UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UERGS - Universidade do Estado do Rio Grande do Sul
DETEC - Departamento de Tecnologia
Curso de Engenharia Mecânica – Campus Panambi

Trabalho de Conclusão de Curso

DAVID KAFFKA

PROJETO CONCEITUAL DE ESTRUTURA E SUSPENSÃO PARA PROTÓTIPO BAJA

Panambi

2009

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca avaliadora do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro Mecânico.

Banca Avaliadora:
1° Avaliador: Luiz Carlos Martinelli Jr.
2° Avaliador (Orientador): Prof. Genaro M. M. Gilap

DEDICATÓRIA

Agradeço e dedico primeiramente a Deus pela força concedida nos momentos de dificuldade, minha família e esposa pelo suporte e apoio.

RESUMO

Este trabalho consiste no projeto conceitual da estrutura e do sistema de suspensão dianteira de um veículo denominado Baja, projeto da estrutura de acordo com as normas para este tipo de veículo, com redução máxima possível na geometria total, respeitando os requisitos mínimos de segurança exigidos. Apresenta com detalhes uma suspensão inovadora e que desafia os conhecimentos envolvidos nas diferentes áreas da engenharia, simulações e análises dinâmicas. Seu detalhamento e correto entendimento são requisitos fundamentais para uma correta execução futura do projeto.

O projeto proposto teve como balizador uma eventual fabricação e montagem no âmbito da Unijuí – Campus Panambi, por isto, suas peças e componentes estão propostos de maneira que possam ser fabricados por alunos e montados sem maiores dificuldades de maneira simples e sem necessidade de ferramentas especiais de fabricação. Palavras-chave: Baja – estrutura – suspensão – suspensão multi-braços – inovação – off-road

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.