Produção de material pedagógico a partir dos usos das TIC
Mediante as inovações tecnológicas que estamos vivenciando, a variedade e a velocidade dessas inovações. Devemos refletir a nossa forma de encarar as tecnologias como aliadas na relação escola x aluno. É através das ferramentas tecnológicas, que será desenvolvida grande parte da construção dos conhecimentos que pretendemos que nossos alunos alcancem. Através de um espaço interativo, no qual eles possam realizar, troca de saberes, que podem ser potencializadas por meio de competências que visam garantir a formação de um cidadão atuante na sociedade. Sabemos que as novas tecnologias, fornecem recursos mais eficazes para atender e motivar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Porém, para muitos educadores, esses recursos ainda apresentam-se como inadequados ou até mesmo longe da realidade vivida, embora se reconheça que a sua utilização no processo está se tornando cada vez mais relevante.
É através do espaço escolar que devemos estimular o processo de construção colaborativa no qual o uso das tecnologias proporciona essa troca de conhecimentos de forma interativa, e mais produtiva. Sabemos que devemos resignificar o conhecimento, que até então era somente adquiridos por meio de papeis, ou seja, livros que tratam de assuntos específicos. Hoje em dia podemos contar com computadores que nos traz as informações necessárias em um curto espaço de tempo, a troca de informações que também deve ser levada em conta, realmente dispomos de um espaço colaborativo para construção do conhecimento. Essas ferramentas tecnológicas potencializam e afloram, os conhecimentos do aluno, fazendo com que estes sujeitos se tornem mais críticos e reflexivos em relação, ao que lhes são proporcionados.
A escola tornou-se um espaço privilegiado de convivência e de interação entre os alunos, com isso sabemos que para que a escola possa de fato ser um diferencial na efetiva participação dos alunos na construção de seus conhecimentos, fazem-se necessários tanto a permanente atualização curricular diante das mudanças nos modos de produzir o conhecimento, quanto um constante esforço para a formação dos professores no manuseio das tecnologias. Reconhecemos que tudo isso não surge do dia para a noite, porém deve-se também, estimular a participação de professores, para que essa implantação seja de fato eficaz e com qualidade.
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC auxilia na apreensão e nos avanços tecnológicos, e perpassa os limites pedagógicos através dessas tecnologias. Notamos que uma aula pode ser ruim com ou sem tecnologia, e uma aula pode ser boa independente da tecnologia utilizada. Mas isto significa dizer, que, a qualidade esta no planejamento dado a esta aula. Porém sabemos que quanto mais estimuladora ela possa ser, mais conhecimentos ela consegue proporcionar ao aluno. Também não é porque inclui o uso das tecnologias, que não deva ser planejada. O que deve ser sempre trabalhado pelos professores com o uso das tecnologias, é que também a capacitação deve ser um processo de formação constante, e que não somente a utilização que nos faz sermos mais eficazes, o processo de evolução da mesma e tão grande que na maioria dos casos não conseguimos acompanhá-los, faz se necessário um maior assessoramentos para lidarmos com certos tipos de programas por exemplo. As TIC têm vem sendo citadas como forma mediadora do ensino. Atualmente em vários espaços relacionados à educação podemos notar a presença das TIC no ensino. Entretanto, não há duvidas de esse método de ensino seja bastante eficaz na construção do conhecimento do aluno.
Então entendemos que as novas tecnologias, são um potencial em relação à aprendizagem, e que devemos como mediadores do conhecimento estar aptos a lidar com estas situações. Onde a aprendizagem não se faz com conhecimento pronto e acabado ela deve ser um espaço de troca de saberes, no qual o aluno se constrói como um sujeito formador de suas opiniões e não um mero reprodutor das opiniões alheias. As tecnologias de educação visam refletir sobre as possibilidades, de novos padrões de ensino, padrões estes que trazem a construção de conhecimento em um espaço mais colaborativo, onde a troca de conhecimentos possa ser constante e eficaz.
Joze Cristina de Oliveira.
Pólo: Barroso