UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA -UEPB
CENTRO DE HUMANIDADES " OSMAR DE AQUINO"
DEPARTAMENTO DE GEO-HISTÓRIA
CURSO DE GEOGRAFIA











LINHA DE PESQUISA
PRESERVAÇÃO E USO RACIONAL DO MEIO AMBIENTE




DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO
DE BELÉM ?PB











Autor: Marcelo Luis de oliveira
Orientadora: Profª Esp. Cléoma Maria Toscano Henriques.









GUARABIRA-PB
2006

MARCELO LUIS DE OLIVEIRA













PRODUÇÃO E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM ?PB































GUARABIRA, PB.
2006

MARCELO LUIS DE OLIVEIRA









PRODUÇÃO E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM ?PB













Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento dos requisitos necessário para obtenção do grau de licenciado em Geografia, sob a orientação da professora Cléoma Maria Toscano Henriques.
















GUARABIRA, PB.
2006
MARCELO LUIS DE OLIVEIRA





PRODUÇÃO E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO
DE BELÉM ?PB




COMISSÃO EXAMINADORA



___________________________________
Cleóma Maria Toscano Henriques
Esp. Análise Ambiental da Paraíba- UEPB
(Presidente ? Orientadora)



__________________________________
Paulo José de Lima
Ms. Em Geociências - UFPE
(2º Membro)




___________________________________
Antonio Sérgio
Esp. Análise Ambiental da Paraíba- UEPB
(3º Membro)







Aprovada em: _____/_____/____




GUARABIRA, PB.
2006

DEDICO:












































Gostaria de dedicar este trabalho a minha família, de quem recebo força e incentivo para enfrentar os desafios impostos pela vida.
AGRADECIMENTO.






A Deus, solicitado nas horas difíceis, porém, presente com certeza, em todos os momentos;
Á minha orientadora Profª Esp. Cléoma Maria Toscano Henriques, por ter deixado um pouco de lado suas tarefas para orientar-me no desenvolvimento do trabalho monográfico;
As pessoas que de livre espontânea vontade participaram da coleta de dados;
Aos colegas de turma pela amizade e troca de experiências durante o curso;
A todos os professores do Curso de Licenciatura plena em Geografia, que pela competência ajudaram-me a ampliar meus conhecimentos.







































































É a verdade o que assombra,
O descanso o que condena,
A estupidez o que destrói.
¨ Renato Russo ¨




SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 11

REFERENCIAL TEÓRICO 13

2.1. Lixo Numa Sociedade Consumista 13
2.2. Classificação dos Resíduos sólidos 15
2.3. Características dos resíduos sólidos 16
2.4. Produção do Lixo 18

DELIMITAÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO 20

3.1. O surgimento da Cidade de Belém/PB 20
3.2. As Características Geo-Ambientais 22
3.3. As Características Sócio-Econômicas 23

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 25

RESULTADOS E DISCUSSÕES 27

CONSIDERAÇÕES FINAIS 33


REFERÊNCIAS 34


















LISTA DE FOTOS

FOTO ? 01: Grande quantidade de sacos plásticos e restos de comidas
lançados na área do lixão. 28
FOTO ? 02: Caminhão caçamba utilizado na coleta de lixo. 29
FOTO ? 03: Área do lixão. 30
FOTOS ? 04 E 05: Estrada que leva ao lixão - Observa-se já o acúmulo de
lixo nas laterais. 32




LISTA DE QUADROS

QUADRO ? 01: Brasil-destino final do lixo (%). 18
QUADRO ? 02: Composição dos Resíduos no Brasil (%). 19
QUADRO ? 03:Coleta de lixo no Município de Belém (%). 31



LISTA DE FIGURA

FIGURA? 01 MAPA: Localização Geográfica da Área de Estudo-Belém. 24



























LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS



CEDEC ? Centro de Estudos de Cultura Contemporânea.
CEMPRE ? Compromisso Empresarial para Reciclagem
EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba.
hab. ? Habitantes
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Km2 ? Quilômetros Quadrados

Resol. Resíduos sólidos
































043 ? Geografia



DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM ?PB



AUTOR: Marcelo Luis de Oliveira/CH
ORIENTADORA: Cleóma Maria Toscano Henriques DGH/CH/UEPB
BANCA EXAMINADORA: Profª Ms. Paulo José de Lima DGH/CH/UEPB
Profª Ms.Ana Glória da Silva Marinho DGH/CH/UEPB




A questão do lixo é um problema de ordem mundial, pois, quanto maior o desenvolvimento, maior será a produção de lixo. A partir desse fato surge alguns problemas tais como: forma de coleta, como tratar e que destino dar a esses resíduos. O objetivo desse trabalho é mostrar a forma inadequada de deposição final dos resíduos sólidos no município de Belém-PB, além de suas conseqüências e de como minimizar esses impactos ao meio ambiente, através de uma política ambiental de conscientização da população dos problemas provenientes do lixo. A preocupação com esses problemas e o desejo de alertar a comunidade para o tratamento correto do lixo foram os motivos que me levaram a desenvolver esse trabalho. Para obter os objetivos desejados foram utilizadas pesquisas literárias, visitas aos lixões e entrevistas. O trabalho foi estruturado em capítulos, com a seguinte divisão: Introdução, Referencial Teórico, Delimitação Histórico-Geográfico, Procedimentos Metodológicos, Discussão dos Resultados e Considerações Finais. O grande problema da "era dos descartáveis" é dar um destino final aos resíduos sólidos sem prejudicar o meio ambiente e a comunidade.


Palavras-chave: Resíduos, meio ambiente e lixões.













ABSTRACT


FINAL DESTINATION OF SOLID WASTE IN THE MUNICIPALITY OF BELÉM ? PB


AUTOR: Marcelo Luis de Oliveira/CH
ORIENTADORA: Cleóma Maria Toscano Henriques DGH/CH/UEPB
BANCA EXAMINADORA: Profª Ms. Paulo José de Lima DGH/CH/UEPB
Profª Ms.Ana Glória da Silva Marinho DGH/CH/UEPB




The issue of garbage is an issue of world order, because the higher the development, the higher the production of waste. From this fact arose some problems such as: form of collection, how to handle and that target give these residues. The goal of this work is to show the improperly final deposition of solid waste in the municipality of Belém-PB, besides its consequences and how to minimize these impacts to the environment, through a policy of environmental awareness of the population of the problems from the trash. The concern with these problems and the desire to alert the community to the correct treatment of garbage were the reasons that led me to develop this work. To obtain the desired objectives were used literary researches, visits to garbage dumps and interviews. The work was structured in chapters, with the following breakdown: Introduction, theoretical, historical-Geographical Delimitation, Methodological Procedures, Discussion of results and final considerations. The big problem of "era of disposable" is to give a final destination solid waste without harming the environment and the community. Keywords: Waste, environment and garbage dumps.


Keywords: Waste, environment and garbage dumps.






















INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios com que se defronta a sociedade moderna é o equacionamento da questão do lixo urbano. Além do expressivo crescimento da geração de resíduos sólidos, sobretudo nos países em desenvolvimento, observam-se, ainda, ao longo dos últimos anos, mudanças significativas em suas características. Essas mudanças são decorrentes principalmente dos modelos de desenvolvimento adotados e dá mudança nos padrões de consumo. Os objetos são fabricados para durar menos temp e serem substituídos por novos e mais modernos, provocando montanhas de lixo, principalmente nos países ricos, além das embalagens que contribuem para um aumento considerável de todo o lixo existente no planeta.
Portanto, não podemos tratar dos problemas causados pelos resíduos sólidos de forma geral, porém de maneira diferenciada de município dependendo principalmente da disponibilização de cada administração pública, para tratar o assunto do lixo, o que também não significa, que eles são menores ou mais fáceis de encontrar solução em cidade de menor porte, onde parece que os resíduos sólidos não causam tantos problemas. No entanto, poderá trazer grandes problemas para a população, já que há um crescente acúmulo dos resíduos sólidos a cada ano, além da contaminação do solo.
Os Municípios brasileiros vêm desenvolvendo um modelo de gerenciamento de resíduos sólidos enfatizando apenas algumas das etapas dos processos, como a coleta de lixo e a varrição de ruas. Este fato demonstra que os administradores públicos ainda não atentaram para o grave problema que o lixo representa.
Essa pesquisa tem como objetivo, fornecer conhecimentos sobre a produção e o destino final dos resíduos sólidos bem como os problemas ambientais, causados pela maneira inadequada da disposição final dos resíduos, além de suas conseqüências a população e de como minimizar esses impactos ao meio ambiente, através de uma política ambiental de conscientização da população no município de Belém/PB.
Além de mostrar os problemas causados pela forma de disposição final dos resíduos sólidos e despertar a comunidade em relação às questões ambientais produzida pelo lixo urbano e suas conseqüências no que diz respeito ao surgimento de doenças provocadas por animais que vivem nos lixões, também analisar de que maneira ocorrem a poluição do solo, da água e do ar, decorrentes do lixo depositado sem os cuidados devidos, com o tipo de material que é jogado a céu aberto.
Esses dados foram obtidos através de pesquisa literária, consulta à internet, questionário aplicado junto à população, dados fornecidos pelos órgãos municipais e visita in loco.
O destino final do lixo no município de Belém-PB, é feito de forma imprópria, pois além de ser jogado sem qualquer seleção, os resíduos sólidos provocam todos os problemas da decomposição a céu aberto.










REFERENCIAL TEÓRICO

Lixo numa sociedade consumista

"Uma importante preocupação é o desenvolvimento de vias sensatas e sanitariamente proveitosas dos milhões de toneladas de resíduos urbanos gerados diariamente. A gestão inadequada dos resíduos tem efeitos na saúde da população" (BIDONE e POVINELLI, 1999,p.05).


Com a chegada da industrialização e sua expansão por todo o Planeta, o mundo começou a sofrer problemas jamais vistos ou sequer imagináveis, dentre todos esses problemas um deles vem se tornando um grande problema, para toda a População Mundial. É a questão do lixo urbano que é produzido em grande escala, mas não tem um local adequado para seu destino final (CARVALHO e TELLA, 1997, p.06 e 07).
Dar um destino adequado ao lixo é um dos grandes desafios da administração pública em todo o mundo. No Brasil, os problemas vêm sendo enfrentados de forma inadequada e improvisados. Boa parte do lixo é simplesmente jogada em grandes terrenos, isso quando chega a ser coletado. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro ficam espalhado pelas ruas das cidades (IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1995).
Para compreendermos o acentuado aumento e a diversificação na produção de lixo do mundo precisamos compreender primeiro a dependência do desenvolvimento econômico aos mecanismos de mercados. Tão importante quanto à poupança e o capital que a sociedade oferece para o sistema econômico industrial é a sofisticação do consumo e os esforços energéticos para garantir a expansão do mercado.
Os habitantes da moderna sociedade, principalmente aquela das grandes concentrações urbanas, dispõem de uma gama muito variada de bens de consumo (SCARLATO, 1992, p.51).
Sabemos que os estudos sobre o lixo ainda são precários, mas certas evidências, como algumas denúncias veiculadas pela mídia e pelos movimentos ecológicos, permitem-nos formular algumas hipóteses sobre ele, suas relações com as questões ambientais e as vantagens de programas de reciclagem dos resíduos sólidos urbanos. Acreditamos que aqui resida uma questão completa onde a multidisciplinaridade possa trazer grandes contribuições.(www.resol.com.br, 17/05/05).
Segundo o CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea 1997, p.02) o lixo é matéria-prima proveniente principalmente dos recursos não renováveis e pode causar impactos negativos ao ambiente, o ser humano se livra do lixo jogando-o fora do seu alcance, mas não do meio ambiente em que vive.
Tanto pela alta densidade de ocupação quanto pela sofisticação dos seus hábitos, as modernas populações produzem dejetos em tal quantidade que torna impossível para os sistemas naturais decompor "refugos da civilização", na velocidade necessária a torná-los inócuos e assim não comprometê-lo. Como resultado, tais resíduos acabam tornando os reservatórios naturais impróprios. Provavelmente, é o lixo um dos maiores responsáveis pela poluição ambiental, talvez seja a principal gênese da poluição ambiental. (www.resol.com.br, 17/05/05).
Junto com o crescimento da poluição local cresceu também o problema de como destinar o lixo produzido pela população. O lixo industrial e doméstico se enquadra no sentido mais abrangente de poluição, mas, analisando sob diversos aspectos, pode também ser visto como um problema social, ou, ao contrário, como uma solução, ou, pelo menos, um paliativo para vários outros problemas. Tudo depende de como ele é tratado. A recuperação de produtos com o papel, plástico, metais e outros, além de amenizar significativamente o impacto que os resíduos causam ao ambiente, pode se constituir numa alternativa a ser explorada diante do esgotamento de recursos não renováveis. Por fim, certas técnicas de tratamento de lixo permitem, entre outras coisas, obter energia.
Adotar a reciclagem significa assumir um novo comportamento diante do ambiente, conservando-o o máximo possível como proposta de educação ambiental, a reciclagem ensina a população a não desperdiçar, a ver o lixo como algo que pode ser útil e não como uma ameaça.
2.2. Classificação dos Resíduos Sólidos Quanto aos Riscos Potenciais.
São várias as maneiras de se classificar os resíduos sólidos. Mais comum são quanto aos riscos potenciais de contaminação do meio ambiente e quanto à natureza ou origem.
Quanto aos riscos potenciais de contaminação do meio ambiente, os resíduos podem ser classificados em: (www.loucosporlixo.com.br 22/06/05).
? Classe I-(perigosos)
São aquelas que, em função de suas características intrínsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade, apresentam riscos á saúde pública através do aumento da mortalidade ou mobilidade ou ainda provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseada ou dispostos de forma inadequada.
? Classe II-(não inerentes)
São os resíduos que podem apresentar características de combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade, com possibilidade de acarretar riscos à saúde e ao meio ambiente.
? Classe III-(inertes)
São aqueles que por suas características intrínsecas, não oferecem risco a saúde e ao meio ambiente.
2.3. Características dos resíduos sólidos
A origem é o principal elemento para a caracterização dos resíduos sólidos e podem ser agrupados da seguinte maneira:
Lixo Comercial.
São os resíduos gerados em estabelecimentos comerciais, cujas características dependem da atividade ali desenvolvida. Nas atividades de limpeza urbana, os tipos " doméstico" e "comercial" constituem o chamado lixo domiciliar, que junto com o lixo público, representam a maior parcela dos resíduos sólidos produzidos nas cidades.

Lixo Público.
São resíduos presentes nos logradouros públicos, em geral resultantes da natureza, tais como galhos, poeira, terra e areia, e também aqueles descartados irregular e indevidamente pela população como: entulho, bens considerados descartáveis, papeis, restos de embalagem e alimentos.


Lixo Domiciliar Especial.
Grupo que compreende os entulhos de obras, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus. Os entulhos de obras, também conhecidos como de construção civil, só estão enquadradas nesta categoria por causa da grande quantidade, sua geração e pela importância que sua recuperação e reciclagem vem assumindo no cenário nacional.

Lixo de Fontes Especiais.
São resíduos que, em função de suas características peculiares, passam a merecer cuidados especiais em seu manuseio, acondicionamento, estocagem, transportes e disposição final.

Lixo Industrial.
São os resíduos gerados pelas atividades industriais. São resíduos muito variados que apresentam características diversificadas, pois estas dependem do tipo de produto manufaturado.

Lixo Radioativo.
Assim considerados os resíduos que emitem radiações acima dos limites permitidos pelas normas ambientais. No Brasil, o manuseio, acondicionamento e disposição final do lixo radioativo está a cargo da comissão nacional de energia nuclear.

Lixo de Portos, Aeroportos e Terminais Rodoferroviários.
São resíduos gerados tanto nos terminais, como dentro dos navios, aviões e veículos de transporte. Os resíduos dos portos e aeroportos são decorrentes do consumo de passageiros em veículos e aeronaves e sua periculosidade está no risco de transmissão de doenças já erradicadas no país.

Lixo Agrícola.
Formado basicamente pelos restos de embalagens impregnados com pesticidas e fertilizantes químicos, utilizados na agricultura, que são perigosos. Portanto o manuseio destes resíduos segue as mesmas rotinas e se utiliza dos mesmos recipientes e processos empregados para os resíduos industriais. Falta de fiscalização e de penalidades mais há rigorosas.

Resíduos de Serviços de Saúde.
Compreende todos resíduos gerados nas instituições destinadas á Preservação da saúde da população

2.4. Produção do Lixo
O Brasil produz 241.614 toneladas de lixo por dia, sendo depositado 76% em lixões, 13% em aterros controlados, 10% em aterros sanitários, 0,9% em compostagem e 0,1% são incinerados. (CEMPRE, Compromisso Empresarial para Reciclagem 2003).
Cada brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia, são mais de 125 mil toneladas de restos de comida, embalagens e outros resíduos descartados diariamente no país. Sendo que 16% acaba em lixões, enquanto os resíduos orgânicos, que somam mais de 50% do lixo doméstico nacional? Todos os anos 14 milhões de toneladas de alimentos são descartados, devido os procedimentos inadequados em toda a cadeia produtiva.

QUADRO 2 - Composição dos Resíduos no Brasil em %

VIDRO METAL PAPEL MAT.ORGÂNICO PLÁSTICO INERTES OUTROS
2.4% 3,7% 6,8% 58,3% 13,7% 3,6% 8,5%
Fonte: www.resol.com.br 18/05/05










DELIMINTAÇÃO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE BELÉM

O surgimento da cidade de Belém-PB

Não há dados oficiais que comprovem, com exatidão os fatos que marcaram a história de Belém, notadamente quanto a sua formação. Dessa forma, os aspectos históricos aqui relatados seguem o curso das narrativas orais transmitidas pelos mais antigos moradores, que segundo os mesmos, o povoado que deu origem a cidade de Belém, servia de pousada para viajantes e retirantes que por lá passavam rumo às feiras ou em busca de lugares mais promissores que lhes permitissem viver. Apresentam em virtude divergências quanto às datas e acontecimentos (Secretaria Municipal de Educação_).
Em 1912, alguém, cujo nome é desconhecido, se estabeleceu no povoado com um pequeno hotel e convidou os frades capuchinhos Frei Herculano e Frei Martinho para promoverem as primeiras missões no local. Durante as pregações surgiram inúmeras confusões devido ao grande número de pessoas presentes. Os frades alarmado com o índice de crimes praticados atribuíram os fatos ao nome da localidade: Gengibre (erva muito ardente), o nome Gengibre foi dado em virtude da abundancia da aludida planta na região. Após ponderarem com o povo propuseram a mudança do nome da cidade para Belém porque era um nome bíblico,
buscando dessa forma a paz, nessa época tinha um habitante cujo nome José Pereira, foi quem construiu a Capela Nossa Senhora da Conceição( Secretaria Municipal de Educação).
Em 1918, o Padre José Tavares Bezerra que celebrava missas, fazia casamentos e batizados ficou responsável pela administração da Capela e doou o terreno para a construção da primeira Igreja, que seria em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, desmembrado de terras que receberam de presente de um antigo morador local. A construção da Igreja teve início neste mesmo ano e foram necessários vinte e um anos para a sua conclusão, tendo sido inaugurada em 1939, tendo hoje um patrimônio com uma área de 80 hectares onde está situada a cidade de Belém-PB.
A feira que se realiza as segundas-feiras foi iniciada logo no início do povoamento, chamando a atenção de moradores de toda região.
Nas divisões administrativas do Brasil em 1936 e 1938, figurou como distrito de Caiçara com o nome de Belém (1936, sendo os dois últimos anos, o topônimo modificador para Belém de Guarabira, Curimataú, voltando anos após a chamar-se Belém de Caiçara).
Até 1994, Belém era apenas um Distrito de Caiçara, sem muita importância, contando apenas com quatro ruas que se cortavam, dando ao mesmo a configuração de cruz. Eram elas: Rua do Sossego, Rua Paraguai, Rua Gameleira, Rua da Empresa. A partir de 1945, com o surgimento da estrada ligando João Pessoa à Natal, Belém tornou-se importante como base de apoio para viajantes que utilizavam a referida estrada, surgindo em conseqüência, inúmeras casas comerciais, postos de gasolina, hotéis, etc.
Em 1954, o então Governador, José Américo de Almeida liberou verbas da Emergência para a construção do açude Tribofe. Em seguida foi construído o Colégio Felinto Elízio. Assim, Belém começava a despontar como próspero Distrito e conseqüentemente, despertar nos seus filhos mais ilustres a certeza de que era urgente sua Emancipação Política. O movimento ocorreu no ano de 1954, liderado por um grupo de cidadãos destacando-se Dr. Manoel Xavier de Carvalho líder do movimento, porém, a Emancipação só aconteceu no dia 06 de Setembro de 1957, quando Belém tornou-se independente de Caiçara.
3.2- As características Geo-ambientais
Geograficamente o município de Belém está localizado a 123 Km da Capital do Estado- João Pessoa, localizado na Mesorregião do Agreste Paraibano, na Microrregião de Guarabira e limita-se com os municípios de Campo de Santana, Caiçara, Pirpirituba, Sertãozinho, Serra da Raiz e Bananeiras.(ver figura 01)
Um estudo mais detalhado da área de estudo apresenta uma estrutura geológica do tipo arenito caulínicos grosseiros e conglomeráticos na base, arenitos ferruginosos; mal-estratificdos e lateritas, do Pré-Cambriano de Inferior a Médio.
Com relação a geomorgologia a área pertence ao Planalto da Borborema, com superfície tabular erosiva, geralmente limitado por escarpas erosivas, com diferentes níveis altimétricos (PROJETO RADAMBRASIL, 1981).
O clima é do tipo AS? tropical quente e úmido segundo W. KOEPPEN, com temperatura média anual de 17ºC e umidade relativa do ar de 80%, o inverno ou estação chuvosa tem início em fevereiro e termina em agosto, com total pluviométrico de 1.500 mm e o período mais seco corresponde aos meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro.
A vegetação do município de Belém é do tipo acaatingado, classificado como agreste e originalmente constituída por uma mata subcaducifólia de transição, com espécies xerófilas da caatinga e algumas espécies de mata úmida (PROJETO RADAMBRASIL, 1981).
Belém faz parte da bacia Hidrográfica do Rio Curimataú, que corta uma grande extensão da zona rural do município, destacando-se o Riacho do Meio e o Riacho da Picada.
O solo do município de Belém é do tipo podzólico vermelho-amarelo eutrófico , e áreas intensas de solos argilosos (PROJETO RADAMBRASIL, 1981).
3.3 ? As características sócio-econômicas
O Estado da Paraíba está localizado na porção oriental da Região Nordeste, entre os paralelos de 6º e 8º graus de latitude sul e entre os meridianos de 34º e 38º graus de longitude oeste, portanto, totalmente incluída na zona tropical (ATLAS ESCOLAR DA PARAÍBA, 2002).
Belém possui uma área de 93,3 km2, com altitude média de 150m, latitude 6º 11?30" sul e longitude de 37º 32?48" oeste. Limita-se ao norte com: Campo de Santana e Caiçara, ao sul Pirpirituba, ao leste Serra da Raiz e Sertãozinho, e ao oeste Bananeiras. (ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS PARAÍBANOS, 2000).
De acordo com o censo demográfico ? 2000, Belém tem uma população de 17.362 habitantes, sendo que 81% da população reside na zona urbana, ou seja, 13.951 habitantes, 19% na zona rural o equivalente a 3.411 habitantes, e está assim dividida: 8484 homens e 8878 mulheres e apresenta uma taxa de crescimento de 1,66% ao ano (IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2000).
A zona rural do município de Belém é constituída por fazendas, sítios, chácaras e Vila de Rua Nova, tendo como principais atividades, a criação de gado bovino e a agricultura de subsistência como: algodão herbáceo, milho, feijão, mandioca e açafrão.(EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba)
A principal atividade econômica da zona urbana está ligada aos setores secundário e terciário, sendo os órgãos públicos e a indústria 3 de Maio os principais empregadores.










PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O levantamento de campo compreendeu os aspectos relativos a caracterização do município alvo deste trabalho, ao diagnostico do sistema de resíduos sólidos do mesmo, à produção e disposição final dos resíduos sólidos e os serviços prestados pela prefeitura municipal.
Os procedimentos técnicos utilizados para obter os objetivos desejados, que se propõe à pesquisa estão relacionados a seguir:
- Revisão literária;
- Visitas à área de disposição final do lixo;
- Levantamento dos principais pontos de produção de lixo;
- Caracterização dos resíduos sólidos lançados a céu aberto;
- Fotografias;
-Entrevista com a comunidade prejudicada;
-Análise dos dados;
-Organização e seleção dos dados;
-Digitação e apresentação dos dados
-Elaboração do texto.




RESULTADOS E DISCUSSÕES

Como é de conhecimento geral, qualquer atividade urbana é geradora de lixo, seja ele domiciliar, hospitalar, comercial ou industrial. A ausência de priorização por parte das administrações, quanto ao conceito que a população tem sobre os resíduos sólidos, a ausência de participação da mesma na política municipal de gestão de resíduos sólidos tem sido fator preponderante para o insucesso de ações propostas até o momento. A população não tem sido considerada como elemento fundamental dentro do enfoque que se busca dar atualmente para os resíduos sólidos. Para que haja a minimização dos resíduos é necessário que os órgãos responsáveis tenham consciência de que é a população quem gera o lixo. Só desta forma será possível criar valores que possibilitem à população uma reflexão quanto à quantidade e qualidade do lixo que geram e o que fazem para se livrar dele.
Considerando-se o lixo domiciliar nota-se que, em sua maioria é formado por restos de comidas, sacos plásticos, embalagens PET, papeis e folhas de plantas oriundas da poda de arvores e etc.
O lixo hospitalar é coletado e misturado ao lixo domiciliar e industrial sem nenhuma seleção. O serviço de limpeza pública é o órgão responsável pela coleta do lixo domiciliar, passando nas áreas atendidas uma ou duas vezes na semana, já o lixo das vias públicas é coletado por garis, que utilizando o método da varrição percorre as áreas centrais da cidade todos os dias, já a periferia é atendida com esses serviços apenas uma vez por semana. A foto 02 - mostra áreas atendidas pelo sistema de limpeza pública.(ver anexo).
O lixo recolhido dos domicílios é condicionados em sacos plástico, sem seleção e é coletado por um caminhão caçamba da prefeitura. Municipal e levado para um lixão (terreno situado na rodovia 073, na saída de Belém para caiçara, próximo ao sítio tapera, ocupando uma área aproximada de 10.000 M2 ). (FOTO -02)








FOTO 02: Caminhão caçamba utilizado na coleta de lixo
FONTE: Lula Fotografia Ano 2005




Na área do lixão são visíveis grandes problemas de ordem ambiental e saúde pública já que todos os resíduos coletados entram em decomposição a céu aberto, tornando-se praticamente impossível residir nas proximidades, também foi constatado uma proliferação muito grande de insetos, moscas, baratas, ratos e etc, a poluição do ar, contaminação do solo pelo chorume da decomposição do lixo e uma grande ameaça para os recursos hídricos já que fica próximo a um riacho e na época do inverno esses dejetos podem ser carreados pela força da água para o leito do riacho.
Já o lixo coletado nas vias públicas pelos garis, é transportado em carrinhos de mão, para pequenos lixões nos arredores da cidade, representando uma grande ameaça para a população já que essas áreas ficam muito próximas à cidade e apresentam uma grande proliferação de insetos o que representa um problema muito grave para a saúde desses habitantes que residem nas áreas afetadas, além desses problemas tem o desconforto do mau cheiro gerado pela decomposição dos resíduos.
Ocorre também nas áreas desses lixões a presença dos catadores, inclusive de crianças, que além de não possuírem equipamentos como: luvas, roupas especiais e calçados, ficam expostos ao mau cheiro, vidros e metais cortantes e doenças infecto-contagiosas, ocasionando, portanto, problemas de ordem social e sanitária.










FOTO 03: Área do lixão
FONTE: Lula Fotografia Ano 2005







Analisando os dados colhidos após aplicação de questionários constatamos que na maioria das residências o chefe da família é uma pessoa do sexo masculino seguindo a tendência tradicional do nosso povo onde o homem é o chefe da casa.
Quanto à coleta do lixo foi constatado que 90% das residências são atendidas pelo serviço domiciliar de limpeza pública, os 10% restantes jogam o lixo produzido em suas residências em terrenos baldios.(Quadro-03)

QUADRO 3 -Coleta de lixo no município de Belém (%)

TIPO LIMPEZA PÚBLICA POR CONTA PRÓPRIA OUTROS
Domiciliar 90% 2% 8%
Hospitalar 100% - -
Comercial 93% 5% 2%
industrial 20% 80% -
Fonte: Sec. Meio Ambiente e Limpeza urbana.
A freqüência com que o serviço de limpeza pública passa nas residências DE duas vezes por semana nas áreas centrais e uma vez nas ruas mais afastadas, com relação as áreas não atendidas o responsável pela limpeza ( Maurício Rodrigues, 45 anos), nos afirmou que é devido ao difícil acesso até a localidade.
A coleta de lixo no município de Belém é feita em sua grande maioria pelo serviço de limpeza pública e pelos garis, algumas micro empresas situadas na cidade fazem a coleta por conta própria. A Indústria Alimentícia 3 de maio tem todo o seu lixo recolhido por conta própria e conduzido a um aterro sanitário situado no terreno da própria empresa.
O destino final do lixo é mais concentrado para a área do lixão onde recebe a maioria do lixo produzido na cidade, o restante é destinado a terrenos baldios situados nas imediações da cidade.







FOTOS: 04 e 05 Estrada que leva ao lixão ? observa-se já o acúmulo de lixo nas laterais
FONTE: Lula Fotografia Ano 2005


No município de Belém ? PB o meio ambiente diariamente é agredido pela disposição inadequada de resíduos sólidos (lixo) numa conduta que se repete há décadas sem que medidas eficazes sejam tomadas para impedir esta irresponsável e grave conduta.





CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fazendo uma análise de acordo com os dados obtidos, nesta pesquisa comprovamos que medidas urgentes devem ser tomadas no município de Belém para tentar encontrar uma maneira melhor de lidar com a produção e o destino final do lixo, que se torna mais grave a cada dia isto, porque a produção de lixo é cada vez maior, como também procurar um método adequado para o destino final dos resíduos sólidos, sem provocar danos a saúde das pessoas e ao meio ambiente.
É preciso que as pessoas tenham uma conscientização a respeito desse problema, busquem formas de diminuir os danos causados ao meio ambiente por esses resíduos.
Por isso concluímos que a questão da produção x destino final é um problema muito grave para a sociedade moderna que é extremamente consumista gerando uma quantidade muito elevada de lixo sem se preocupar com o seu destino final que na maioria das vezes é feito de forma irregular causando danos irreversíveis a saúde da população e ao meio ambiente.
Porém, se houver uma parceria entre os órgãos públicos e a população, muitos desses problemas podem ser solucionados, melhorando a qualidade de vida da nossa sociedade.




















REFERÊNCIAS

ABNT ? Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Agosto de 2000. Impresso no Brasil

ATLAS ESCOLAR DA PARAÍBA. Coordenadora: Janete Lins Rodrigues. João Pessoa. Grafset, 3ª Edição. 2002.

BIDONE, Francisco Ricardo Andrade.POVINELLI, Jurandyr. Conceitos básicos de resíduos sólidos. São Carlos: EESC/USP. 1999.

CARVALHO, Vanderlei Souza. TELLA, Marco Aurélio Paz. Consumo, Lixo e meio ambiente. São Paulo; CEDEC, 1997.

ENCICLOPÉDIA dos Municípios da Paraíba. 2000.

PROJETO RADAMBRASIL ? Programa de Integração Nacional Levantamento de Recursos Naturais. Folhas 5b 24/25 Jaguaribe/Natal. Vol. 23. Rio de Janeiro, 1981.

SCARLATO, Francisco Capuano. PONTIN, Joel Arnaldo. Do nicho ao lixo: ambiente sociedade e educação. 5ª edição. São Paulo: Atual, 1992.

SITE: www.resol.com.br acessado em 17/05/05

SITE: loucosporlixo.com.br

TEIXEIRA, Marco Antônio C. SEGURA, Denise de Souza Baena. Consumo, Lixo e meio ambiente. São Paulo: CEDEC, 1997