Nas andanças da minha busca por melhores e novos conhecimentos dentro de minha área de formação profissional, tenho participado de algumas palestras, congressos, workshops e até mesmo aulas de especialização, e tenho me perguntado: o que houve com a qualidade técnica dos ministrantes, palestrantes, professores e mestres nestas áreas?

É impressionante como se tornou fácil a forma de ministrar esses eventos, parece ser muito simples o domínio de um quadro, ou melhor, de um data show e todos os apetrechos tecnológicos de multimídia disponíveis a estes profissionais, que nada. Lembro da época em que meus professores do ensino fundamental pegavam o velho e proibido “giz” e naquele quadro negro, aliás verde, com apenas uma caderneta, utilizada para chamada após a aula, dominavam e instruíam maravilhosamente os seus queridos e adoráveis alunos, ainda que com extremo barulho e bagunça.

Em tempos de tecnologia de ultima geração, é muito fácil adentrar numa sala de aula ou auditório, o que seja, abrir um notebook dá um “click” em um arquivo dito “Slide” e ler duzentas páginas initerruptamente, e ainda tentando ser “didático”, fazendo pequenas e esdruxulas intervenções inadequadas e sem absolutamente nenhuma novidade salutar.

Ainda assim continuo minha busca, lendo, pesquisando e tentando encontrar respostas as perguntas não totalmente respondidas ou não respondidas, e assim vou vivendo me adequando a uma realidade que poderia ser melhor, e na pujança disso tudo, vai um apelo de um humilde aluno que um dia quer ser uma fonte de informação e aprendizado.

By Joannes Paulo