Uma organização deve passar uma moldura para a sociedade de fortes condutas e de séria caracterização. Devido a esta caracterização uma organização transformara-se e tornar-se o que se propunha até o fim de seu processo no mercado.
A caracterização estabelecida influencia muito na gestão ambiental e em sua responsabilidade social.
Esta, como o próprio nome já diz são as características da organização. Qual vai ser seu ramo, seu produto final e todas as funções já estabelecidas.
Sendo assim, deve-se ficar muito atento ao processos ambientais executados, pois os mesmos podem privilegiar o meio ambiente  se for impactado e sendo preservado do modo correto. Porém, também denegri-lo e junto irá a imagem da empresa.
Tomar os devidos cuidados com a caracterização pois esta irá “andar” em parceria com a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social exercida.
Possuir uma visão ampla de todos esses aspectos, uma visão holística é crucial já que ela nos faz enxergar pequenos pontos que por muitas vezes passam por despercebidos em nossa rotina.
A visão holística abrange toda uma corporação, se preocupa com o próximo e com o que esta ao redor, visando sempre o bem estar maior de todos os envolvidos e até mesmo o do meio ambiente, fauna e flora, preocupando-se em revitalização, preservação e prevenção dos mesmos.
Deve- se ressaltar que uma organização nunca deve se esquecer de seus colaboradores e funcionários, pois a empresa nada mais é do que um grupo, onde o mesmo é criado através destes colaboradores. Não se ter uma visão mecanicista. Este meio de trabalho vem da atitude de se importar com o modo fabril apenas, com a empresa e seus lucros, sem problema algum de burlar leis para se beneficiar, já que seu foco é voltado a isto.
Gestores devem ter uma visão holística para poderem ter um dialogo entre as distintas áreas do conhecimento e para serem capazes de conduzir equipes multidisciplinares. Devem buscar respostas empresarias coerentes com os novos tempos de ética e de responsabilidade civil. Ter formação generalista, saber relacionar-se, ser capaz, flexível para se reportar até outras instituições. Possuir consciência ecológica e ser socialmente responsável.
Exercer treinamentos para funcionários e promover incentivos onde assim se terá um resultado final muito mais ponderado, já que estes funcionários tornarão competentes e reconhecidos.
Passar a importância de todos os procedimentos corretos dentro de uma organização e segui-los, com certeza trará os resultados esperados a médio ou em longo prazo.