PROECOTUR - PÓLO TAPAJÓS

O turismo é uma atividade econômica que passou a ter atenções diferenciadas nas ultimas décadas, vários países no mundo estão encontrando na pratica turística, uma fonte de renda significativa em suas economias, assim como também passou a ser um empreendimento muito visado por grandes empresários partindo desta primeira analise feita ,de que o turismo se tornou um negócio bastante rentável. Afinal o que caracteriza o turismo? Para De La Torre o turismo se caracteriza por um fenômeno social de deslocamento de indivíduos ou grupos, que podem se deslocar por uma serie de motivos, motivos estes que os fazem sair de suas residências para outros lugares, promovendo assim uma serie de relações, sociais, econômicas e culturais.

A partir da década de 80 do século XIX um novo ingrediente foi incorporado ao turismo, este voltado para um uso do turismo tradicional com a maior preocupação de desenvolver critérios que diminua ao máximo impactos ambientais, este passou a ser chamado de ecoturismo, com a preocupação de utilizar de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando a sua conservação. Procura-se também promover no turista uma consciência ambiental.

Para que se possa alcançar tais anseios para a prática do ecoturismo o mesmo fundamenta-se em dois princípios básicos: Os recursos naturais das áreas visitadas não poderão ser comprometidos e as populações vizinhas a estas áreas devem ser envolvidas e beneficiadas pelo Ecoturismo. Sobre este aspecto Paes Loureiro faz considerações, partindo de uma analise principiada na globalização, quando faz ponderações ao redirecionamento do turismo para o ecoturismo, considerando que com o processo de globalização e o nível de informações urbanizadas alcançadas pelas populações fez com que as torres, o grandes arranha céu, os grandes monumentos deixassem de ser o foco do turismo. Esse fenômeno discutido por Paes Loureiro permite se tirar uma conclusão, essa destacando que o grande potencial turístico tanto discriminado desde os primórdios da colonização brasileira hoje se apresenta em grande destaque que são as manifestações culturais e naturais de povos e suas localidades.

Para essa nova roupagem do turismo Paes Loureiro também lembra que a globalização se alimenta de condições inovadoras exigida pelo consumo dos indivíduos e para tanto vai tentar se apoderar dessas manifestações culturais a ponto de escravizá-las, e daí a preocupação do turismo servir apenas como alavanque econômico e não cumpra aquilo que mais se deseja dele que a tentativa de erradicar a pobreza, e inclusão social.

No Brasil os cenários naturais da Amazônia são os grandes incentivadores do chamado turismo ecológico. Por conta deste fato o Governo Federal criou o Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo da Amazônia Legal- Proecotur, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável do turismo da região. Para isto foram definidos pólos de ecoturismo, que se tornaram zonas prioritárias para a implantação de projetos do poder público e para a atração de empreendimentos ecoturísticos particulares.

Como todo projeto nessa área- seja ele de iniciativa privada ou pública- o Proecotur está sintonizado, em seus propósitos, com a geração de alternativas para atividades degradadoras do meio ambiente, contribuindo para a preservação da biodiversidade. As possibilidades para o desenvolvimento do turismo na Amazônia são enormes. Cada estado da região tem um forte potencial turístico a ser explorado, com paisagens incomparáveis. Trazendo a pauta da discussão o verdadeiro norteador dessa produção, que é a região Norte, para ser mais especifico a região do tapajós, consta-se que o primeiro plano de turismo para a Amazônia foi elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia ? SUDAM , na década de 70, neste plano a atividade seria um segmento econômico que iria incentivar a desenvolver a região garantindo seu crescimento sócio econômico ainda na tentativa de integrar a Amazônia ao resto do país. Em se tratando de estado do Pará Santana afirma que:

O plano de desenvolvimento turístico do Pará elaborado no ano de 2001, tinha por finalidade propor estratégias para que o turismo se desenvolvesse de maneira a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos paraenses. Essas estratégias visavam contribuir nesse processo de modo a aproveita a cultura e as paisagens como atrativo. O plano indicou seis pólos: Belém, Amazônia- Atlântica , Araguaia- Tocantins,Tapajós,Xingu,Marajó).(Santana2010)


É notória a preocupação do governo com o desenvolvimento do turismo- como o apoio à implementação das unidades de conservação já constituídas, como o Parque o Parque Nacional da Amazônia, a Floresta Nacional do Tapajós, a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e as Áreas de Proteção Ambiental de Alter do Chão) ( Brasil 2007 ). Mas se tratando do pólo tapajós ainda pode ser verificado falhas contundentes com relação às políticas públicas, que embora existam, não conseguem suprir o principal interesse de seu plano piloto nacional, onde na maioria das vezes, no ato de se implantar a atividade ecoturística as populações acabam ficando de fora de grande parte do processo e por conseqüência acaba tendo um desrespeito para com o localismo que de automático passa a ser escravizado pelo grande capital.







Referencias bibliográficas
PAES LOUREIRO, João de Jesus, Cultura Amazônica: Uma Diversidade Diversa ( 2000 )

Leia mais em: http://www.webartigosos.com/articles/74703/1/AMAZONIA-E-O-CAPITALISMO-UM-APARTAMENTO-COMPLEXO--/pagina1.html#ixzz1WkUgpRFm


SANTANA, Eliane. Políticas de turismo e desenvolvimento socioespacial nos municípios de Soure e Salvaterra, Ilha do Marajó-Pará. V Encontro Nacional da Anppas.Florianópolis - SC ? Brasil. 2010.

Amazônia uma analise multidisciplinar , Moderna 2001. São Paulo, Sanches Roz;

SANTANA, Eliane. Políticas de turismo e desenvolvimento socioespacial nos municípios de Soure e Salvaterra, Ilha do Marajó-Pará. V Encontro Nacional da Anppas.Florianópolis - SC ? Brasil. 2010.

MAMEDE, Gladston. Tratamento Constitucional do Turismo in Direito do Turismo. São Paulo: Atlas: 2001. Pg. 63

http://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Manuel_de_la_Torre

BRASIL. Plano de desenvolvimento Regional Sustentável para Área de Influência da Rodovia BR 163 (Santarém - Cuiabá). Grupo de Trabalho Interministerial. 2006.