Processos de Recrutamento e Seleção 

Recrutamento e Seleção são atividades exercidas pelo departamento de Recursos Humanos destinadas ao preenchimento de vaga aberta em qualquer departamento da organização.

O Recrutamento tem por finalidade captar recursos humanos interna ou externamente para que o subsistema de seleção de pessoal possa atender as necessidades da empresa em relação à ocupação das vagas abertas.

O primeiro passo é definir quais características um candidato precisa ter para ocupar determinada vaga e para isso o recrutador geralmente utiliza o RP (requerimento de pessoal) ou o manual de descrição de cargos.

O segundo passo é definir onde encontrar esse profissional, pois existem dois tipos de recrutamento o interno e externo.

Recrutamento interno é aquele que acontece dentro da empresa e Recrutamento externo é aquele que busca candidatos fora da empresa.

Nos casos de Recrutamento Externo o recrutador recorre às chamadas Fontes de Recrutamento como, por exemplo, site da empresa link “trabalhe conosco”, agências de emprego, consultorias em recrutamento e seleção para encontrar seus candidatos. Uma vez encontrados os candidatos dá-se inicio ao processo de seleção que tem por finalidade escolher, dentre os recrutados, o candidato que melhor atenda as necessidades da empresa.

Nessa etapa o selecionador vale-se de alguns instrumentos sendo que o principal é a entrevista que pode ser estruturada onde as questões são preparadas previamente ou não-estruturada onde as questões surgem no decorrer da entrevista.

Segundo Marras (2000) a entrevista estruturada facilita a comparação das respostas dadas pelos candidatos, mas limita o surgimento de informações inesperadas enquanto que a entrevista não-estruturada oferece liberdade para explorar as respostas de cada candidato, mas dificulta a comparação entre os candidatos que estão disputando a mesma vaga.

Outro instrumento bastante utilizado nos processos de seleção é a Dinâmica de Grupo onde os candidatos são submetidos a determinadas situações simuladas com o intuito de avaliá-los em ação.

A Análise Global também é utilizada para obter informações como empresas anteriores, referências pessoais e etc.

Bibliografia

Marras, Jean Pierre; Administração de recursos humanos – do operacional ao estratégico.  Editora Futura, 2000.