RAKEL CARVALHO DOS SANTOS
WALQUÍRIA ANGÉLICA DOS SANTOS

1 INTRODUÇÃO

Essa produção do conhecimento é uma síntese reflexiva dos assuntos abordados no Núcleo de Mediação Pedagógica em EaD a cerca das disciplinas: A Temática Cultural em EaD - Competências Interculturais; Formação do Orientador Acadêmico (tutor): Teoria e Prática; Metodologia e Produção de Material Didático em EaD e Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicada à EaD.
Contudo discutiremos o papel do orientador acadêmico que em sua prática tutorial faz colthing e vislumbra em sua práxis a pesquisa acadêmica através de uma formação continuada. Construindo assim com ferramentas tecnológicas interações dinâmicas entre ele e seu aluno revendo competências, metodologias, atitudes e habilidades como base de fortalecimento e fomentação na construção do saber.
Considerando a ferramenta tecnológica ser interdependente das demais ferramentas, pode causar efeitos positivos no processo de ensino e de aprendizagem. Visto que, interdependência é um conceito que rege as relações entre os indivíduos onde, um único indivíduo é capaz de, através de seus atos, causar efeitos, positivos e/ou negativos, em toda a sociedade.
Entretanto, o conjunto de ferramentas tecnólogicas, metodológicas e interativas contribuem para os processos evolutivos de cada aluno fazendo com que o mesmo se indentifique de acordo com a sua necessidade e a utilize de forma autonôma.