Atualmente, o ambiente escolar vive dias complexos, a infância, cada vez mais curta, os adolescentes, cada vez mais rebeldes, revoltos, e expressando isso em sala de aula, com educadores e os seus próprios colegas de classe, isso, somado a baixa remuneração de professores e sua crescente desvalorização, resulta em uma verdadeira batalha em sala de aula. O aluno vê o professor como um inimigo, e o professor vê o aluno como uma ameaça.
Não adianta ignorar o problema, pois ele é real, quantas vezes nos deparamos com manchetes de jornal retratando agressões físicas, e verbais partindo de ambos os lados? Mas qual deve ser a postura do educador na sala de aula?
Proporcionar um ambiente agradável na sala de aula, não é somente tarefa do educador, porém ele é o maior interessado, sem o apoio da legislação do seu lado o educador não vê outra maneira se não criar métodos alternativos de interação com os alunos, aulas mais dinâmicas, mais praticas, tentar entender os alunos, ouvi-los, senti-los, como pessoas, seres humanos, com conflitos, deveres e direitos.
Não é fácil ser um educador nos dias de hoje, e os conflitos são tantos que mal podem ser enumerados, em suma o professor brasileiro, é um verdadeiro herói.