A quiropraxia, de uma forma geral, é uma profissão que se dedica ao diagnóstico, tratamento e até mesmo a prevenção das disfunções mecânicas no sistema esquelético, muscular e neurológico, como por exemplo, tendinites, síndrome do túnel carpal, artrites reumatoides, entre outras inúmeras patologias.

O principal instrumento do quiroprata são as mãos. Diferente de uma simples massagem, sem objetivos pautados em um tratamento, o profissional da quiropraxia trabalha principalmente em articulações e vértebras, alinhando-as. Aliviando dores e trazendo um bem-estar corporal e psicológico aos pacientes. Dentro da quiropraxia são inúmeros os segmentos de tratamentos indicados para cada tipo de doença, como o pilates que ajuda no fortalecimento e alongamento do corpo, além de alinhar a postura, corrigindo lordoses e escolioses. Nas massagens, o profissional aplica força e vibrações sobre o tecido, músculos e articulações, estimulando a circulação de sangue no local, aliviando dores das inflamações causadas por traumas físicos ou até mesmo resultado de estresse. Na estética corpora, o profissional a partir da massoterapia e outras técnicas ajuda a modelar o corpo, reduzir gorduras localizadas e celulites. Nessa área também existe a estética facial que suaviza linhas de expressão dando aspecto rejuvenescido a pele.

O profissional da área é formado por um curso de quiropraxia, não necessitando ser graduado em fisioterapia, porém muitos fisioterapeutas cursam a quiropraxia para aprimorar seus conhecimentos e tratamentos. O curso dura cerca de oito dias, mas vai de acordo com a escola que oferece a formação. Uma sessão de quiropraxia dura em média uma hora, antes do início do tratamento, o profissional irá recolher uma anamnese, ou seja, uma espécies de entrevista com o paciente para saber o local das dores, por que dói e os possíveis motivos desencadeantes para o trauma. Logo após essa fase, é escolhido então o melhor tratamento indicado para a patologia do paciente. Se aplicada na fase aguda de um tratamento, após a primeira sessão o alívio é logo sentido pelo paciente,  já no tratamento de dores leves, o paciente sente a diferença normalmente após a segunda sessão. A sessões serão marcadas de acordo com a necessidades do tratamento, podendo até ser diárias.

Em suma a quiropraxia é uma profissão de suma importância para tratamentos de doenças de cunho fisioterápico. Ajudando milhares de pessoas a se recuperar de traumas dolorosos que muitas vezes só são curados por meio dessa prática. São inúmeras clinicas do quiropraxia no Brasil e a cada ano mais profissionais são formandos para atender a demanda da população que cada vez mais adere a esses profissionais tendo em vista os resultados positivos dos pacientes recuperados.