e serviços oferecidos pela cooperativa.