SALA DE RECURSO

PROJETO ENSINO - APRENDIZAGEM

“O GIRASSOL E AS SUAS CURIOSIDADES”

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 

  1. Título: O Girassol e as suas curiosidades
  2. Tema: O girassol e as suas curiosidades na sala de recurso
  3. Delimitação do tema: A sala de recurso estudando o “girassol”
  4. Proponentes: Leila Aparecida dos Santos
  5. Estabelecimento de Ensino: Escola Estadual Paulo Freire
  6. População Alvo: Alunos da Sala de Recurso

INTRODUÇÃO

         Partindo da pergunta de um aluno sobre o “girassol”, atentamos para a idéia de estudá-lo iniciando do seu nascimento, sua definição botânica, origem, suas propriedades e tudo o que diz respeito a esta planta tão linda.

            Neste projeto utilizaremos como metodologia de ensino aprendizagem para os alunos da Sala de Recurso/Reforço tudo o que diz respeito ao girassol de uma forma lúdica como dobraduras, desenhos, histórias e muito mais atividades criativas, conquistando a atenção destes alunos para aquisição de conhecimentos básicos.

            Prevalecerá somente á curiosidade dos alunos, cada pergunta, cada palavra, será estudado e pesquisado para dar o melhor para os alunos.

            Vimos na pergunta deste aluno uma chance de fazer com este trabalho um “estudar” diferente, de forma prática, acessível, agradável, prazerosa.

JUSTIFICATIVA 

            Crianças encaminhadas para a Sala de Recurso, são crianças que em sua sala normal de estudo já não produzem como a sociedade, pais, professores e escola exigem.

        Então partimos do ponto de que na Sala de Recurso precisamos trabalhar de forma que o aluno venha a freqüentar a Sala de Recurso com vontade, sabendo que ali só será cobrado dele de forma gradativa conforme seu tempo e respeitando o limite, a sua individualidade pois sabemos que cada um é diferente.

            Em nossos dias o ler e o escrever são operações fundamentais as quais nos cobram diariamente e pode se tornar um grande transtorno a vida de nossos alunos imaginem então com aluno de Sala de Recurso. Cabe a nós educadores a tarefa de conversar com o nosso aluno, ele é importante, ele tem o seu lugar, o seu espaço mesmo com suas delimitações, afinal quem não as tem?

            Para conquistarmos a atenção e a confiança destes alunos, serão fundamentais que seja trabalhado atividades prazerosas de forma lúdica e gradativa para que possamos obter os resultados esperados de cada um de nossos alunos, precisamos conhecer nossos alunos para saber o que os está incomodando, o atrapalhando em sala de aula para tentarmos pelo menos se não ajudar mais amenizar seus tormentos. Utilizaremos as atividades do girassol como metodologia no ensino aprendizagem dos alunos da Sala de Recurso. Adquirir conhecimentos através deste trabalho pode vir a somar e muito para a sua auto- estima e quem sabe aprendizagem, pois sabemos que se estiverem bem consigo, tudo será mais fácil. .

            Adquiri novos conhecimentos é sem dúvida um grande prazer, e é assim que ele deve acontecer principalmente com o aluno da Sala de Recurso.

PROBLEMATIZAÇÃO 

            Observamos em nosso dia a dia que apesar das várias formas de trabalho de alguns educadores, ainda falta muito para evitar o fracasso escolar, bem como a evasão, o respeito do limite de cada um, e caso esse limite não seja respeitado, teremos muitos de nossos adolescentes e jovens no futuro sentindo-se fracassados na escola e possivelmente na vida.

            Dentre tantos uns dos fatores que consideramos estar colaborando para agravar ainda mais, é a falta de incentivo que uma boa parte de nossos alunos não possuem ao freqüentar a escola, desmotivados, com dificuldades de aprendizagem os alunos sentem-se diminuídos por uma série de conteúdos e conceitos pouco interessante e praticamente sem utilidade em seu ponto de vista, já que nossos educadores ainda hoje não estão preparados para receber estes alunos ditos “problemas” em sala de aula.

            A Partir daí surge á questão do trabalho de uma forma mais lúdica, utilizada como metodologia em Sala de Recurso e este pode ser um forte instrumento de transformação como ensino aprendizagem que passa de algo desgastante em seu dia a dia, para algo interessante, prazeroso. 

RESULTADOS ESPERADOS 

            Sabemos que as crianças acompanhadas em Sala de Recurso, chegam com vários problemas, dentre eles são as dificuldades de aprendizagem, problemas familiares, afetivos, auto-estima baixas dentre outros.

            Talvez a motivação de uma metodologia diferenciada traga estes alunos a entender melhor o que acontece em sala de aula. E foi a partir desta curiosidade que resolvemos trabalhar este projeto.

            Com baixos custos e um pouco de criatividade esperamos mostrar que uma metodologia diferenciada ajudará não somente o aluno da Sala de Recurso mais os demais colegas que estão em sala. Facilitar a tarefa do ensinar e do aprender, tentar novas formas de facilitar estes entendimentos, com certeza ajudaremos nossos alunos que podemos ter a certeza e a sensação que estamos fazendo a nossa parte. 

OBJETIVOS 

Objetivo Geral: Trabalhar o lado afetivo, a sua auto-estima, a importância que ele é para a sociedade, que ele pode fazer, que é capaz, além da coordenação motora, leitura e escrita, percepção, artes visuais, desenho e a Produção Textual de acorda com a dificuldade e o limite de cada aluno.

Promover a conscientização e a interação das crianças sobre a importância da preservação e do respeito ao meio ambiente; estimular o gosto pela arte e poesia, ampliar o repertório oral da criança, propiciar o desenvolvimento da criatividade e a construção da linguagem escrita, além da história que envolve o surgimento da planta “o girassol”. 

Objetivo Específico: Semear o girassol e acompanhar o seu desenvolvimento, sendo que as crianças irão aguar e cuidar, pois a planta será de sua responsabilidade, construir um pequeno livro sobre a poesia do girassol com ilustrações feitas pelas crianças, pesquisar as várias utilidades que a planta girassol pode fornecer a população assim como a sua origem e história, e o mais importante sua socialização com os demais alunos da escola, com visitas de vez em quando na sala de recurso pelos demais alunos e professores, mostrando que respeitando o tempo daqueles alunos ele também chegará, que cada um tem seu tempo, uns um pouco mais depressa e outros mais lentos.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS 

            Depois de algum tempo trabalhando com crianças de Sala de Recurso, observamos a necessidade de uma metodologia diferenciada para que nosso trabalhado obtivesse algum resultado.

            Quando o aluno indagou-me, depois de estar com uma sementinha de girassol em suas mãos como era a sua planta veio-me a pergunta, porque não trabalhar o girassol como um todo de uma forma diferente e tranqüila como estas crianças necessitavam.

Assim começamos a desenvolver este projeto a fim de verificar se conseguiremos a maioria das respostas que ainda procuramos, quem sabe possamos ajudar além das crianças da Sala de Recurso/Reforço, outras que infelizmente estão por vir. 

METODOLOGIA 

            Iniciaremos nosso trabalho desenhando um girassol de tamanho grande para visualização, a fim de levantarmos as questões de maior importância para os alunos.

            Em seguida através do poema “girassol”, de Vinicius de Moraes iremos plantar as sementes e depois a confecção do livrinho proposto, a leitura do poema “girassol” e conseqüentemente os objetivos citados acima. Observando que todo o trabalho será elaborado junto com os alunos em pleno acordo, assim sanando as curiosidades desta linda planta, serão entregues panfletos aos demais alunos sobre as curiosidades, derivados e algumas receitas medicinais as quais foram pesquisadas. Os produtos e demais atividades serão mostradas na feira de ciências da escola em novembro/2008.

No final esperamos que já tenha desabrochado um lindo girassol no canteiro sempre cuidado pelos alunos e o livrinho já pronto, com isso aproveitando a feira de ciências para uma maior interação com os demais alunos da escola.

AVALIAÇÃO 

A avaliação será continua, conforme a dedicação de cada um e os trabalhos forem realizados no decorrer do projeto.

RECURSOS

10

FOLHAS DE PAPEL CARTÃO

30

FOLHAS SULFITE

02

TUBOS DE COLA

12

CANETINHAS

03

PINCÉIS

60

FOTOCÓPIAS

500 Gr

SEMENTES DE GIRASSOL

1 L

ÓLEO GIRASSOL

06

TINTAGUACHE

06

GLITER

0,5

TNT

 

IMPRESSÃO

TOTAL

R$ 50,00

BIBLIOGRAFIA 

Internet – www.google.com.br

Pcns – Parâmetros curriculares Nacionais – Ensino Fundamental.

Pcns – Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Especial.

Revista – Projetos escolares – Educação Infantil.

Revista Escola.

Revista Veja.

ANEXOS

CRONOGRAMA 

 

MESES/2008

DIAS TRABALHADO NO PROJETO

Janeiro

----------------------------------------------------------------------

Fevereiro

----------------------------------------------------------------------

Março

---------------------------------------------------------------------

Abril

---------------------------------------------------------------------

Maio

Escolha do tema a ser trabalhado

Junho

Tema: O girassol e as suas curiosidades

Julho

X

Agosto

X

Setembro

X

Outubro

X

Novembro

Projeto apresentado na feira do conhecimento

Dezembro

Encerramento do projeto