Professor – O invisível social

Escrito por Marcelo Beneti

É impressionante como a profissão de professor tornou-se sem importância para a sociedade, quando uma pessoa diz que é professor, logo perguntam:

“Você trabalha ou só da aula”?

Como se lecionar não fosse trabalho, para muitas pessoas trabalhar é estar numa empresa, numa linha de produção, montagem, escritório, das 7:00 às 17:00 horas ou mesmo das 8:00 às 18:00. O que assistimos hoje é uma campanha que tem os seguintes dizeres:

“Seja um professor”, estude para ser professor, por que esta campanha?

É muito claro, que a profissão está se extinguindo, qual jovem tem o desejo de ser professor com salários tão baixos e ainda tendo que lidar com a falta de educação de muitos alunos. É vergonhoso olhar o salário de um professor nos editais para concursos públicos, muitos cargos e empregos públicos que exigem o ensino médio pagam muito mais do que para um professor que exige ensino superior, além da constante atualização profissional, e o pior os professores são totalmente desunidos, assistem passivamente esta desvalorização, posso falar com propriedade, é uma classe totalmente desunida onde cada um olha somente para o próprio umbigo, será que o professor não vê o quanto é massacrado?

Para piorar o professor têm que ficar ouvindo “baboseiras”, isso mesmo, baboseiras de alunos, coordenadores, assistentes de direção, diretores, pais, pedagogos de gabinete, o pior que muito desses pedagogos sequer pisaram numa sala de aula, o mais triste é suportar a pressão de coordenadores, assistentes de direção e diretores que se esquecem que foram professores.

A verdade é que as pessoas enxergam o professor como um coitado que tem que ficar cuidando de filhos malcriados dos outros, engolindo sapos e mais sapos, uma coisa é certa, esta situação terá que mudar, pois chegaremos num momento que não teremos mais professor, LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) engessa o trabalho do professor em sala de aula, onde o mesmo fica refém dos alunos e o pior o professor não tem respaldo da direção, coordenação.

Agora vem o mais triste:

É a única profissão onde se tem que pedir silêncio para se trabalhar, um advogado fala seu cliente é toda atenção para com o mesmo, assim acontece com o vendedor, com o médico e todas as outras profissões, ou seja, não há respeito algum pela profissão.

Um país onde se diz querer se transformar numa nação de primeiro mundo, no mínimo deveria valorizar mais o profissional que forma esta nação, o professor.

Sobre o autor:

Marcelo Beneti é professor de instituições públicas – estadual e municipal, leciona as disciplinas de Matemática, Administração e Geografia.