Muita gente começa a usar os cartões de crédito para poder organizar melhor as contas e não estourar o orçamento, deixando o dinheiro aplicado e rendendo até o momento de pagar a fatura. Para essas pessoas, que usam o cartão para praticamente todas as transações financeiras, existem diversos programas de fidelização oferecidos pelos bancos e instituições financeiras que regulamentam o uso dos cartões de crédito.

Os cartões Santander costumam contar com bandeira Mastercard e programas de benefícios que dão prêmios e brindes, como descontos na hora de adquirir automóveis e ingresso para programas de lazer, ofertas em restaurantes e bares parceiros, vantagens na hora de pagar escolas e cursos, além de promoções em hotéis, companhias e viagens e até salões de cabeleireiro.

Os clientes dos cartões Bradesco, que geralmente são de bandeira Visa, encontram no site do banco diversas promoções exclusivas para quem deseja realizar compras com o cartão de crédito, podendo adquirir móveis, aparelhos eletroeletrônicos, perfumes, cosméticos, brinquedos e até os pneus do carro com preços exclusivos e abaixo do mercado.

As instituições contam ainda com a possibilidade de acúmulo de pontos a cada compra realizada com o cartão de crédito, que podem ser trocadas por milhas que geram descontos na hora de adquirir passagens aéreas para viagens no Brasil e para o exterior, de acordo com a distância e a quantidade de milhas acumuladas.