Processos  para a  cura de Naamã

Gostaria de compartilhar uma palavra que se encontra no livro de 2 Reis 5:1-19

Onde narra a historia de um homem cujo nome era Naamã. Começa narrando que este homem era chefe do exército da Síria, era um grande homem diante de seu senhor e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos Siros, e era este varão homem valoroso, porem leproso..... 

Introdução: 

Ao analisarmos esta passagem que se estende ainda por todo o capitulo identificamos alguns personagens:

a)Naamã, cujo significado em hebraico quer dizer agradável como uma criança. Certamente era prospero, realizado em sua vida profissional, gozava de muito respeito diante de seu rei e de sua nação, porem na sua intimidade acredito que deveria ser um homem infeliz, pois tinha uma doença contagiosa e incurável. A terrível lepra, uma doença destrutiva, que matava a pessoa lentamente, aos poucos, começava caindo os cabelos, apodrecendo os dedos, o nariz e todo o corpo é coberto de tumores,  evoluindo com o tempo, para a morte. Embora fosse casado, tivesse bênçãos materiais não podia usufruir de nada. Quem olhasse para Naamã em um desfile, certamente iria enxergar um homem imponente, com varias medalhas e condecorações, mas isto era somente aparência em sua vida publica, pois na sua intimidade, em sua casa, não poderia ficar vestido de armadura, tinha que se despir e somente ser um leproso. No mundo em que vivemos não é diferente, quantas pessoas vivem da mesma forma como Naamã, uma falsa alegria, por fora tudo bem, mas em casa ta tudo errado e destruído. Não tem mais uma vida intima com sua família, não conversa com os filhos. Tudo está errado, vivem apenas de aparência, mas não podemos esquecer que nosso Deus sonda o nosso coração e sabe realmente quem somos, nos conhece na intimidade. Não basta ser somente agradável, é preciso ter o caráter transformado é necessário ter um encontro com Deus.

b) a menina Israelense cativa, Ao pararmos para pensarmos sobre está jovem, vivendo em uma terra longínqua, perdeu sua liberdade, foi arrancada de seu convívio familiar, estava como serviçal, junto a um povo de língua estranha. Tinha todos os motivos para ser infeliz, amarga e desejar o mau para seu Senhor, Naamã.  Mas mesmo na adversidade esta jovem gera vida, ela gerou bons frutos, independente do ambiente hostil a qual ela vivia. Sabe por quê?  Por que mudaram somente o exterior, o coração desta jovem era uma terra boa. Nós temos que ser assim independente da circunstancia temos que gerar bons frutos, surpreendermos nossos inimigos, mostrar através de nossas palavras e atitudes que servimos a Jesus Cristo.

Processos  para a  cura de Naamã

  

1- estágio: Quando medito na palavra do senhor gosto de observar os detalhes do milagre. E a primeira causa que provocou o milagre foi à palavra da jovem. Se o meu senhor estivesse em Israel diante do profeta certamente seria curado. Houve alguns estágios para ocorrer o milagre. Tudo começou coma palavra lançada pela jovem. A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra. Má não adianta somente ouvir é necessário praticá-la, vive-la. Não sei o que o senhor tem falado em seu coração, Se você sentiu que o senhor falou com você, tome posse da palavra e independente das circunstancia viva a palavra creia no poder de Deus e pratique a palavra pela fé, que certamente o milagre virá. 

2-  estágio:  Quando Naamã ouviu esta palavra, não perdeu tempo, certamente já deveria ter feito de tudo pra ser curado, ele foi até seu rei e pediu autorização para ir atrás do profeta. Então ele viaja para Israel.  Sabe o que vejo, vejo um homem de Fé , correndo atrás de seu milagre, praticando a palavra.  Já parou pra pensar sobre o que se passava na cabeça deste homem, quantas duvidas, já deveria ter batido em tantas portas, tinha esperança, mas não tinha certeza de nada. Por outro lado nos temos que anunciar a palavra como esta garotinha, para gerar esperança nos ouvinte e os levarem a praticar a palavra, para o milagre de Deus acontecer em suas vidas. Naamã estava em Damasco ele ouviu a palavra cheio de esperança viaja cerca de 148 km até Israel por que queria uma benção.

3-  estágio:  Chegou diante do rei de Israel, interessante é que a menina havia falado do profeta Eliseu. Eliseu significa Deus é a salvação. A nossa salvação esta em Deus, ele é  poderoso para nos dar a vitoria. A  menina vivendo cativa na adversidade testemunhava  do Deus de Israel. Já este rei vivendo no luxo, livre entre seu povo, não conhecia o profeta de Deus. logicamente Naamã se dirigiu  até o rei de Israel com uma autorização de seu rei, pois  fazia parte da burocracia,ninguem pode adentrar em outro pais sem autorização. hoje é a mesma coisa para entrarmos em outros países, precisamos  de autorização. E o senhor Jesus nos da autorização, legalidade para entrarmos diante do Deus vivo e conversarmos não só isto, más  lançarmos nossas suplicas e necessidades diante do Deus vivo e verdadeiro.

4-  estágio:  Então Naamã vai até o profeta, mas o profeta não vai até ele, simplesmente o manda mergulhar no rio Jordão. Jordão significa aquele que desce. Aprendo que não da para entrar diante do Senhor com o brilho da armadura, mas com lepra por dentro. Agora diante da palavra do Senhor o verdadeiro caráter de Naamã começa aparecer. Não da para entrar no rio de armadura, é preciso se despir. Não adianta estar todo engomado, terno alinhado, e ter o coração corrompido. O senhor sabe quem somos é preciso ter um conserto pra depois entrarmos na presença de Deus. Não é o culto que esta frio, é você que precisa tirar as raízes de amargura de seu coração, ser tratado pela palavra do senhor.  Naamã  não gostou da palavra, pois teria que se despir, mostrar quem ele era, um homem leproso.

5-  estágio:   Algo que também me chama atenção. Não adianta a posição, pra Deus não existe maior ou menor. Não da para entrar diante do Senhor como um general, ou um doutor ou senhor. No mundo secular você pode ser grande, mas diante de Deus você tem que se portar como um servo. Naamã era um grande general na síria, mas diante de Deus era somente um homem, um servo. Temos que descer no Jordão como um servo.

 

6-  estágio:   Não é do meu modo, Deus trabalha como quer, Naamã ficou bravo e disse por venturas na síria não tinha rios melhores, não podia me banhar lá e ser curado. Temos que entender que Deus trabalha como quer, temos que nos submeter diante da palavra. O caráter de Naamã estava começando a aparecer. Era agradável quando tudo era do seu jeito, quando as coisas começaram a mudar, o orgulho escondido em seu coração começou a aparecer. Mas para receber a benção teria que primeiro ser tratado e descer no Jordão.

 7-  estágio:   O tempo é de Deus, poderia ser um mergulho, más sete representa a perfeição de Deus, aprendo que não é do meu modo, e muito menos no meu tempo, mas no tempo de Deus.

Obs: Recebeu a cura, e, somente depois de curado teve um encontro com Eliseu. Não da para entrar diante do senhor com a lepra do pecado. E agora curado, salvo, ele volta pra casa, certamente aquela menina seria amada e tratada como uma filha. Agora poderia viver uma vida de verdade. Ser feliz como esposo, pai, profissional e como servo de Deus. Isto tem que acontecer na nossa vida. A palavra tem que gerar fé, levarnos a praticarmos  a palavra, ser tratados, ter um encontro com Deus, voltarmos do culto restaurados e felizes. Esta foi a palavra que o senhor colocou no meu coração pra compartilhar com você espero que lhe tenha sido útil. fique na paz do senhor Jesus...

Amem

 

 acesse meu canal no youtube fruticando na palavra  Pr. Adailton Cruz.