Quando iniciei minha carreira na área, ouvia opiniões e comentários dos mais diversos tipos. Ainda não era muito claro para mim porque eu gostava de marketing, e uma das perguntas que mais me marcaram nessa fase foi: - Nossa você vai virar marketeira? Sim. Eu havia decidido virar “marketeira”.

A entonação não parecia lá muito positiva e a minha escolha não parecia ser promissora. Fiz algumas pesquisas sobre o que era ser Marketeiro, e identifiquei que é um termo pejorativo. Significa: Querer ganhar vantagem sobre o outro e usar práticas sendo éticas ou não para realizar uma VENDA. Por que alguém iria querer ser algo tão negativo? Nossa... Por que eu quero ser marketeira? Aquilo soava até como uma ofensa.

Quando eu respondia ainda na inocência do início de carreira para as diversas pessoas que brincavam e perguntavam: - Sim eu quero ser marketeira! A minha justificativa ainda não era muito clara dentro de mim. Eu tinha escolhido a carreira, mas não a vivenciado ainda. Eu havia escolhido marketing porque sou comunicativa e gosto de contribuir com idéias que agreguem à imagem da empresa. 

Durante esses anos de atuação, percebi muitos valores implícitos no marketing que muitas vezes deixam de ser traduzidos sobre a sua essência. Só então vivenciando as experiências consegui traduzir o significado do que realmente é viver o marketing. Descrevo aqui alguns elos que o marketing tem, os quais reforçam a sua importância junto a toda e qualquer organização reconhecida como empresa:

 O MARKETING É O AUMENTO DA AUTOESTIMA EMPRESARIAL

Quando o profissional de marketing trabalha a marca (branding), seja realizando a construção, posicionamento, fortalecimento ou outras frentes de trabalho, surgem os reflexos da imagem da empresa  em reportagens, releases, portais etc. A empresa ganha um espelho que reflete as informações sobre ela no mercado em forma de opinião. Ela passa a perceber melhor a própria imagem, a própria identidade e com isso ao se notar, ao se perceber, ela mergulha em valores e em sua própria essência, muitas vezes em novas descobertas.

 O MARKETING É A PREOCUPAÇÃO PELO BEM ESTAR DO PRÓXIMO

Nesse tópico, vou citar o exemplo do marketing caminhando junto com a área de Recursos humanos da empresa, seja para simplesmente comunicar ou fazer campanhas de endomarketing. Esse tópico poderia se estender muito se fossemos citar os casos de empresas com resultados de campanhas incríveis as quais levaram a descoberta de verdadeiros talentos, colaboradores comprometidos que sentiam prazer em dizer:  Eu faço parte dessa empresa, e que contribuíram muito com suas idéias. As campanhas de endomarketing geram o bem estar, promovem novos olhares, incentivam os seres humanos ao pensamento e como consequência pessoas que se sentem mais valorizadas.

 O MARKETING CAMINHA DE MÃOS DADAS COM A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA

O marketing traduz os cenários macro e micro ambientais que refletem diretamente no faturamento da empresa e nas decisões estratégicas de investimento. Ao traduzir os cenários, planeja e sugere campanhas e ações que otimizam os resultados financeiros, auxiliando assim na sobrevivência e no crescimento da empresa.

 O MARKETING É UMA DOAÇÃO

Hoje os sites mais bem posicionados nos buscadores orgânicos da internet não são somente aqueles construídos com plataformas robustas, responsivas e com técnicas de SEO aplicadas, são também aqueles que contribuem com conhecimento e conteúdo. O marketing doa conhecimento, doa informações importantes gratuitamente e com isso, contribui com a evolução mercadológica do ecossistema em que seu público-alvo está inserido. Empresas que enviam newsletters sobre notícias do setor e compartilham experiências de sucesso, ajudam as outras e proporcionam o equilíbrio mercadológico. A informação passa ter valor quando é dividida.

O MARKETING É ENTENDER O MERCADO E COMPREENDER O CONSUMIDOR COMO SER HUMANO

Hoje ouve-se falar muito sobre o termo Gourmet, que pode ser traduzido em uma oferta cuja a experiência do consumidor é diferenciada. Eu ofereço a garantia do “Especial”, do “customizado”, porque eu quero que o meu consumidor se sinta único. O consumidor não quer ser tratado como massa, mas como um ser humano que teve suas necessidades percebidas e atendidas. Eu deixo de ser um número e passo a ser um nome.

 O MARKETING CONTRIBUI COM A INOVAÇÃO

Existem algumas matrizes e estudos aplicados à evolução de produtos. Todo produto tem um ciclo de vida, Introdução, crescimento, maturação e declínio e é na fase de declínio que se busca inovar, embora não seja uma regra, mas a maioria das empresas agem assim. Temos exemplos, de produtos clássicos que não mudam como a Coca-Cola. Mas ela inova em rótulo, embalagem e campanhas para sempre oferecer alguma novidade ainda que o sabor seja o mesmo. O Marketing caminha de mãos dadas com a área de Planejamento e desenvolvimento (P&D), porque o marketing traduz as tendências de consumo através de pesquisas diversas e a área de produtos, devolve e encanta o mercado com as suas inovações.

 O MARKETING É APAIXONANTE

Sim, eu poderia escrever muitos outros tópicos sobre a essência do marketing porque existe uma diversidade de valores implícitos que podem ser traduzidos, mas o objetivo desse texto é sensibilizar sobre a importância do marketing. Toda organização possui uma identidade que se relaciona com outra organização que também possui outra identidade. Não importa o tamanho da empresa, ela tem uma identidade e precisa se relacionar, precisa se comunicar. A forma como sua empresa se relaciona pode ser um grande salto para se diferenciar em meio a todas as outras empresas que concorrem com a sua. Relacionamento exige ouvir, traduzir e entender o que de fato o mercado precisa, às vezes, é algo muito simples, porém atualmente com tantas informações e com tantas tarefas, não paramos para raciocinar sobre o que ouvimos. Quantas vezes paramos para ouvir os nossos clientes?

Hoje eu sei, não fui eu que escolhi o marketing, mas o marketing me escolheu. Inconscientemente essas essências sempre estiveram dentro de mim e eu precisava vivenciar os meus valores todos os dias. Se a pergunta vier a se repetir de forma diferente: Por que você virou marketeira? Eu responderei dizendo: Por conta da sua importância!

 Muitos sabem, mas não está explicito que o marketing tem por fundo dar vida e em alguns casos até, salvar vidas de corporações. O profissional de marketing tem a palavra VIDA em suas atividades todos os dias quando acorda para exercer o seu talento, a sua profissão. 

Dar vida e salvar vidas de corporações sem sombra de dúvidas é um exercício de muito orgulho para os profissionais que dedicaram a escolha do marketing para sua carreira.

Se você está em dúvida sobre se tornar um profissional nessa área emocionante, consulte os apaixonados.

 Se a sua empresa ainda não experimentou  serviços de marketing e você chegou até aqui lendo esse texto, tenha certeza: Existem muitos profissionais, prontos para se apaixonar por sua empresa  e transformá-la em um case de sucesso. Eu com certeza sou uma delas!

Marketing a essência faz dele o que ele realmente é.

Texto Produzido por: Elis Mesquita – Profissional da área de marketing.  Owner de Smart Selling Consultoria de MKT. [email protected] | www.smartselling.com.br 

Revisão e correção: Cris Legieri. cris.legieri@gmail.com - Profissional Letras USP.