Cleisiomara de Lima Araujo

Milena Panponet

keliane Bandeira

JUSTIFICATIVA

A candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado Cândida Albicans, que habita a mucosa vaginal, sem causar sintomas em algumas mulheres. E sua transmissão não é estritamente através de relações sexuais, mas, quando infectante, pode ser responsável pela transmissão não sexual e raramente sexual. Manifestando-se mediante as condições de desequilíbrio vaginal. O uso constante de roupas justas, contraceptivos orais, antibióticos, medicações imunossupressoras, gravidez, hábitos de higiene inadequados, diabetes e outros, são fatores que possibilitam desequilíbrio do PH dessa região, deixando o local propicio ao fungo.

A candidíase também pode ser infecção oportunista, indicativo de imunodeficiência na associação com o vírus da AIDS.

Essa patologia se caracteriza por prurido, ardor, despareunia (dor durante o ato sexual), pela eliminação de corrimento vaginal em grumos semelhante à nata do leite, e com frequência a vulva e a vagina encontra-se edemaciadas e hiperemiadas.

Tendo em vista todos esses fatores, o objetivo dessa pesquisa é informar a população acerca da prevenção da candidíase, em especial a população feminina, pois, a candidíase é uma das causas mais frequente de infecção vaginal.