Acredito que os programas extras desenvolvidos pelas escolas são de muita importância para a sociedade e educandos,pois alem de promover a interação ,contribuem para uma sociedade mais justa,com mais igualdade e disponibilidade de crescimento físico,social,moral e social.
Aqui neste espaço iremos falar a respeito de alguns programas especial desenvolvidos por uma escola municipal , que beneficia os educando,apesar das dificuldades encontradas no dia a dia mas que são superadas pelo comprometimento ,responsabilidade e competência.
Programas Desenvolvidos:

1-O Dia do Cuidado
Promovido pelas estagiárias de Psicologia Escolar, é um evento conjunto juntamente com os cursos de fisioterapia, fonoaudióloga,nutrição, odontologia e técnico de enfermagem.
Tem como seus objetivos para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento
das crianças por meio de experiências diversas e significativas,fundamentadas na Pedagogia da Infância, em que se trabalha de forma integrada os eixos: ?brincar, cuidar e educar,oportunizando a criança ampliar seus conhecimentos, aprender os símbolos e significados de tudo o que está ao seu redor,reconhecendo-se como sujeito integrante deste mundo. De acordo com o projeto pedagógico da escola.

2-Oficinas de dança, música e teatro

Desenvolve atividades em favor da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, proporcionando assim melhores condições de vida aos que fazem parte da mesma. Registrando resultados positivos e significativos no desempenho escolar e socialização de crianças e adolescentes.
Participar das oficinas pedagógicas e ocupacionais garante a possibilidade da educação em uma perspectiva criadora,voluntária e consciente.Segundo o projeto pedagógico é o lugar da socialização ,das relações com o outro,da apropriação da cultura ,do exercício da decisão e da criatividade.

3-Gaiteiros

O projeto viabiliza a crianças e adolescentes um espaço de conhecimento e formação musical por meio da gaita.
Tem como objetivo a valorização do folclore e a tradição gaucha e promover musicalização,promover a interação social,desenvolvimento do impulso criador,alem de contribuir para a auto estima,do autoconhecimento,da arte,cultura,protagonizam,e com isso melhorando seu desempenho escolar,suas atitudes frente ao futuro,a vida familiar e comunitária.
Assim agindo estão fazendo da arte e cultura um instrumento de desenvolvimento humano.

4-Alimentaçao

As crianças necessitam suprir suas necessidades alimentares,para conseguirem desempenharem o seu processo de desenvolvimento físico e intelectual.
A alimentação é balanceada e o cardápio é variado,sempre acompanhado de saladas e frutas e legumes.
A realidade educacional global,se refere atualmente a uma educação que atua de modo a fazer recuar a pobreza e a exclusão social.A região sul por exemplo possui bom desenvolvimento econômico,se comparada a outra,garantindo assim razoável qualidade na educação e a merenda escolar.

4-Apoio Socioeducativo Familiar

Compreende-se que a família é a primeira unidade socializadora dos indivíduos,necessita de cuidados e proteção,buscando sempre melhora na qualidade de vida.
Tem como como objetivo o fortalecimento familiar ,estabelecendo de maneira participativa,um plano de trabalho promocional da família,que valorize a capacidade de encontrar soluções para os problemas enfrentados.
Partindo do item que o processo de ensino- aprendizagem é uma construção coletiva,é imprescindível envolver os pais,buscar a comunidade e envolver órgãos governamentais no cotidiano da escola.
Possibilitar a participação da família,dialogar,abrir-se a realidade dos alunos ,permite diminuir a distancia entre Escola e a vida dos educandos.A educação não é tarefa só da Escola :inicia-se em casa com os pais e tem continuidade no espaço escolar.

5-Conclusão:

A grande missão da escola é educar fazendo com que os alunos construam conhecimentos de conteúdos sociais e culturais de maneira critica e construtiva.Pois acredito que o meio em que vivemos é o que determina é o que determina o sujeito que seremos.
Pois a Escola vista dentro dos parâmetros da sociedade nos alunos, educando-os para a vida tem o dever de achar o equilíbrio entre as relações sociais e familiares, praticando e idealizando valores que possam ser conciliados com os da mesma.
O ser humano está sempre em constante aprendizagem e se constitui enquanto sujeito,através de seu questionamentos e da relação com os outros indivíduos.portanto podemos afirmar que a formação do ser humano é resultado de atividades diversas,do conjunto que o rodeia.
De acordo com o relatório da UNESCO, Educação-Um tesouro a descobrir,
"a educação desempenha papel fundamental no desenvolvimento econômico, trabalhando atitudes de compaixão e solidariedade. Através de educação poderemos diminuir as desigualdades materiais e sociais.