PROFESSOR: UM HERÓI

 

          Professor: uma das profissões mais árduas, mais espinhosas que temos em nossa sociedade. Isto porque tiramos do que temos, do que somos e passamos para os que nos seguem, para os que nos acompanham. Cada passo, cada caminho, cada lugar por onde andamos alguém está sempre nos vigiando, nos seguindo. É por isto que devemos seguir com calma, cautela, senso de bom humor, paciência e bondade para com o próximo. Devemos olhar para a frente a fim de evitarmos os buracos, pois se cairmos os que nos seguem também cairão. E cada um que cair, significará uma derrota a mais e mais um elemento deturpado na sociedade.

          Daí a conclusão de que o professor deve agir como professor,andando sempre na estrada do bem, evitando tropeçar e cair a vista dos alunos que também sofrerão com a sua derrota.

          No mês de outubro, temos a data máxima dos educadores brasileiros, o dia do professor. Um dia digno de ser comemorado, honrado com prazer e alegria. Devemos festejar este dia com júbilo e senso humano, pois é um dos dias mais representativos, consagrado pela união brasileira àquele que reúne todos os tipos de bem estar aos lares da pátria brasileira, ora educando, ora aconselhando os filhos da nação brasileira.

          Que seria de uma nação onde não houvesse professor?Que dizer de um país sem um criador de cultura, paz,  união e bem estar? Nem é preciso responder, pois todos compreenderão os males que serão causados.

          Não pode existir como nunca existiu uma pátria sem educador. As rédeas de uma nação estão baseadas na cultura. Sem a cultura não há progresso nem desenvolvimento. Pode haver é desunião, maldade e desequilíbrio entre o povo, levando o país as mãos de outros povos. Sem o professor não haverá um grande progresso, pois é através da educação que vem o progresso, ora recebendo por um lado, ora completando por outro.

          Resta lembrar aqui que educador não é só aquele que com os livros ministra aulas, mas todos aqueles que têm contribuindo para o ensino, mostrando os caminhos da vida àqueles que precisam.

          Nossos pais foram nossos primeiros educadores, nossos irmãos também contribuíram, mas nossos professores nos ensinaram qual a estrada que devíamos caminhar.

          O professor luta ardentemente levando a sua missão a todos aqueles que tem a sede da cultura, seja um menino de cinco anos ou seja um ancião de sessenta anos. Todos recebem da mesma fonte, ambos percorrem o mesmo caminho: o caminho da cultura. Vence o professor todas as barreiras, todos os obstáculos que há em sua frente e hoje tanto faz ele estar na cidade ou morar no sertão,seja almoçando ou viajando, ele vai levando sempre a sua missão: a de levar o indivíduo ao encontro da sociedade ou a integração nacional, criando em cada ser o espírito de liberdade, ação e progresso. E cada dia que passa, mais aumenta, mais espalha a educação em todos os setores sociais. A educação é levada a todos sem distinção de raça, cor ou nacionalidade, pois todos são troncos do mesmo tronco e seguem os princípios dos mesmos princípios.

          Aos quatro cantos da pátria brasileira, o professor esparrama a cultura sempre com o mesmo ideal, sempre no mesmo pensamento – “criar homens com princípios humanitários”.

          Parabenizamos todos os professores do mundo pelo seu brilhante trabalho no campo do aprimoramento humano.