Entendida como um modelo de prática profissional desenvolvida no contexto da assistência farmacêutica, de acordo com a proposta de Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica, possui por finalidade aumentar a efetividade do tratamento medicamentoso, concomitante à detecção de problemas relacionados a medicamentos (PRMs). O Código de Ética Farmacêutica Brasileiro (Conselho Federal de Farmácia, 2001) rege que o profissional deve atuar buscando a saúde do paciente, orientando-o em todos os sentidos, pois trata-se de uma prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico (OMS, 1993).
A utilização de medicamentos é um processo complexo com múltiplos determinantes e envolve diferentes atores. As diretrizes farmacoterápicas adequadas para a condição clínica do indivíduo são elementos essenciais para a determinação do emprego dos medicamentos. A atenção farmacêutica se baseia em um acordo entre o paciente e o farmacêutico. O profissional garante ao paciente compromisso e competência. Estabelece-se um vínculo que sustenta a relação terapêutica, identificando as funções comuns e as responsabilidades de cada parte e a importância da participação ativa. Na realidade é um pacto para trabalhar a favor da resolução de todos os problemas relacionados com medicamentos, reais ou potenciais. O problema é real quando manifestado, ou potencial na possibilidade de sua ocorrência. (CIPOLLE et al., 2000 ; POSEY,1997).

Essa "técnica" da assistência farmacêutica pode ser aplicada as diversas áreas de atuação, seja em farmácia hospitalar, magistral, drogarias, PSF's, entre outras. Visto que o paciente é o foco do trabalho farmacêutico quando o assunto é saúde e medicamentos, a atenção farmacêutica é uma ferramenta importante na detecção dos possiveis problemas relacionados à medicamentos, que podem ser atribuídos segundo a eficácia do fármaco, a necessidade que o paciente possa ter ou não da droga e a propria segurança do mesmo. Cabe ao farmacêutico detectar esse possiveis interferentes farmacoterapêuticos e orientar o paciente da melhor forma possivel, visando a qualidade do tratamento, uma recuperação contínua e progressiva, bem como diminuir os possiveis incomodos ou efeitos indesejáveis durante o seu tratamento.

Um dos pontos-chave da assistencia e atenção farmacêutica é justamente aplicar ao cotidiano da saúde, o "uso racional de medicamentos". No Brasil, além da garantia do acesso aos serviços de saúde e a medicamentos de qualidade, é necessário a implantação de práticas assistenciais que promovam o uso racional de medicamentos propiciando resultados que influenciam diretamente os indicadores sanitários (OPAS 2002a).