Jayme Rodrigues Dias Junior1, Carlos Berti2 e Silvia Sucupira2

1Acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – UNIPAR

2Docente do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – UNIPAR

Introdução: Atualmente o sedentarismo causado pelo tempo dedicado ao emprego, aos estudos e pelos avanços tecnológicos está comprometendo a saúde de muitas pessoas e favorecendo o surgimento de doenças como colesterol LDL elevado, diabetes, obesidade mórbida, problemas posturais e cardíacos. Pensando nisso, buscamos inserir através do PILEU (Programa Institucional de Lazer e Esportes Universitários) e do curso de Educação Física uma atividade que pudesse contribuir com uma melhor qualidade de vida e ao mesmo tempo, possibilitar o conhecimento e valorização da capoeira entre os acadêmicos, funcionários e professores da UNIPAR (Universidade Paranaense) de Umuarama, surgiu assim o "PROJETO ARTE DE APRENDER", um projeto de capoeira utilizado como lazer, saúde e cultura para esta comunidade.

Objetivo: Este projeto tem como objetivo conscientizar alunos, funcionários e professores a valorizarem a capoeira como forma de socialização, lazer e ainda usufruir de seus benefícios motores, cognitivos e afetivos.

Desenvolvimento: Mas afinal, o que é capoeira? É luta? É dança? É esporte?(AREIAS, 1983, p. 08). Entendemos que a capoeira é definida principalmente como luta no contexto social e educativo, porém, foi utilizada como dança pelos escravos na tentativa de iludir os feitores antigamente. Além destes aspectos, tem o lado cultural e os benefícios físicos proporcionando uma melhor qualidade de vida, um aumento significante das capacidades motoras para ajudar na manutenção da saúde e para a prevenção de doenças e acidentes. De acordo com Sant´Ana (2009, p.01), "a capoeira foi por muitos anos negada e estigmatizada no Brasil e começa a ser vista por seus méritos". Para este autor, estamos fazendo desta arte que teve um passado obscuro uma fonte de benefícios saudáveis da criança até o idoso, servindo como lazer, cultura e saúde. E essa arte cheia de movimentos expressivos e acrobáticos tem grande importância no desenvolvimento físico e motor das crianças, pois elas não brincam como antigamente e a ingestão calórica acaba sendo maior que o consumo energético, deixando-as acima do peso ideal caminhando para um estilo de vida carregado de doenças. Preocupados com isso, as crianças também foram incluídas neste projeto, através de uma metodologia pertinente a elas proporcionando uma atividade de bem estar e contribuindo para sua formação integral, como ser consciente e sabedor da importância de uma atividade física permanente como meio de promoção de saúde e assim, valorizando a vida.

Conclusão: A universidade é um local relacionado com a cultura e conhecimento, assim a inserção da capoeira como lazer, cultura e prática de atividade física é um componente importante neste aspecto, pois não há um bom aprendizado quando estamos estressados ou com saúde comprometida, e a prática da capoeira como atividade física possibilita uma melhora da auto-estima, tornando o individuo mais saudável para enfrentamento do dia a dia, dando mais atenção a sua qualidade de vida.

Referências:

AREIAS, A. O que é capoeira. São Paulo: Editora brasiliense, 1983.

SANT´ANA, D. A cultura da capoeira, arte, filosofia e dança. Disponível em http://www.culturadebolso.org/capoeira-terapia. Acesso em 12/08/2009 às 20h00min.