PROCESSOS ENVOLVIDOS NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Problemas de atenção
Neste processo a criança sente dificuldade em fixar a atenção não selecionando os estímulos relevantes dos irrelevantes. Ela apresenta geralmente problema de selecionar quando dois ou mais estímulos estão presentes. A atenção é controlada pelo tronco cerebral e quando a unidade funcional é afetada o cérebro está impedido de processar e conservar as informações, pondo em risco as funções de decodificação e de codificação. Assim, a atenção fica dependendo de variáveis como a motivação, a hiperatividade entre outras. A atenção compreende uma organização interna e externa de estímulos, organização indispensável à aprendizagem, caso contrario as mensagens sensoriais são recebidas, mas não integradas.
Problemas perceptivos
A criança com dificuldades de aprendizagem apresenta certas dificuldades como identificar, discriminar e interpretar estímulos. Em relação ao processo perceptivo envolve processos de recepção, transdução e integração de informação. Para que ocorra a percepção é necessário que se opere uma estimulação sensorial que está em causa. A percepção é resultante de processos de seleção e de interpretação operados no cérebro. O desenvolvimento perceptivo-visual normal emerge da multiintegração de processos sensórios-motores como: Processo antigravitico, processo de interiorização corporal e espacial, processo de identificação e de manipulação e processo auditivo- verbal. O desenvolvimento perceptivo compreende uma hierarquia que tem sua origem no desenvolvimento motor, de onde poderão emergir dificuldades de diferenciação e de estruturação perceptiva. A capacidade de percepção de discriminar, analisar, sintetizar entre outras está ligada a manipulação de objetos e à elaboração de respostas. Para a criança com problemas de perceptivos, o aprender em uma classe regular torna-se complicado já que suas perturbações perceptivo- visual dificultam-lhe a compreensão de muitos dos matérias de aprendizagem. A criança como problema perceptivo tem problemas visuais como dificuldade de decodificação, discriminação, na constância da forma, associação e integração, coordenação visumotora, psicomotores da lateralidade.Também podemos falar sobre a questão da audição que é a modalidade essencial para a comunicação, a sua dimensão perceptiva é mais primitiva pois capta informações do fundo. A criança com problemas perceptivos acabam tendo dificuldades em escutar, pois ouvem mas não interpreta o que ouve. Nas funções integrativas a criança apresenta dificuldades entre elas o de completar palavras, frase, textos. Nas funções expressivas demonstram dificuldades perceptivos auditivas da criança. A criança apresenta outras dificuldades como de reaoditorização, integração auditivo-motora, formular frases gramaticalmente.
Problemas emocionais
A criança com dificuldade de aprendizagem geralmente apresentam sinais de instabilidades emocionais e de independência, reduzida tolerância e frustração, podem demonstrar agressividade e ansiedade entre outras manifestações. A instabilidade emocional é uma das características que mais se aplica à criança com DA. Esta criança ao apresentar esta dificuldade precisa ser respeitada na sua totalidade como pessoa, ter sempre presente reforço positivo e outros processos de modificação de comportamento.
Problemas de memória
A memória e a aprendizagem estão interligadas, portanto a criança com DA apresenta sempre problemas como memorização, conservação, consolidação, retenção entre outros. A memória envolve vários processos de recognição e de reconstrução dos dados conservados e integrados. Estão contidas nas funções da memória as de atenção e compreensão. As associações significativas que se operam no cérebro devem fundamentalmente às funções da memória. Os três processos básicos da memória são: memória de curo termo, memória de médio termo e memória de longo termo. A memória apresenta um papel importante na aprendizagem, pois seleciona e chama as informações assimiladas e consolidadas, assim a memória tem como função a análise, síntese, seleção, conexão, associação entre outras. A memória é um dispositivo chave, estruturante e estruturador de várias funções cognitivas. As principais dificuldades de memorização são as dificuldades de memorização auditivas e de memorização visual.
Problemas cognitivos
As aprendizagens simbólicas envolvem processos cognitivos muito complexos. Como a leitura que constitui uma atividade cognitiva que consiste em extrair significações. As atividades cognitivas são complexas e aparecem quando a criança inicia sua aprendizagem de leitura, tendo que fazer a relação entre a palavra escrita e o sistema simbólico de significação. Dentro dos processos cognitivos diferenciam os processos de conteúdos, processos sensoriais e os processos de hierarquização da aprendizagem. Nos processos sensoriais estão envolvidos a visão, a audição e o sentido tatilquinestésico. Os processos simbólicos envolvem vários exemplos de sistemas cognitivos intersensoriais: o auditivo ?vocal, o viso motor, o auditivo-motor, o viso-vocal. Geralmente é nestes sistemas que se situam os problemas cognitivos nas crianças. Os problemas cognitivos mostram dificuldades que se refletem nos processos perceptivos e expressivos e suas interações sistemáticas. Qualquer disfunção em um dos sistemas cognitivo pode comprometer o desenvolvimento da leitura. As capacidades cognitivas como atenção, percepção, emoção, memória, lingüística são básicas e essenciais para que a criança aprenda à escrita e a leitura.
Problemas psicolinguísticos
Os processos psicolingüísticos podem ser divididos em receptivos, integrativos e expressivos. As crianças apresentam vários problemas de recepção, de associação auditiva, de complemento gramatical e de memória auditiva seqüencial. Os problemas lingüísticos podem ser influenciados pela imitação, pelo reforço e pela interação sócio e psicolingüística. Os processos psicolingüísticos tem grande relevância no desenvolvimento da linguagem receptiva, interior e expressiva.
Problemas psicomotores
A motricidade e a psicomotricidade representam a maturação do sistema nervoso central, é comum que os problemas psicomotor são mais evidentes do que os motores . os problemas psicomotores são associados com os problemas cognitivos e afetivos. A criança com dificuldades de aprendizagem apresenta nomalias na organização motora de base e consequentemente na organização psicomotora. A criança apresenta confusões visíveis na desorganização da sua atividade motora, as crianças DA não conseguem integrar perceptiva consciente e cognitivamente seu corpo não o reconhecendo em termo de orientação primária, secundária e terciária. As funções psicomotoras não são inatas ao contrario das funções motoras resultam da educação e da experiência, permitindo à criança uma progressiva organização e estruturação do envolvimento. O potencial psicomotor interfere na aprendizagem escolar não só porque demonstram uma insuficiente organização perceptivo-motora, como evocam alterações relevantes no processamento cortical da informação.
CONCLUSÃO
O estudo do processo de aprendizagem humana e suas dificuldades são desenvolvidos pela Psicopedagogia, levando-se em consideração as realidades interna e externa, utilizando-se de vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os. Procurando compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que determinam à condição do sujeito e interferem no processo de aprendizagem, possibilitando situações que resgatem a aprendizagem em sua totalidade de maneira prazerosa.
Raramente as dificuldades de aprendizagem têm origens apenas cognitivas. Atribuir ao próprio aluno o seu fracasso, considerando que haja algum comprometimento no seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo, lingüístico ou emocional (conversa muito, é lento, não faz a lição de casa, não tem assimilação, entre outros.), desestruturação familiar, sem considerar, as condições de aprendizagem que a escola oferece a este aluno e os outros fatores intra-escolares que favorecem a não aprendizagem.
A relação entre os processos de dificuldades de aprendizagem estão interligados, pois a criança ao demonstrar problemas de aprendizagem acaba afetando outro sistema. No problema de atenção e no perceptivo deve estar presente processos de seleção, e quando a criança não consegue selecionar que precisa para aprender demonstra problema tanto perceptivo com também de atenção. O desenvolvimento perceptivo compreende uma hierarquia que tem sua origem no desenvolvimento motor, de onde poderão emergir dificuldades de diferenciação e de estruturação perceptiva A criança como problema perceptivo tem problemas visuais como dificuldade de decodificação, discriminação, na constância da forma, associação e integração, coordenação visumotora, psicomotores da lateralidade. Estão contidas nas funções da memória as de atenção e compreensão. A memória é um dispositivo chave, estruturante e estruturador de várias funções cognitivas. Qualquer disfunção em um dos sistemas cognitivo pode comprometer o desenvolvimento da leitura. As capacidades cognitivas como atenção, percepção, emoção, memória, lingüística são básicas e essenciais para que a criança aprenda a escrita e a leitura. Os processos psicolingüísticos tem grande relevância no desenvolvimento da linguagem receptiva, interior e expressiva.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FONSECA, Vitor de. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995