Será abordado neste artigo, a importância da leitura, seus métodos e técnicas, pois, o aprendizado da leitura é um momento importante na educação , que começa na alfabetização e se entende por toda a educação básica. Onde consiste em ler e compreender textos de todos os níveis. Neste sentido é primordial analisar os fatores que impedem a formação de sujeito leitores para que se possa apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa a leitura de forma que o aluno seja ensinado da melhor forma para que se torne um leitor, saiba ler e goste de ler.

Palavras chave: leitura, alfabetização, renovação, pedagógica.

RESUMEN

Serán discutidos en este artículo, la importancia de la lectura, sus métodos y técnicas, porque aprender a leer es un momento importante en la educación, que se inicia en la alfabetización y es para toda la educación básica. Cuando es leer y entender textos en todos los niveles, Em este sentido, es fundamental analizar los factores que impidem la formación de sujetos para los lectores, que podría proporcionar la manera de la renovación y cualificación en la enseñanza práctica de la lectura para que el estudiante se le enseña la mejor manera de convertirse en un lector, puede ler y disfrutar de la lectura.

Palabras clave: Lectura, Alfabetización, Renovación, Pedagógica:

INTRODUÇÃO

O presente artigo abordara a questão do professor leitor e a transformação de futuros leitores dentro do tema, "professor, leitor e formador de leitores", com o objetivo de transformar futuros educadores em leitores e formadores de leitores em uma metodologia educacional, em que todos devem estar inseridos de forma que hoje há uma problemática no ensino da leitura; onde a maioria dos alunos não é incentivada pelos pais a lerem ou ouvirem diversos tipos de leitura desde a infância idade apropriada para aguçar o gosto pela leitura sendo que essa responsabilidade é deixada somente para a escola e para o professor; uma vez que a mesma é uma instituição onde se aprende a repensar conhecimentos através da leitura e da escrita.
É de suma importância a participação dos pais no processo de ensino aprendizado da criança de forma que ao ingressar na escola essas crianças já terão uma noção de leitura entre muitas formas, podendo ser através da contação de estórias de fábulas que cada dia mais tem perdido o seu espaço entre a criança e a família.
Existe uma necessidade de inserir a criança no mundo da leitura de forma que a mesma sinta-se incentivada, sabendo que através da leitura a criança adquire mais conhecimentos. É onde pode ser explorada a imaginação. É onde as maiores fontes da sabedoria se encontram e todos podem utilizar de forma a encontrar conhecimentos.
O artigo será elaborado conforme as partes intituladas em que será abordado; a leitura nas primeiras séries do ensino fundamental, a leitura um código de linguagem que deve ser interpretado, as diversas formas de se trabalhar a leitura, a leitura no desenvolvimento escolar, a historia da leitura no contexto educacional, ensinar a ler ou educar para a leitura, a leitura a partir de prática, a formação de leitores no mundo moderno, o papel da escola metodologias a serem aplicadas. Mediante esses temas estaremos abrindo mais a mente para a questão da leitura onde veremos alguns fundamentos essenciais para uma boa leitura.

2. A LEITURA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Desde as primeiras séries do ensino fundamental que a leitura se faz presente na formação do aluno, enquanto cidadão construtor do conhecimento.
Não é dever somente da escola ou do professor ensinar a criança a ler e escrever. É tarefa também da família. É onde todos os dias estão presentes na vida da criança de forma que pode ser trabalhada a leitura em uma simples contação de historia, explorando o imaginário, fazendo despertar um prazeroso desejo de ler onde a criança, sentira motivação para ler e a leitura fará com que a criança desperte para um mundo mágico repleto de novas descobertas .Para Silvia:

Na compreensão das crianças os personagens principais de uma historia são geralmente caracterizados somente com relação á seus estados ou suas ações, elas reconstroem a informação . os personagens secundários ou não são identificados durante a compreensão ou são apenas identificados sem que a criança atentem para seus atributos ou ações.(2002 p. 82)

Neste sentido deve se trabalhar a leitura de forma clara e objetiva, para que haja entendimento da criança e uma percepção de imaginário em que está envolvido, conforme elementos do contexto há ser empregado.
Nas séries iniciais a leitura deve ser trabalhada de forma lúdica, onde a criança vai ler e brincar. Onde a criança começa a ser inserida em um mundo de descobertas; deve ser explorada a imaginação de forma á motivar a criança a buscar novas possibilidades e terá o desejo de cada dias mais explorar esse mundo novo.
O educador fará da leitura uma metodologia de ensino pratica e fundamental na vida tanto do educador quanto do educando, tem como dever trabalhar as diversas possibilidades em que a criança pode ser inserida no decorrer da aprendizagem. Procurar métodos que incentive em um contexto de inovação, ou seja, o educador tem que estar sempre inovando para que o aprendizado seja transformado em algo prazeroso e não cansativo para que a criança não se sinta pressionada mais que se sinta educada e motivada.

2.1 LEITURAS UM CÓDICO DE LINGUAGEM QUE DEVE SER INTERPRETADO
Quando falamos em leitura estamos falando também em códigos, pois, não é necessário somente ler, mas interpretar o que esta sendo lido de forma que tenha entendimento e seja feita a interpretação em seu real sentido.
Portanto, cabe ao professor não somente incentivar mas trabalhar a leitura, contextualizar o entendimento do que esta sendo colocado em destaque, será incentivado o gosto pela leitura para que sintam o prazer não apenas por folhear páginas mas também, ler um livro até o final, por prazer, porque gosta e não apenas por ser necessário. Com isso a escola e o professor estarão formando leitores capazes de interpretar, criar e questionar várias informações pelo mundo do descobrimento pela leitura. Fora da escola, ler para aprender a fazer certas coisas ou saber algo sobre um assunto de interesse ou interar-se sobre os conhecimentos do cotidiano, mas, é na escola que costuma-se ler para aprender sendo que cabe a escola o incentivo do aluno á leitura o mais cedo possível,onde levará o aluno a análise e a compreensão de idéias e da busca de elementos básicos com e feito de sentido de boa leitura .
Ler é uma tarefa que cabe aos professores buscar possibilidades novas de embarcar nessa aventura. Na escola ainda trabalha-se a leitura de forma didática e literária, de maneira burocrática, que torna algo sem sentido e sem possibilidades de interesse do aluno.
O ensino da leitura é particularmente a importância da literatura para a formação pessoal e intelectual para do ser humano,porem encontra-se com pouco espaço nos programas de formação inicial e continuada, sendo que o homem que ler ver mais essa forma de ensino da leitura que deve ser inovado. Mediante Igedore :

A leitura á o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto a partir de seus objetivos e de seus conhecimentos sobre o assunto, sobre o autor e de tudo que sabe sobre a linguagem etc.. não se trata de extrair informações decodificando letras por letra, palavra por palavra. Trata- se de uma atividade que implica estratégia de seleção, antecipação, inferência e verificação que sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido (2008, p.12 ).

É preciso esclarecer que ler não é somente "ler", pois, os olhos passa por algo escrito em que há uma percepção mas de certa forma estará formando o indivíduo um espaço na sociedade, para a interação sistemática com a informação vinculada no cotidiano, contribuindo para transformar cidadãos críticos na construção e reestruturação de novos conhecimentos , fazendo com que o indivíduo perceba-se como um ser descobridor do mundo da leitura.

2.2 AS DIVERSAS FORMAS DE TRABALHAR A LEITURA

Ainda que o professor tenha que desenvolver nos alunos o ler por prazer, estudar para se informar, tem diversas possibilidades de trabalhar a criança como os contos de fadas que fazem com que as crianças viagem pelo mundo da imaginação então deve ser trabalhado hoje; o que não é mais o lado lúdico da criança onde ela escuta ler e interpreta ao mesmo tempo em que viaja pelo mundo imaginário, cria e recria através de sua própria diversão.
A leitura também pode ser trabalhada de forma a criar. Pode ser trabalhada a criação de receitas, paisagens, sons, gestos, brincar de produzir livros, enfim, há uma diversidade de maneiras de trabalhar a leitura no mundo infantil.
O educando precisa analisar a sua própria capacidade de interpretar as varias formas de ensinar a ler, precisa colocar em sua metodologia formas que despertem interesse, e atenção caso contrario ocorrerá desinteresse e dificuldade em aprender,pois, os bons leitores tem grandes chances de aprender e escrever bem quem ler mais tem um vocábulo mais rico e compreende melhor uma estrutura textual e as diversão formas gramaticais.Segundo Freire(2002)

"A leitura de palavras se abre como uma leitura de mundo".Por isso o professor precisa colocar o aluno frente a frente com o descobrimento da leitura assim tornará o analfabetismo uma coisa do passado sendo que hoje é possível, através de uma sala de leitura mostrar a importância de resgatar esse prazer com aquisição de conhecimentos por meio de culturas letradas.

A escola ainda forma poucos leitores, porém, devemos reverter essa situação criando e ampliando a biblioteca como sala de leitura, onde vai fazer parte da vida escolar do aluno, despertar interesse e começaram a ler não somente um mais vários livros, onde poderão ler e interpretar o que estar sendo lido de forma á facilitar o entendimento, para Igedore:

É do nosso conhecimento que a compreensão de um texto varia segundo a circunstâncias de leitura e depende de varias fatores complexos e inter-relacionados entre si. Embora defendamos a correlação de fatores implicados na compreensão da leitura, queremos chamar a atenção para que fatores relativos ao leitor e autor por um lado ou ao texto por outro lado, podem interferir nesse processo, de modo á dificultá-lo ou facilitá-lo. (2008, p. 24)


Portanto, deve ser definido um estudo tanto da linguagem do contexto, quanto do autor, de forma que o aluno esteja intimamente ligado inserido em um contexto que ele saiba o que esta sendo trabalhado.
Na atividade de leitores ativos há uma relação entre conhecimentos anteriormente constituídos e novas informações contidas em um texto, onde são feitas comparações formuladas e perguntas relacionadas com o conteúdo. Onde são processadas informações e avaliadas informações apresentadas, produzindo sentido para o que esta sendo lido o que permite a direção do próprio processo de leitura, pois a leitura é uma relação baseada na interação entre o autor o texto e o leitor é um processo necessário que considera a materialidade lingüística , elemento no qual se constitui a interação com maior ou menor intensidade, durabilidade e qualidade de sentido.
A leitura pode despertar sentimentos e emoções, outras hipóteses também pode ser formulada, que permitem o conhecimento e a criatividade do leitor e que não devemos esquecer de que a interação entre o conteúdo do texto e o autor seja regula de acordo com a intenção com que lemos, podendo até ser definida pelos objetivos da leitura em um contexto que pode intervir qualquer reação.

2.3 A LEITURA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

O fato de a criança estar inserida em uma cultura letrada tem importância significativa positiva em seu processo de leitura, principalmente nos primeiros anos escolares, que é considerado o processo de aprendizado da leitura, como base para o ensino, pois, é primordial que a criança tenha uma base de leitura para poder escrever , segundo Sylvia:

O que vemos comumente em sala de aula entretanto, é a ausência de preocupação do professor em buscar maior grau de intersubjetividade. Cabe a ele educador exclusivamente a definição da perspectiva sob a qual o assunto da aula deve ser focalizado e qualquer tentativa pelo aluno de assumir qualquer outra perspectiva é imediatamente rechaçada (2002, P. 22)

Daí, pode-se observar a necessidade de mudança no âmbito educacional, no que desrespeito a alfabetização no contexto literário, onde pode ser aberto um leque de possibilidades ao educador, para que possa trabalhar em sala de aula a leitura de forma prazerosa e diversificando os contextos á serem inseridos em sua metodologia educacional. Sylvia afirma que:

Permitir a discussão do assunto sobre uma outra ótica não apenas propiaria a intersubjetividade, mas permitiria também que o professor conhecesse o saber que a criança traz para a escola. Entretanto esse saber não interessa ao professor assim como não lhe interessa criar uma interação partilhada do objeto em estudo uma vez que ele parte do princípio de que o aluno nada sabe de que cabe a escola definir o nível de ensino a partir dos programas e do livro didático. (2002, p. 23).

A experiência do professor com o ensino mostra que é fundamental no processo de ensino, por isso a necessidade do educador estar em contínuo aperfeiçoamento, se reciclando e tomando medidas para que seu ensino não fique rotineiro tornando determinada aula um tanto desagradável.

3. A HISTORIA DA LEITURA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Geralmente se diz que toda criança ao chegar em uma escola já tem uma concepção de escrita e leitura nem que seja de figuras. Mais é necessário esclarecer que esse fator acontece de criança pra criança, sendo que cada uma tem um grau de dificuldade ou não em determinado assunto, além disso, a passagem por creches não contribui em quase nada para esse processo de letramento da criança.
A história do letramento infantil no Brasil influencia no desenvolvimento atrasado da leitura, de forma que hoje no Brasil essa posição é internalizada pelas crianças; maioria de comunidades onde chegam a escola sem um fator de valorização para aprendizagem da leitura.
O letramento da criança parte do princípio em que são necessário elementos fundamentais entre eles a percepção de um texto e a didática funcional da língua, para que o que esteja lendo tenha coerência e coesão que são elementos básicos ara que um texto tenha fundamento, o processo de letramento tanto da codificação oral e da leitura estabelece relações entre a linguagem oral e a escrita, sendo que é o conjunto de todos esses fatores que forma a leitura.

3.1 ENSINAR A LER OU EDUCAR PARA A LEITURA

A criança deve ter oportunidades para vivenciar desde o início de seu convívio na escola a funcionalidade da leitura, o porque de se aprender a ler, escrever e interpretar, e para que serve tais conhecimentos? mas isso só acontece quando se o oferece á criança para leitura de materiais com sentido que faça despertar a curiosidade para a descoberta do mundo da leitura. A partir daí, o educador irá primeiro ensinar a ler, pra depois educar para a leitura de forma que as crianças conheçam os diversos gêneros textuais, tipos e modalidades da literatura; a relação de cada criança com o mundo da leitura de certa forma será então diferente, já estará intimamente inserida em um novo mundo.
Quando se fala em métodos de alfabetização, quando se enfatiza a necessidade que a criança seja alfabetizada em um contexto literário, operando-se ao mesmo tempo da expressão escrita, e não apenas lendo sem saber do que realmente se trata coloca-se em destaque a necessidade da família também trabalhar na sua criança o gosto pela leitura.

4. A LEITURA Á PARTIR DA PRÁTICA

Geralmente a pratica da leitura pode ser dificultada pela complexidade de interpretação sim, pois, não é necessário somente ler, mas também interpretar; não esquecendo que um livro por exemplo, não é composto somente da história central, também deve ser identificado a tipologia textual; os diferentes termos lingüísticos e muitas vezes podemos identificar o gênero. A leitura vai além da interação, deixa de ser busca de respostar e passa a ser busca de significados contidos no texto. Segundo Sylvia:

A construção da leitura não pode ser vista independentemente da construção da interação na qual ela se deu, ambos os processos se influenciam mutuamente, num primeiro momento a criança ativa o padrão escolar de interação, e atribuindo ao adulto as características atribuídas, na escola, ao professor vêem no como uma autoridade inquestionável, o detentor do saber cabendo a elas apenas cumprir as determinações. (2002, p. 152)


É importante enfatizar que a construção da leitura nesse contexto se dá por etapas em que aos poucos serão inseridas todas as crianças sendo em grau de dificuldade ou não. É necessário que o educador respeite cada criança de modo que algumas aprendem com maior rapidez e outras atrasa um pouco mais muitas vezes porque encontra dificuldades e precisa de uma atenção maior. É aí que entra a questão do professor preparado, onde ele vai procurar onde estar a dificuldade do aluno e com toda a sua experiência irá ajudar o aluno a superar seus limites.
Quando a criança assumir-se como produtora da escrita, principalmente como assumir-se como alguém capaz de criar uma história; sendo a partir de experiências reais ou imaginárias, onde poderá livremente utilizar sua capacidade inventiva de modo a conquistar efeitos como suspense, emoções, humor. Aí irá surgir mas ainda o interesse por conhecer novas historias e vai em busca da leitura e compreensão das mesmas.
A escola precisa criar situações em que a produção dos alunos torne algo social, podendo ser em amostras pedagógicas em que será explorada a criação de cada aluno, fazendo com que se sintam motivados a novas produções.
Quando a criança em processo de aprendizado da leitura é proposto o desafio de escrever ela pode demonstrar um conhecimento da escrita que não se esperava alcançar é onde irá o educador perceber o quanto a leitura é importante para o desenvolvimento do aluno de forma que escreva de forma correta com muito mais idéias e possibilidades.de acordo com Sylvia(2002, p. 103)

A coerência estabelecida pela criança para o texto fica bem marcado, pelo uso de "por isso" estabelecendo uma relação de causalidade entre a perspectiva do inicio do texto e a perspectiva do final construído. A intervenção do adulto apontando algum conflito, leva a criança apenas a buscar novos argumentos para sua interpretação a partir de sua posição interpretativa, mas não á buscar a incoerência para qual havia sido alertada.

Desta forma é importante analisar as maneiras de trabalhar a leitura e de que forma corrigir possíveis erros cometidos pelos educando durante o processo de aprendizado da escrita sendo que é um elemento primordial ao desenvolvimento da leitura.


5. A FORMAÇÃO DE LEITORES NO MUNDO MODERNO


A escola deve dimensionar o verdadeiro sentido da leitura e da formação de leitores no mundo moderno. pois se vivemos em uma sociedade letrada o acesso á leitura é condição indispensável a participação social, como Pessoas de leitura aptas a penetrar nos horizontes vinculados em textos críticos, são pessoas capazes de colher subsídios que as ajudem frente aos problemas sociais. São essas pessoas letradas que cada dia conquistam o seu espaço na sociedade, portanto é dever de todos. É um direito garantido por lei, que cada pessoa seja alfabetizada conforme a lei 9.394/96 recepcionada pela constituição federal de 1988.. É necessário em um mundo moderno que o professo esteja lendo e relendo a realidade a sua volta, nas páginas dos textos literários, conforme, a realidade recriada pala ficção e nas páginas de jornais e vínculos informativos a realidade e mostrada, ou seja, deve estar em contínuo aperfeiçoamento.

6. O PAPEL DA ESCOLA, METODOLOGIA Á SER APLICADA

A escola tem uma missão fundamental no processo de aplicação de metodologias para um melhor aproveitamento do aprendizado. Onde entra a questão de que a escola deve estar aberta a sugestões, aproveitando as que busquem renovação, de trabalhos pedagógicos, onde a leitura deverá ser inserida de forma lúdica e contextualizada, fazer parte de uma metodologia mais ampla na vida escolar.
Uma nova metodologia a ser aplicado na escola visa uma tarefa principal que é a de permitir que o professor trabalhe da melhor forma com os alunos de forma a procurar melhorias no setor educacional. Ainda há quem acredite em uma escola construtivista, onde são realizadas mudanças e está em continuo aperfeiçoamento de suas metodologias educacionais e procurar maior interação entre o aluno e o professor. Para Sylvia:

A relação tensa entre o professor criada em sala de aula, pelas próprias características da interação que aí se da, pela sustentação do poder de autoridade do professor e pela desmotivação dos alunos, aparece ter sido transposta para a situação dos encontros, numa situação direta á atividades de leitura e á figura do adulto-leitor (2002, p. 130)


Essa percepção se daria quando do surgimento de um conflito entre a interpretação que o leitor esta dando ao texto e ás informações apresentadas pelo autor. Isto implica uma visão do texto como produção de um autor que através dele, tenta dizer que a partir de uma perspectiva é importante que o professor tente entender o que o aluno tenta passar para isso é necessário uma nova metodologia de ensino da escrita em questão da leitura.
Entretanto, com uma nova metodologia sendo inserida no contexto escolar ocorrerá melhorias onde os alunos sentiram-se mais á vontade com os professores e os professores estarão inseridos em uma perspectiva ainda mais atualizada do ensino de forma que a escola também, com isso será mais prazerosa para o professor ensinar e para o aluno aprender. É onde ocorrerá a interação entre aluno escola e professor. Neste caso o professor estará em busca cada vez mais de aperfeiçoamento tornando-se leitores e formadores de leitores cidadãos que sentirão gosto pela leitura, fazendo com que tenham o hábito de ler e de inserin-se no habito na vida social.
É interessante que a leitura torne-se lúdica, podendo ser trabalhada de diversas maneiras podendo ser inserida á qualquer ambiente, trazendo paz, tranqüilidade e acima de tudo sabedoria sendo que aqueles que lêem sabem mais, com uma metodologia diferenciada abrirá um leque de possibilidades para que a criança seja transformada em leitores de bons livros e pessoas inteligentes e motivadas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao termino deste artigo pressupõe que a leitura é uma parte de fundamental importância para o desenvolvimento da criança em um cidadão onde esta venha contribui de forma especial na educação, sendo importante para o desenvolvimento da criança onde uma metodologia de ensino da leitura será inserida no contexto educacional destas crianças e irá melhorar o ensino aprendizado daqueles que estão sendo inseridos na vida escolar e não tem ainda a concepção de leitura,
Será formado verdadeiros leitores a partir de uma nova metodologia educacional, em que a escola e o professor serão participantes junto com a família, que é o elemento principal na educação da criança.
Neste contexto cabe a cada família, a escola e o professor intervir é participar de forma indispensável na vida escolar da criança, apoiar e incentivar novas perspectivas, para adquirirem um melhor ensino. É estimular e incentivar a criança á ler para que seja despertado não só na escola ou família o interesse pela leitura, mas, que surja no aluno o interesse através da motivação que foi feita pela família, professor e a escola.
Pode ser identificada neste artigo a importância que a escola e o professor tem para a educação, sendo que é a partir dos mesmos que a educação pode ser inovada de forma que todos sejam participantes e inseridos em um contexto educacional inovador, que tem a necessidade de trabalhar as com diversas formas da leitura em uma sala de aula.
O estudante está em um processo de aprendizado, onde esta a disposição da escola e é nesse sentido que a escola deve entrar com novas estratégias, que iram trazer o aluno á adquirir novas possibilidades de ensino, onde será usada a leitura como uma dessas metodologia de aprendizado. É uma forma de trazer o aluno para uma realidade que ainda não conheça, onde será atraído para o mundo da leitura de forma á não perder o interesse, mas que esse interesse deverá ser renovado e aperfeiçoado á cada etapa da educação em seu período escolar; o que acarretara em um cidadão que mais á frente vai inserir a leitura de livros em sua vida.

REFERÊNCIAS

PIERRE, Bordieu. Práticas da leitura, 4ª Ed. São Paulo, Ed. Estação liberdade ltda, 2009. Cap. 75, p. 9-266

INGEDORE, V. koch. Ler e compreender os sentidos do texto, 2ª Ed. São Paulo, Ed. Contexto, 2008. Cap. 1, p. 10-214

Sylvia, B. Terzi. A construção da leitura, 3ª Ed. São Paulo, Ed. Pontes, 2002. Cap. 4, p. 9-165.