Faremos um estudo da relação existente entre língua-sociedade-cultura a partir da análise dos topônimos em sua manifestação etnolingüística. Escolhemos o estudo dos zootopônimos de base indígena porque, dentre as taxes de Dick (1992), esses topônimos estão entre os mais recorrentes na toponímia do estado de Mato Grosso do Sul. Os dados serão extraídos do banco de dados informatizado para o Projeto ATEMS.

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios alcançados pela memória humana, a nomeação é uma atividade exercida pelos homens com o objetivo de demarcarem o espaço por eles ocupado. Nesse processo, os nomeadores utilizam tanto os fatores físicos como os sociais e, assim, nomeiam a superfície terrestre por onde se locomovem. Utilizam-se desse processo designativo por questões de localização e também de organização. Desse modo, o denominador resgata nessa atividade os aspectos da fauna, da geologia, da morfologia do local, da flora, da história e da cultura da região a ser nomeada.
O processo de batismo dos acidentes geográficos faz parte de uma disciplina lingüística denominada Toponímia que costuma ser definida como a disciplina em que se pesquisam os nomes próprios de lugares e que faz parte de outra disciplina mais ampla: a Onomástica- subdividida em Antroponímia ? estudo dos nomes próprios de pessoas e Toponímia.
O pioneiro em investigar a toponímia de base indígena no Brasil foi Levy Cardoso ao pesquisar a toponímia indígena na Amazônia. Mais tarde, Theodoro Sampaio realizou um trabalho sobre os topônimos originados da língua Tupi presentes no território brasileiro. Nessa mesma linha, Drummond investigou a toponímia indígena dos Bororo.
A principal característica da Toponímia é o seu caráter integral e interdisciplinar, o que possibilita o estudo de uma determinada realidade social, desvendando sua cultura, seus hábitos e seus interesses. Para Dick (1998: p. 8), "a Toponímia é o estudo dos designativos geográficos em sua bipartição física (rios, córregos, morros) e humana (aldeias, povoados, cidades, fazendas)". Nesta pesquisa, estudaremos os zootopônimos de origem indígena das microrregiões de Cassilândia, Paranaíba e Três Lagoas, pertencentes à Mesorregião do Leste de Mato Grosso do Sul presentes no banco de dados do projeto ATEMS.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Toponímia é uma das disciplinas da Linguística que mais demonstra a relação existente entre língua-cultura-sociedade, pois se ocupa da origem dos nomes de lugares, de suas relações com a língua do país, com as línguas de outros países ou com línguas desaparecidas. Para Dick (1992), "o aspecto da motivação toponímica transparece em dois momentos: primeiro na intenção do denominador e a seguir no significado que a denominação revela".
É difícil delimitar o campo de trabalho ou o objeto específico de estudo da Toponímia. As informações retiradas dos vários significados de um nome fazem da toponímia uma disciplina ampla, por isso não podemos situá-la em apenas um determinado ramo do conhecimento humano. Ou seja, em Toponímia, há a mistura de diversas ciências ou de disciplinas correlatas.
Ao reconhecermos a Toponímia como uma parte do patrimônio lexical de uma língua e o léxico como o nível da língua que mais reflete a história de um povo, suas lutas, suas crenças e expectativas, buscamos subsídios em Sapir (1969: p. 20) quando o autor escreve que
(...) a trama de padrões culturais de uma civilização está indicada na língua em que essa civilização se expressa. A linguagem é um guia para a "realidade social". Embora em regra não se considere de essencial interesse para os estudiosos de ciência social, é ela que poderosamente condiciona todas as nossas elucubrações sobre os problemas e os processos sociais. Não há duas línguas que sejam bastante semelhantes para que se possa dizer que representam a mesma realidade social.
Objetivamos, nesta pesquisa, arrolar nuanças da vida sócio-lingüístico-cultural do enunciador/designador na utilização de zootopônimos de base indígena na toponímia da região pesquisada.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Os topônimos a serem analisados serão extraídos do banco de dados do Projeto ATEMS .

OBJETIVO

O nosso objetivo é estudar os zootopônimos de origem indígena na toponímia das microrregiões de Cassilândia, Paranaíba e Três Lagoas, integrantes da Mesorregião do Leste de Mato Grosso do Sul registrados na base do banco de dados informatizado do Projeto ATEMS. Pretendemos, com este estudo, demonstrar a relação existente entre língua-cultura-sociedade. Na classificação dos topônimos, usaremos o modelo taxionômico sugerido por Dick (1992) por consideramos este modelo o mais voltado à realidade brasileira.

O MODELO TAXIONÔMICO DE DICK

A proposta de classificação dos topônimos de Dick é formulada a partir da repartição do topônimo em duas ordens de conseqüência: a física e a antropo-cultural e dentro delas há outra repartição que é particularidade do topônimo, ou seja, "através de uma terminologia técnica, composto do elemento ?topônimo?, antecedido do elemento genérico, definidor da respectiva classe onomástica" (Dick, 1992: p. 26).
A) TAXIONOMIAS DE NATUREZA FÍSICA:
1. Astrotopônimos: topônimos que se referem aos corpos celestes: Córrego Novo Mundo ? AF/I
2. Cardinotopônimos: topônimos referentes às posições geográficas: Córrego da Divisa ? AF/P.
3. Cromotopônimos: topônimos relativos à escala cromática: Córrego Amarelo ? AF/TL.
4. Dimensiotopônimos: topônimos referentes às características dimensionais dos acidentes geográficos, como extensão, comprimento, largura, espessura, altura, profundidade: Córrego Comprida ? AF/P.
5. Fitotopônimos: são os topônimos originados do nome de um vegetal: Córrego do Palmito - AF/CA.
6. Geomorfotopônimos: topônimos referentes às formas topográficas, elevações ou depressões do terreno: Córrego Morro Alegre - AH/TL.
7. Hidrotopônimos: topônimos originados de acidentes geográficos em geral - elemento água - : Salto Água Fria ? AF/CR.
8. Litotopônimos: são os topônimos originados de minerais e os relativos à constituição do solo: Ribeirão Pedra Branca ? AF/CH
9. Meteorotopônimos: topônimos relativos a fenômenos atmosféricos: Córrego do Vento ? AF/B.
10. Morfotopônimos: topônimos que refletem o sentido da forma geométrica: Distrito Baús ? AH/CR.
11. Zootopônimos: topônimos de índole animal: Córrego Onça ? AF/AC.

B) TAXIONOMIAS DE NATUREZA ANTROPO-CULTURAL

1. Animotopônimos ou Nootopônimos: topônimos relativos à vida psíquica e à cultura espiritual: Salto da Alegria ? AF/CA
2. Antrotopônimos: topônimos relativos aos nomes próprios individuais: Córrego Gonçalves ? AF/AC.
3. Axiotopônimos: topônimos que se referem aos títulos e dignidades que acompanham os nomes próprios: Córrego Dr. Thomás ? AF/SE.
4. Corotopônimos: topônimos relativos aos nomes de cidades, países, estados, regiões e continentes: Guadalupe do Alto Paraná ? AH/TL.
5. Cronotopônimos: topônimos que encerram indicadores cronológicos como novo/nova, velho/velha: Distrito de Nova Jales ? AH/P.
6. Ecotopônimos: topônimos referentes às habitações de um modo geral: Córrego Tapera - AF/P.
7. Ergotopônimos: topônimos referentes aos elementos da cultura material: Córrego Fogão- AF/CA.
8. Etnotopônimos: topônimos referentes aos elementos étnicos: Córrego dos Índios - AF/B.
9. Dirrematotopônimos: topônimos construídos por meio de frases: Córrego Acaba Roupa ? AF/P.
10. Hierotopônimos: topônimos referentes aos nomes sagrados, às efemeridades religiosas, aos locais de culto: Córrego Anjo da Guarda ? AF/TL. Podem apresentar duas subdivisões: a) hagiotopônimos: topônimos que se referem aos santos e santas do hagiologio romano: Ribeirão São Pedro ? AF/B; b) mitotopônimos: topônimos referentes às entidades mitológicas: Córrego Tamandaré ? AF/CA.
11. Historiotopônimos: topônimos que se referem aos movimentos de cunho histórico-social, aos seus membros ou ainda às datas correspondentes: Córrego 7 de Setembro - AF/TL.
12. Hodotopônimos: topônimos relativos às vias de comunicação: Córrego Passagem Boa ? AF/AT.
13. Numerotopônimos: topônimos relativos aos adjetivos numerais: Ribeirão das Três Barras ? AF/AT.
14. Poliotopônimos: topônimos constituídos pelos vocábulos vila, aldeia, cidade, povoação, arraial: Córrego da Aldeia ? AF/B.
15. Sociotopônimos: topônimos relacionados às atividades profissionais, aos locais de trabalho e aos pontos de encontro dos membros de uma comunidade: Córrego do Acampamento ? AF/SR.
16. Somatopônimos: topônimos empregados em relação metafórica à partes do corpo humano ou do animal: Córrego Cangalha - AF/AC.

REFERÊNCIAS

BACHEUSER, Everardo. Toponímia. Suas regras, sua evolução. In: Revista geográfica. Rio de Janeiro: Instituto Pan-Americano de Geografia e História. v. IX, X. n. 25, 1940 a 1950, p. 163-195.
BUENO, Silveira. Vocabulário tupi-guarani-português. São Paulo: Éfita, 1998..
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário histórico das palavras portuguesas de origem tupi. São Paulo: Melhoramentos, 2001.
_____. Dicionário etimológico da língua portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira, 2001.
DARGEL, Ana Paula Tribesse Patrício. Entre Buritis e Veredas: o desvendar da toponímia do Bolsão sul-mato-grossense. (Dissertação de Mestrado). Três lagoas, UFMS, 2003.
DICK, Maria Vicentina do Amaral. A Motivação Toponímica e a Realidade Brasileira. São Paulo: Edições Arquivo do Estado, 1990.
_______. Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de Estudos. São Paulo: Serviço de Artes Gráficas/FFLCH/USP, 1992.
_______. A dinâmica dos nomes na toponímia de São Paulo, 1954-1897. São Paulo: Annablume, 1997.
_______. Atlas toponímico: um estudo de caso. In: Acta Semiotica et Lingvistica. SBPL. São Paulo: Plêiade, v. 6, 1996, p. 27-44.
______. A Litotoponímia no Brasil. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiro. São Paulo: ed. da USP n. 26, 1986, p. 65-72.
______. O sistema onomástico: bases lexicais e terminológicas, produção e freqüência. In: PIRES DE OLIVEIRA, Ana Maria P.; ISQUERDO, Aparecida Negri. (Org.). As ciências do léxico. Campo Grande: ed. da UFMS, 1998.
______. Toponímia africana no Brasil. In: D. O. de Leitura. São Paulo: USP, n. 4, 1985, p. 22-24.
DRUMOND, Carlos. Contribição Bororo à toponímia brasílica. São Paulo: ed. da USP, 1965.
ISQUERDO, Aparecida Negri. A Toponímia como signo de representação de uma realidade. In: Fronteiras ? Revista de História (UFMS). Campo Grande: Editora UFMS, v. 1, n. 2, jul./dez. 1997, p. 27-46.
NASCENTES, Antenor. O linguajar carioca. Rio de janeiro: Organização Simões, 1953.
SAMPAIO, Theodoro. O Tupi na geografia nacional. Bahia: Secção Graphica da Escola de Aprendizes Artificies, 1928.
SAPIR, Edward. Língua e ambiente. In: A lingüística como ciência. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1969, p. 43-62.
STEWART, George R. A classification of place names. In: Names. Beckerley. v. II. n. 1. Março, 1954, p. 01-13 (Tradução: Prof. Erasmo d?Ameida Magalhães).