CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC – SANTO AMARO - EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA- CURSO DE PÓS – GADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

                             

 

 PRODUÇÃO INDIVIDUAL

 

 

 

 

 

 

MANAUS-AM

 2014.

 

 

JARDEL SEIXAS RIBEIRO

TURMA 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A EDUCAÇÃO E O MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO DIRECIONADA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

MANAUS-AM

2014

 

CONCEPÇÃO

 

    

1 TEMA

 

 

A EDUCAÇÃO E O MEIO AMBIENTE

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

 

 

EDUCAÇÃO DIRECIONADA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DURAÇÃO

O PROJETO TERÁ DURAÇÃO APROXIMADA DE UM(O1) ANO

3 PROBLEMA

 

        Até que ponto em consonância com o meio ambiente a educação voltada para o desenvolvimento sustentável pode trazer melhor aprendizado para os alunos do ensino fundamental.

4 JUSTIFICATIVA

          A motivação para a realização deste projeto se deu em função de vários fatores. Um deles foi por ter abraçado a grande oportunidade, com a confecção deste trabalho, no qual certamente trará mais conhecimento, maturidade e qualificação profissional na prestação das atividades daqueles que certamente contribuirão para o avanço e desenvolvimento de nossa educação em nível fundamental, pois é essa a grande importância que o tema trás.

          Outro motivo é levar conhecimento esperando o máximo aproveitamento pelos alunos, por este projeto se fazer deveras relevante e muito importante para o ensino fundamental em relação à atual conjuntura, pois mostra a quebra da harmonia entre seres humanos e o meio ambiente efetuada pelo desenvolvimento social (aparecimento de indústrias, aglomeração urbana, etc.) que acarretou em uma considerável baixa no nível de vida do ambiente, que acabou por destruir rios e devastar grandes áreas verdes, e, uma vez que vivemos numa época de descuido e relaxamento, pra não dizer descaso, com o meio ambiente, por aqueles que detêm o poder de interferir nas manobras devastadoras de seres humanos, sem esquecer é claro, as fortuitas causadas pela própria natureza, que são causadoras de grandes prejuízos a ele.

          E por meio do incentivo a pesquisa, consultas a internet, revistas e etc., faremos os alunos se aprofundarem no conhecimento do assunto pois acreditamos que tal fato seja consequência da ignorância de muitos que sequer percebem a crueldade e o mal dispensado para o Planeta em que vivem.

          E diante do conhecimento dos alunos quanto ao assunto, mostraremos neste trabalho a importância de educar o aluno na matéria sustentabilidade, para a época em que vivemos, demonstrando do seu conceito, princípios, introdução no País, até e principalmente, a relação que tem com o ser humano que de certa forma contribuirá para um melhor desempenho do dissente em relação ao assunto a que se destina, além, da melhoria e os cuidados que devemos dispensar a ele, utilizando a educação como sua mediadora direta.

          Portanto, é notório que tal assunto é socialmente importante pois todos tem o dever e o direito de conhecer as necessidades que o meio ambiente tem para saudavelmente sobreviver e sustentabilidade é só mais um meio voltado à proteção da qualidade do meio ambiente, tratando-se para alguns de um direito que tem por base teorias de políticas ambientais transpostas em leis específicas, bem como é a biodiversidade a exuberância da vida na terra num ciclo interminável de vida, morte e transformação, onde a conexão de ambos com o envolvimento social que geram bens e serviços a partir desses conceitos locais, que se voltam a formação de cadeias de produção de interesses dos povos e comunidades, com harmonia e sustentabilidade envolvendo justiça social e respeito mútuo. Esses foram os fatores que me levaram a optar por tal tema de grande relevância nacional e social, que certamente contribuirá nos desenvolvimentos dos estudos fundamentais , médios e até acadêmicos daqueles que almejarem galgar pela estrada dos estudos dos cuidados, proteção e desenvolvimento do meio ambiente.

5 OBJETIVOS

 

5.1 Geral:

Demonstrar, embora ainda exista pouca visibilidade interna quanto a importância desse tema, a relação de fundamental importância que a educação tem com o desenvolvimento sustentável.

5.2 Específico:

a) Identificar como poderá ser usada a educação para orientar alunos a colaborar com esse desenvolvimento;

 b) Contextualizara partir de uma inicial abordagem, os conflitos que prejudicam os alunos que desconhecem a importância hoje da sustentabilidade.

6 METODOLOGIA

 

          Pretende-se nesta pesquisa teórica estudar, analisar,entender e expor os aspectos conceituais originários e mais importantes que circundam o tema, com isso se fará um estudo em diversos meios de comunicação, com jornais, revistas, revistas jurídicas, artigos científicos, em documentários na internet e principalmente  na lei, doutrina e se for o caso, jurisprudências relacionadas.

          Especificamente nas doutrinas utilizaremos livros de Direito Ambiental Constitucional, Direito Ambiental, Direitos da sustentabilidade e outras fontes específicas que abordem o tema em estudo.

Desse modo, em nossa forma de estudo, adotaremos uma abordagem textual dissertativo-descritiva e construtiva, baseada no método qualitativo, em farto levantamento bibliográfico acerca do assunto.

7 CONTEÚDO DO TRABALHO

               Nos últimos tempos o Governo brasileiro tem implementado diversas ações voltadas à promoção dos produtos para a sustentabilidade e sociobiodiversidade na economia formal visando à agregação de valores socioambiental, à agregação de renda e à segurança alimentar de povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares. Nesse sentido se faz necessário a aplicação de políticas de prevenção que atuem no controle da fabricação, manipulação e consumo de produtos novos, da biotecnologia, dos recursos hídricos e do aquecimento global. Entende-se também como benefícios todos os bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, que se voltam à formação de cadeia produtivas do interesse do povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares. Tal fato nos mostra o comum acordo entre os assuntos.

                Outro aspecto, é que as grandes promessas da modernidade, no desejo de responder às necessidades humanas, concentram-se nas vitórias, tanto da ciência como da tecnologia. Na linguagem marxista, atribuindo valor econômico às coisas pelo tempo de trabalho humano despedindo a produção do bem e, posteriormente, em substituição ao trabalho humano passando a valorar exclusivamente pela produtividade. Este novo referencial acabou coisificando a terra e extraindo tudo aquilo que pudesse ter valor no grande mercado das relações econômicas e sociais.

7.1 Pesquisas feita na WWF Brasil - O que é desenvolvimento sustentável?

www.wwf.org.br 

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

         Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

          Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

          Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. 

          Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. 

          O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Sua colaboração é fundamental para conservarmos o meio ambiente e garantirmos qualidade de vida para nós e nossas futuras gerações

          Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?

          O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível. 

          Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes. 

          Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.

          Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades. 

          Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial

 

 

7.2 Pesquisado em www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desenvolvimento_sustentavel.htm

          Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. É importante que haja a viabilidade econômica nas ações voltadas para a produção de bens e serviços, porém estes não devem comprometer o futuro das próximas gerações.

Conceito
          Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. 

          Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água).

Sugestões para o desenvolvimento sustentável:

-  Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha e etc.
- Coleta seletiva de lixo.
- Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares.
- Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;
- Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica.
- Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel.
- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água.
- Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis.
- Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo.
- Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô).
- Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro.
- Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas).
- Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas.
- Combate à ocupação irregular em regiões de mananciais.
- Criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos.
- Manutenção e preservação dos ecossistemas.
- Valorização da produção e consumo de alimentos orgânicos.
- Respeito às leis trabalhistas.
- Não utilização de mão-de-obra infantil e trabalho escravo.
- Uso da Gestão Ambiental nas indústrias, empresas prestadoras de serviços e órgãos públicos.
- Implantação, nos grandes centros urbanos, da técnica do telhado verde.


         Estas são apenas algumas sugestões para que o ser humano consiga estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a manutenção do meio ambiente. Desenvolvimento sustentável é o grande desafio do século XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo.

Desenvolvimento Sustentável no Brasil

          No Brasil, assim como nos outros países emergentes, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta. Embora haja um despertar da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais. Ainda é grande no Brasil o desmatamento de florestas e uso de combustíveis fósseis. Embora a reciclagem do lixo tenha aumentado nos últimos anos, ainda é muito comum a existência de lixões ao ar livre. A poluição do ar, de rios e solo ainda são problemas ambientais comuns em nosso país.

IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável)

          Desenvolvido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2002, tem como objetivo estabelecer comparações entre regiões do Brasil e com outros países, no tocante ao desenvolvimento sustentável. São utilizados dados econômicos, sociais, institucionais e ambientais. O último IDS, apresentado pelo IBGE em 2012, mostrou avanços nos últimos anos no tocante ao desenvolvimento sustentável no país. Porém, ainda estamos muito atrás com relação ao que tem sido feito nos países mais desenvolvidos.

8 PLANEJAMENTO

          Para um bom desempenho do projeto será necessário a realização de atividades externas, como, visitas a Órgãos responsáveis por tratamentos águas, lixões, Empresas de resíduos sólidos, Entidades protetoras do meio ambiente entre outros.

          É necessário demonstrar a todos que essas excursões e visitas terão como finalidade a coleta máxima possível de informações práticas que desenvolverão o senso de cuidado e conservação do aluno, através do aprendizado no campo da prática, pois a sustentabilidade se tornou indispensável para as gerações presentes conservando-se obrigatórias nas gerações futuras, o que indiscutivelmente é o objetivo central do projeto.

          Diante dessas atividades, que certamente demanda um tempo médio de aplicação, o projeto estipula um tempo máximo de um ano, para sua efetivação, levando em consideração o tempo gasto com as atividades externas que perdurarão por 06(seis) meses.

          Devido a matéria ser de grande importância será usados recursos da instituição que patrocina o projeto, assim como materiais de cunho pessoal dos alunos (ferramentas e objetos e materiais da natureza), que será pedido, mas que serão de fácil alcance evitando maiores dificuldades na participação maciça do discente.

          O autor do projeto, bem como alguns alunos eleitos democraticamente pelas turmas do ensino fundamental assessorados por equipes determinadas, serão os responsáveis pelas atividades que serão realizadas para elaboração do projeto.

 

 

 

 

 

 

 

9 EXECUÇÃO

          Selecionadas as equipes de alunos serão atribuídas as atividades que deverão ser realizadas, através da busca por mais informações que possam ampliar e até completar os conceitos já definidos, elaborando seus próprios conceitos e com isso aprimorando seus conhecimentos.

          As dúvidas que surgirem serão dirimidas pelo professor, que estará acompanhando de perto toda evolução e execução das atividades atribuídas às equipes.

          Ao fim dessa fase será verificado se surtiu o efeito esperado que é a associação dos conceitos e informações dos assuntos, a compreensão da importância da comunicação entre eles para melhor realização das pesquisas, se construiu-se um conhecimento diante dessas atividades com interação entres as equipes e todos os alunos chegando a desenvolver autonomamente suas perspectivas.

10 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

10.1 Avaliação inicial        

           Se a vontade de dominar a natureza é tão antiga quanto o próprio homem, não se pode negar que a sua proteção também remonta aos tempos mais antigos, o que demonstra grande desconhecimento por parte dos alunos, que apenas conhecem o assunto de ouvir dizer.

10.2 Avaliação formativa

           Foram feitas avaliações continuas dentro das realizações das atividades das equipes e dos alunos pelo professor, que, posteriormente reavaliará tudo de novo, desde o projeto até as atividades buscando reestruturá-los adequando-os aos objetivos estabelecidos anteriormente.

10.3 Avaliação final

         No Brasil se constatou que a LEI 4.771/65 confere alto grau de proteção não só aos ecos sistemas florestais, mas também a outras formas de vegetação encontradas nos espaços ambientais indicados, consubstanciados nas áreas de preservação permanente (APPs) e nas áreas de reserva legal(RL).

         Verifica-se que o objetivo foi alcançado, pois pelo abaixo exposto demonstra que o discente aderiu à mensagem enviada e velará pela aplicação das normas que regem a sustentabilidade no País, o que torna o projeto viável e aproveitável

          Diante de tudo pesquisado conclui-se que a abordagem da problemática ambiental pelas ciências sociais é relativamente recente, tendo ganhado maior visibilidade a partir do final dos anos 60 e, especialmente na Década de 70 do século passado, após a publicação do relatório Limites do Crescimento (Meadows et al., 1793) pelo Massachussets Institute of Tecnology(MIT) e a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente em Estocolmo no mesmo ano. A própria Ecologia, surgida como ciência na segunda metade do século XIX, tem adquirido autonomia, reconstruindo seu objeto de estudo e, dessa forma, abrangendo as relações homem-natureza (ecologia humana). Passando dai em diante a representar grande importância para o País.

          Verificou-se que ambientalistas alertam para os perigos do aumento na emissão de gases proveniente da queima de combustíveis fósseis. Uso de fontes alternativas de energia esbarra em interesses nacionais de países ricos.

          Concluiu-se que Junho de 2007 marcou o 15° aniversário da Eco ou Rio 92, conferência que reuniu mais de 180 nações para discutir o tema do meio ambiente. A partir daquela ocasião, o debate sobre o assunto se aprofundou e as nações se comprometeram a reservar um futuro mais promissor para as próximas gerações. Atualmente, pode-se perceber que a opinião pública compreende melhor as implicações sócio-ambientais geradas por modelos não sustentáveis de desenvolvimento econômico. Mas os dados já apontam para uma catástrofe em escala mundial

          O projeto nos mostra que a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

          Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

          Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

11 REGISTRO

ENCERRAMENTO

De volta aos contatos com os alunos em sala, desde a concepção foi feita uma reflexão sobre as atividades realizadas onde foram filtradas as principais informações de aprendizagem.

Tornando a finalidade do Projeto, foi avaliado que os alunos em sua maioria tiveram grande aproveitamento durante as execuções das atividades, agindo de forma organizada e fazendo reflexões sobre o assunto tema do projeto, aprendendo conceitos e maneiras fáceis de aderir a  sustentabilidade como meio de preservação para um futuro sadio. Diante das discussões coletivas todos são comuns na aceitação dos métodos e atividades do projeto que impulsiona com grande eficácia a sustentabilidade que como foi visto é, apesar de caminhar lentamente no País, a forma de obter crescimento econômico necessário que garante a preservação do meio ambiente. 

 

         

 

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BENJAMIM, Antonnio Herman. Introdução à Lei do Sistema Nacional de Unidade de Conservação. In: Direito Ambiental das Áreas Protegidas: o regime jurídico das Unidade de Conservação. Rio de Janeiro: Forense Universidade, 2001.

FIGUEIREDO, Guilherme José Puvin de. Curso de Direito Ambiental. 4 ed ,São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2010. p.44

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito ambiental brasileiro.São Paulo: Saraiva,2004.

LEUZINGER, Márcia Dieguez. Natureza e CULTURA: Unidades de Conservação de Proteção integral e populações tradicionais residentes. Curitiba: Letra da Lei & IBAP, 2009, P. 120

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo.35º. edição revista e atualizada

SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2011

http://jus.com.br

Direito Ambiental brasileiro: Surgimento,conceito e hermenêutica.

http://www.panplonaebraz.com.br

Direito Ambiental Definições e Princípios.

http://pt.wikipedia.org

Direito Ambiental.

http://anppas.org.br

O Direito Ambiental na Sociedade de Risco e o Conceito de Justiça Ambiental.

http://revista.feet.tche.br