Ao Exmº Sr Gilberto Abade
Prefeito neste município ? pela graça de Deus
C/c: APLB e a quem interessar possa

Professores: "aliados ou inimigos?"

Certo dia ouvi, durante a exibição de um filme, a expressão "vitória de Pirro". Pirro foi um famoso rei-guerreiro grego que protagonizou grandes batalhas e vitórias contra os exércitos romanos quando ambas as nações disputavam o controle do mundo. Mas, uma batalha em específico arrancou do corajoso e destemido comandante Pirro, o rei de Épiro, a frase que daria origem à expressão supracitada. Aquele havia sido um dia difícil, embora tivesse obtido visível e reconhecida vitória, o rei de Épiro perdera mais de 3.500 soldados contra 6.000 dos romanos. Ao ser congratulado dissera: "mais uma vitória como esta, e estou perdido!"
Às vezes as aparentes vitórias pode nos render alguns aplausos ou dinheiro, mas no futuro, revelar-se-ão evitáveis e desmoralizantes derrotas, ou seja, são "vitórias de Pirro". Lendo sobre os últimos acontecimentos em nossa cidade: greve, demissões, falta de sensibilidade do executivo bem como do legislativo ? com raríssimas exceções ? penso que o Sr, Prefeito Abade, acaba de conquistar uma "vitória de Pirro" com tua última e impensada atitude. Sou leigo em matéria de política, mas não sou tão idiota a ponto de me esquecer do que aconteceu com um outro prefeito que deflagrou guerra ao professores. O senhor deve se lembrar. Caso não saiba, pergunte à tua Secretária de Educação, porque ela também, coincidentemente, também era secretária daquele tolo gestor. Ele, mesmo com a máquina na mão, não conseguiu sequer eleger vereadores, foi a pior de todas as derrotas que um prefeito já sofreu no município. E olhe que ele também calçou algumas ruas, jogou água de piche em outras. Mas travou uma guerra tola, absurda e burra contra os professores. Sabemos qual foi seu resultado!
Sabe Sr Prefeito, penso que o senhor pode e deve seguir caminhos diferentes. Nós, os professores, influenciamos mais crianças, jovens e adultos do que seus pais, esposas, esposos, amigos e a sociedade como um todo, haja vista passarmos mais tempo com as crianças do que seus próprios pais, responsáveis e familiares. São quatro ou até cinco horas diárias. Isso significa pelo menos 25h semanais, de 80h a 125h mensais. A proporção aumenta se considerarmos que esse indivíduo passará mais de 1/3 (um terço) de sua vida na escola. Por isso, caro Prefeito Abade, penso que professor deve ser visto como aliado não como inimigo. Como gestor municipal, e principal empregado do povo deste chão, estou certo, de que jamais deves declarar guerra a esta ou àquela classe, principalmente à Educação. Afinal, sua Excelência não teria chegado onde chegou sem um auxílio de um professor, não é mesmo? Pois então!
Lembrando daquele que outrora ocupou o cargo onde hoje estás, ele também pensou que professor fosse apenas digno de castigo: senzala e chibata! No entanto, a sociedade de Porto Seguro mostrou-lhe que quem de fato tem o poder nas mãos é o Povo. Até agora tiveste apenas "vitórias de Pirro", Sr prefeito. Mas está em tuas mãos vencer de fato! Não é tempo de tomar decisões apressadas com fúria, quem tem culpa de o Sr ser vaiado no Baianão? Quem tem culpa de o Sr ter sido expulso do carro do Governador e vaiado novamente durante aquela visita? O Povo, Sr Abade? Certamente não. Não foi o povo quem nomeou um assassino como chefe de gabinete, também não foi o Povo quem contratou policiais corruptos para assassinar friamente dois pais de família pacíficos e honestos? Não, claro que não!!
Por que o Povo, que não tem nada a ver com tantos mandos e desmandos deve pagar a conta, Sr prefeito? O Prefeito apenas colhe aquilo que semeou ou que permitiu que semeassem nesses dois anos de teu governo. Insisto que precisas de um homem ou uma mulher de Deus a teu lado. Pois do jeito que vai, logo teremos uma intervenção Federal. Já perdemos a verba da Saúde, corremos o risco de perder a da Educação e estamos sob a ameaça de um surto de meningite e, infelizmente, não temos sequer gaze nem esparadrapo nos postos de saúde. O que vemos, ironicamente, são pessoas da saúde sendo demitidas sem aviso prévio.
Estimado Sr, como disse na outra carta, esta é a segunda que te escrevo, estou orando por ti. Pois creio que só estás prefeito por que Deus o permitiu, e quando ELE bem entender esse lugar será de outro. Digo-te, porém, que nunca vi um injusto triunfar impunimente, nunca vi um opressor reinar eternamente, jamais vi em toda a história uma criança chorar de fome, uma mãe clamar por pão para dar a seu rebento, uma viúva chorando seu esposo, uma família chorando seus queridos que partiram sem que o Pai do Céu colhesse suas lágrimas. E atendesse seus clamores. Porém, o tempo de Deus não é o nosso. Ele age quando e como quer. O Eterno Deus o constituiu senhor sobre este povo. Mas isso não te dá o direito de oprimi-lo. Pague o que é devido, cumpra seus acordos e compromissos firmados quando na campanha e diante do Juiz e dos representante da APLB, o documento esta assinado, Prefeito. Já o vi reivindicando o título de cristão, isso me lembra de um grande conquistador: Alexandre, o Grande.
Certa vez, seu exército envolveu-se em uma sangrenta batalha. Tão violenta, tão cruel que um jovem soldado não resistiu e fugiu. Pouco depois foi capturado e levado à presença do rei. O rei Alexandre perguntou qual o nome o soldado. "Alexandre, senhor meu rei!" disse o jovem desertor. O rei o olhou firme, mas ternamente e o repreendeu dizendo: "Mudas de atitude ou mudas de nome!"
Sabe prefeito, muitas vezes nossas atitudes não condizem com aquilo que professamos crer. Não pretendo ser a palmatória do mundo, mas não posso eximir-me do meu dever de servo de Deus. Precisamos mudar de atitude ou de nome! Se nos dizemos crentes, que nos comportemos como verdadeiros crentes! Assim como Cristo se comportaria se estivesse em nosso lugar. Para não escandalizarmos o nome Santo de Deus.
Deus tem vitórias grandiosas para o Sr, prefeito Abade. Não te deixes embriagar com migalhas; com "vitórias de Pirro". Foste chamado para ser cabeça não calda! Deixe Deus executar os planos que Ele pensou para ti. Seja razoável, inteligente, manso e prudente! Pense um pouco: como acontecerão as aulas sem os professores dobrarem sua carga horária? Como sem os professores contratados? Como haverá reposição das aulas se ao invés de sentar, dialogar, ceder te eximes do diálogo? Reduz o salário? Todos sabemos que as reivindicações dos professores são possíveis, decentes e urgentes!
Meus votos é que te vá bem. Sejas feliz e próspero.