1 INTRODUÇÃO

Na contemporaneidade, a competitividade está bastante presente no mercado de trabalho e nas organizações, com isso a gestão de pessoas deve investir em estratégias para conseguir alcançar seus objetivos.

Uma possível ferramenta da gestão de pessoas para reter talentos para as empresas seria o programa de benefícios, no qual servirá como uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos funcionários uma base para satisfação de suas necessidades profissionais.

Os benefícios quando oferecidos de forma espontânea aos colaboradores, visa comprovar que as organizações precisam oferecer aos seus servidores uma melhor qualidade de vida para manter a qualidade no trabalho.

São inúmeras as vantagens de incluir um plano de benefícios nas empresas, na qual poderá ocorrer uma maior facilidade na atração e retenção de talentos, diminuição da taxa de absenteísmo, de rotatividade, além de aumentar a motivação destes colaboradores e maior qualidade de vida para os mesmos.

Com esta ferramenta estratégica as organizações terão mais sucesso na obtenção de mão de obra qualificada.

1.1 Contextualização

            Quando as organizações incluem ferramentas estratégicas, como o programa de benefícios, percebe-se que estas conseguem atrair pessoas mais capacitadas. De acordo com o mercado competitivo presente, estes novos talentos evidenciam que estão em busca de suas necessidades pessoais e consequentemente de sua qualidade de vida.

            Esta ferramenta estratégica, como diversas outras, tem como objetivo atrair e reter talentos que sejam principalmente atraentes ao mercado de trabalho. As empresas estão em busca de pessoas capacitadas e em troca os candidatos desejam receber benefícios atraentes. 

            Conforme exposto na revista Exame, Garcia (1999, ed.679) relata como "todas essas medidas têm um objetivo comum - atrair e manter os profissionais competentes e talentosos dentro da empresa, não há segredo. Os melhores benefícios trazem os melhores benefícios".

            Já de acordo com Pati (2013, ago.) relatado para a revista Exame, ”é estimulando o profissional a pensar nas decisões de longo prazo, que as empresas evitam com que a preocupação seja apenas com ações que tragam retorno financeiro imediato". Demonstrando que os profissionais da atualidade não pensam apenas no salário, mas na remuneração como um todo.

1.1.1Tema 

Benefícios como forma de atrair e reter talentos dentro de uma organização.

1.1.2 Delimitações do Tema

            Com a competitividade, as organizações que efetivamente desejam uma permanência no mercado essencialmente globalizado, devem investir em estratégias, assumindo novas responsabilidades pelo desempenho necessário ao cumprimento de metas e objetivos da mesma. Desta forma, o projeto apresenta o programa de benefícios como ferramenta estratégica da retenção de talentos.

1.1.3 Apresentação do Problema

            Como o programa de benefícios utilizado como ferramenta estratégica amparará as empresas na retenção de talentos? 

1.2 Objetivos

 

1.2.1 Objetivo Geral

            Demonstrar como o programa de benefícios deve ser utilizado como ferramenta estratégica da retenção de talentos.

1.2.2 Objetivos Específicos

  1. Identificar algumas políticas e práticas utilizadas pela gestão de pessoas para a retenção de talentos.
  2. Apresentar as vantagens e desvantagens da implementação do programa de benefícios nas organizações.
  3. Ressaltar como as organizações devem se preocupar com a gestão de pessoas para reter seus talentos.
  4. Explicar como o programa de benefícios influencia na retenção de talentos.

1.3 Justificativas do Trabalho

Entende-se que o presente trabalho justifica-se tendo em vista a possibilidade do tema apresentar e apontar novas ferramentas estratégicas para a retenção de talentos através do programa de benefícios.

Esta proposta de pesquisa é importante para orientar profissionais do assunto e diversas organizações sobre o acréscimo que haverá quando incluso o programa de benefícios as instituições, além de acrescentar ao conhecimento tradicional já discorrido.

[...]