"A educação do homem deve começar pela poesia, ser fortificada pela conduta justa e consumar-se na música." (Confúcio).

"A música é uma língua e pode ser aprendida como as crianças aprendem qualquer língua: ouvindo e imitando." (Shinishi Suzuki)

Professora: Bárbara Tahis Patta Soares
Graduada em Letras (Habilitação Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP.

Projeto: Aprendendo Espanhol através da música
(Projeto de Língua Espanhola)

1. Justificativa


O seguinte projeto apresenta o intuito de tornar a Língua Espanhola, segunda língua mais falada nas relações internacionais, um recurso pedagógico efetivo na comunidade escolar. Possibilitando aos alunos de escolas públicas um conhecimento significativo a respeito da cultura, literatura e da música dos países que falam espanhol.
O estudo de uma segunda língua no ensino fundamental e médio está previsto na LDB ? Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº. 9.394 de 20/12/1996 conforme o artigo 26º.

2. Objetivos


a) Objetivo geral

- Realizar oficinas de Língua Espanhola envolvendo atividades culturais.


b) Objetivos específicos

- Devolver a capacidade de interpretação e tradução de vocábulos;
- Ampliar o vocabulário;
- Cantar e interpretar músicas em Espanhol;
- Confeccionar e declamar poesias na língua espanhola;
- Dramatizar uma peça teatral em espanhol.


3. Desenvolvimento


Assim como o professor, o dicionário exerce um papel fundamental neste projeto, e deve ser transformado em um objeto de pesquisa constante para os alunos. Para que se possa obter um maior aproveitamento das atividades propostas deve-se escolher um ambiente confortável, dinâmico, e descontraído, onde imperem as boas relações entre os alunos.
A função primordial é o prazer no contato com uma cultura diferente, percebendo a utilidade de se falar a língua espanhola nesta região do país; visto que, a cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, faz fronteira com a Argentina.
O material didático e as turmas serão organizados conforme o nível de conhecimento em Língua espanhola, representados pela escolaridade de cada aluno.
Todos os alunos que participarem assiduamente, e que apresentarem bom comportamento, disposição e atenção na realização das tarefas propostas pelo professor/orientador, receberão um Certificado de Conclusão reconhecido pela Secretaria da Educação, de Itaqui.


4. Distribuição de responsabilidades

a) Caberá ao professor

- Incentivar a prática de decodificação da Língua Espanhola, ou seja, seduzir seus alunos para a pesquisa constante a cerca deste assunto.
- Promover atividades variadas e interessantes;
-Administrar as oficinas com responsabilidade, dando suporte pedagógico aos alunos.


b) Caberá aos pais

- Acompanhar este processo em casa, incentivando os filhos na descoberta de uma nova cultura, em uma outra leitura do mundo.



5. Duração

O projeto será desenvolvido a partir de 2011 e poderá permanecer em evidencias nos anos seguintes, caso, após avaliação, sinta-se necessidade de se manter o projeto.