Professor ? Gestor do Conhecimento: o professor na Era Digital
 
Professor ? Gestor do Conhecimento: o professor na Era Digital
 


Sonia Maria Costa da Silva

Pedagogia  Gestão Escolar

Psicopedagogia Institucional - Docência Superior

educaaopdg@yahoo.com.br

Resumo: Este trabalho tem como objetivo listar algumas características do professor gestor do conhecimento e definir o que é um professor gestor do conhecimento, inovador da sua práxis pedagógica na Era da Tecnologia Educacional.

Palavras-chave: Características do Professor Gestor do Conhecimento, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Introdução.

"O educador não é mais aquele que vende seu tempo para a escola, mas sim um detentor de competências que agregam valor para o alcance dos objetivos institucionais".

(Marcelo Freitas)

O mundo passa por transformações devido aos avanços das novas tecnologias. Os professores nos dias de hoje, deparam com os "cyberalunos". As "Lan House" estão espalhadas por todo lugar, inserindo na mente dos jovens e crianças, informações variadas sobre todo tipo de assunto com os "Blogs", no "Orkut", com "jogos", no "MSN", através da Internet esse "cyberaluno", interage com pessoas de outros países, as informações são transmitidas de maneira rápida.

A Internet é uma vertente na educação. O ensino a distancia vem crescendo no Brasil, pois, as pessoas estão numa agitação ao crescimento profissional, tendo que administrar seu tempo da melhor forma buscando assim a Educação a Distancia para sua especialização profissional e aprimoramento de seus conhecimentos.

Cada vez mais, a Internet é o principal meio de comunicação e consulta utilizada pelos jovens. Hoje em dia, existem até mesmo sites especializados que contam com professores on-line para tirar dúvidas dos estudantes. No entanto, segundo alguns críticos, facilitando os acessos aos mais diversos tipos de informações está ocasionando uma superficialidade nas pesquisas escolares. São freqüentes os casos de alunos que copiam na íntegra os trabalhos encontrados em sites da rede.

A falta de orientação correta do professor e de uma educação para os meios, por parte da escola, são as principais causas do "copia e cola". Não é suficiente que o docente diga apenas para que os discentes pesquisem na Internet sobre um determinado assunto. Por isso, que o professor gestor do conhecimento deve estar interado nas mudanças tecnológicas, para poder orientar seu aluno interagindo e motivando-os na busca do conhecimento intelectual.

Características do Professor Gestor do Conhecimento.

O professor gestor tem coragem de ousar, inovar sem se distanciar de sua missão de educar para um novo mundo. Na sala de aula, esse profissional da Era do Conhecimento deve contextualizar o ensino, gerenciar o tempo e os processos educativos, trabalhar pautado na realidade e na sociedade que temos, promovendo o trabalho em grupo e com projeto.

Algumas de suas características são: buscar atualização em diversas áreas, constantemente; estimular e utilizar as tecnologias disponíveis na escola; conhecer a cultura da escola; ser participativo e comprometido com a escola e seus alunos; fundamentar suas ações a partir do P.P.P. (Projeto Político Pedagógico) e da realidade da escola; inovar usando as novas tecnologias para ministrar suas aulas; planejar, desenvolvendo atividades, a partir, do conhecimento que possui sobre o conteúdo; ser dinâmico; motivar seus alunos na construção do conhecimento e potencializar sua ação pedagógica.

O Professor Gestor do Conhecimento é um profissional que busca sua capacitação, melhorando sua práxis pedagógica no processo ensino-aprendizagem. Tendo a humildade de se colocar ao nível de seu aluno interagindo com ele, trocando as informações necessárias para a construção do conhecimento.

O professor que escolheu o caminho das oportunidades incorporou as habilidades e competências para a gestão de mudanças e processos. Pierre Lévy usa duas expressões para falar do arquiteto cognitivo e engenheiro do conhecimento: "aquele profissional responsável por traçar e sugerir caminhos na construção do saber".

Portanto, o professor gestor do conhecimento é um introdutor de novidades na sua atuação pedagógica, proferindo o conhecimento de maneira dinâmica, com responsabilidade e segurança, motivando seus alunos a debates, expressando suas idéias na construção do conhecimento com as seguintes características:

·Inovador;

·Atento as novidades tecnológicas;

·Dinâmico;

·Humilde;

·Motivador de seus alunos;

·Criativo;

·Observador;

·Posicionar-se frente aos conhecimentos;

·Integrar os múltiplos recursos tecnológicos;

·Preparar-se para decifrar e abranger imagem, analisando e arquitetando novas mensagens;

·Ajustar-se às novas características da escola;

·Perceber a aprendizagem como não conclusiva;

·Compreender a escola como re-elaboradora de crítica.

·Pesquisador.

Tecnologia Educacional

"O professor especialista e os alunos da EAD agora fazem parte de um processo midiático de aula e por isso precisam entender e aprender como usar e se portar no ambiente da videoconferência." (Cruz, 2001)

Na sociedade contemporânea, os espaços coletivos da produção, construção e disseminação do conhecimento vem sendo expandidos e interconectados, principalmente em função do crescimento vertiginoso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. A nova realidade comunicacional característica da sociedade do conhecimento exige novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimentos.

As novas tecnologias da informação, conjuntas ao trabalho de programação visual e à forma docente voltada para aulas em videoconferências criam um novo processo de aprendizagem. A Tecnologia Educacional trouxe uma abertura e uma facilidade para os indivíduos que sempre encontraram dificuldade ao retomar os estudos. Os alunos da EAD têm a facilidade de moldar o seu curso no horário e local de melhor acesso, pois através da internet o discente se conecta com a plataforma de sua Universidade no horário marcado em comum acordo professor/aluno da sua residência ou do seu trabalho e realiza suas atividades aumentando seus conhecimentos na área escolhida. Para Cruz (2001) "a midiatização da sala de aula ocorre como um processo de transformação do espaço educativo dos quais professores e alunos cria novas rotinas e relações a partir de parâmetros nunca vistos na história da educação."

A necessidade de mudanças na configuração do processo de ensino, diante novas perspectivas de educação continuada ou a distancia, e o surgimento de possibilidades tecnológicas ajustam-se ao modelo construtivista, que se baseia no principio de que o conhecimento é reflexão pessoal sobre o aspecto social do mundo, tendo como premissa a idéia de que o individuo é agente de seu conhecimento. As novas tecnologias de comunicação e informação permitem mudanças significativas nos ambientes educacionais. Na busca da formação integral do discente, para que se transformem em produtores de conhecimentos e não em meros receptores de informação, surgiu a necessidade de uma comunicação multidirecional, mediada por tecnologias apropriadas. Com isso, o enfoque pedagógico usará a seguinte metodologia: material atraente em linguagem adequada; atividades relevantes e contextualizadas; troca de experiências e interação social; fontes de informação de qualidade.

A educação a Distancia é uma modalidade que mantém uma preocupação em articular conteúdos, objetivos e a iniciativa do educando, como qualquer processo pedagógico. A Tecnologia da Informação e Comunicação vem modificando as possibilidades de interação a distancia pondo á disposição dos sistemas, técnicas rápidas, seguras, eficientes, como e-mail por exemplo. Na Tecnologia Educacional percebe-se uma diversidade e, com isso, é preciso valorizar as diferenças culturais, geográficas, sociais, economicas e estimular idéias, opiniões e atitudes para desenvolver a capacidade de aprender a pensar, sendo assim, é preciso levar o aluno da Educação a Distancia a obter o controle consciente do aprendido. A EAD não é somente um espaço físico, mas também um espaço psicológico, sociológico, cultural, econômico, filosófico entre outros. Para Assmann (1998), "... A ampliação do potencial cognitivo humano pelas tecnologias de comunicação interativa engendra processos de ensino-aprendizagem mais complexos e cooperativos."

A EAD diferencia-se do ensino presencial por constituir um sistema tecnológico de informação e comunicação virtual, bidirecional utilizando a interação pessoal na sala de aula e a interação virtual.

Finalizando, a Tecnologia da Informação e Comunicação trouxe novos recursos a educação criando a Tecnologia da Educação. O ensino caracteriza-se pela instrução, transmissão de conhecimentos e informações, por meio do processo ensino-aprendizagem levando o individuo a construir seu aprendizado. Com as novas tecnologias o aluno se torna mais ativo, opera na construção do saber participando ativamente do seu próprio crescimento utilizando as tecnologias.

Conclusão

Com a globalização a Internet se tornou uma vertente na educação. O educador deve se preparar para orientar seus alunos na era da informática, pois, a falta de orientação correta do professor e a carência na educação para os meios, por parte da escola, são as principais causas do "copia e cola". Os estudantes devem aprender a investigar na Internet, tendo a percepção do contexto da leitura e elaborando seu próprio texto com o que foi absorvido da pesquisa.

Encontram-se muitos trabalhos idênticos, devido ao "copia e cola". O professor-gestor do conhecimento deve se capacitar em sua área para transmitir o conhecimento com dinamismo, criatividade, usando recursos variados, tornando sua aula mais atrativa, chamando a atenção de seus alunos com a participação de todos. São principais características doProfessor Gestor do Conhecimento:buscar atualização em diversas áreas, ser dinâmico e motivar seus alunos na construção do conhecimento. Pierre Lévy usa duas expressões para falar do arquiteto cognitivo e engenheiro do conhecimento: "aquele profissional responsável por traçar e sugerir caminhos na construção do saber".

Portanto, o professor gestor do conhecimento é um introdutor de novidades na sua atuação pedagógica, proferindo o conhecimento de maneira dinâmica, com responsabilidade e segurança, motivando seus alunos a debates, expressando suas idéias na construção do conhecimento, mantendo um ambiente saudável, onde a interação e participação nas tarefas são atitudes espontâneas, criando um espaço de construção de saberes dinâmico. O docente da Era Digital tem a responsabilidade de estar sempre antenado as novas tecnologias, se capacitando para desenvolver mais habilidades e métodos pedagógicos dinamizados pela internet. Aproveitando os ciberespaços e estimulando seus ciberalunos a buscarem seus conhecimentos descobrindo novos recursos para desenvolver seu aprendizado.

O professor Gestor do Conhecimento é um especialista em Tecnologia da Educação com capacidade de realizar uma interação dos conteúdos dos trabalhos e fundamentar sua atuação de modo que os conteúdos não fiquem segmentados e desconexos e sim, desenvolvam uma rede complexa integradora formando um hipertexto contemplador de todas as disciplinas, possibilitando ao aluno a oportunidade de ir à busca do conhecimento que lhe é mais motivador.

Referências Bibliográficas:

-RAMAL, Andréa Cecília. "O Professor do Próximo Milênio" in REVISTA AULAS E CURSOS, UOL, http://www.uol.com.br/aulasecursos.

-RIPPER, Afira Vianna. O PREPARO DO PROFESSOR PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS. In: Informática em Psicopedagogia  Vera Barros de Oliveira (org.). São Paulo, 1996  (Texto adaptado).

-BORDENAVE, J. D. e PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, Vozes, 1978, p. 210-12.

-RAMAL, Andréa Cecília. "Tecnologia e Educação" in PALESTRA, Universidade Cândido Mendes, jul. 28, 2006. Rio de Janeiro.

-ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação: Rumo à Sociedade Aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

-LÉVY, Pierre. Inteligência Coletiva: Por uma antropologia do Ciberespaço. 2ªed. São Paulo: Loyola, 1999.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Sonia Maria
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Graduada em Pedagogia-Gestão Escolar. Pós-Graduada em Docência Superior e Psicopedagogia Institucional. Autora de alguns artigos, projetos no campo da Educação. Autora de cursos de extensão e Pós-graduação para instituição de nível superior. Consultoria Psicopedagogica. No momento escrevendo um livr...
Membro desde setembro de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: