O objetivo deste artigo é dissertar sobre os processos de ensino e aprendizagem na organização e desenvolvimento do serviço social, a partir do artigo As recentes tendências da pesquisa em Serviço Social, das autoras Jussara Maria Rosa Mendes e Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida. Pretende-se construir ferramentas para a produção do conhecimento e organização dos processos de trabalho do Serviço Social.

É uma tarefa pertinente porque traz uma série de perguntas que exigem reflexão e abordagem coerente com o assunto em pauta. O processo estratégico a partir das ferramentas citadas é global, ou seja, analisa o todo dos projetos criados pelo CNPq, no sentido de salvaguardar três palavras-chave: pesquisa, produção do conhecimento e a pós-graduação. Com isso percebe-se que houve uma maior integração na educação e popularização de ciência e tecnologia e a intersetorialidade.

A proposta em foco pretende trazer a problemática das novas tendências de pesquisa e a organização desta de forma mais valorizada, no campo social. Percebe-se que a estratégia utilizada teoria eleva a prática do agente social e traz maior qualidade na vida e ação social.

De acordo com Mendes (2002) é necessário “traçar um panorama das atuais tendências da pesquisa no Serviço Social, materializadas nas propostas investigativas submetidas pelos pesquisadores dessa área do conhecimento...” Por isso, pesquisar aqui tem uma meta a ser alcançada, pretende engrandecer a vida do profissional do serviço social.

 A missão do profissional e educador social não é uma tarefa fácil. Exige amor e dedicação para alcançar resultados. Todos os homens e mulheres não nascem prontos e acabados. O ser humano é um processo infinito, um verdadeiro caminho aberto. Muitos homens como psicólogos, pesquisadores devem compor a equipe responsável pelo problema aqui em foco. Este recente dado teórico e prático instiga o profissional do social a buscar mais qualificação em seu trabalho. Ter qualificação quer dizer estudar, pesquisar, jamais deixar os livros e a atualização do conhecimento, porque ele é dinâmico e exige conhecer a evolução e desenvolvimento.

O artigo de Mendes e Almeida (2002) traz algumas inferências importantes sobre a história da pesquisa em serviço social. Aborda de forma sucinta aspectos analíticos e históricos da produção do conhecimento. O objetivo do artigo é traçar um panorama dasatuais tendências da pesquisa no Serviço Social. Com essa tarefa analisa as atuais tendências da pesquisa no Serviço Social no contexto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Durante três anos (2011 a 2013) desenvolveu-se as tais pesquisas e utilizou-se da metodologia de pesquisa com aspectos divididos em 3 linhas de demonstrações: qualitativas em que se analisam as competências do serviço social, quantitativos analisam os dados objetivos e números e o terceiro aspecto é o dado histórico, que através das estatísticas feitas pôde-se definir melhores resultados.

  São recentes as pesquisas no setor de serviço social, mas desde 1970 existem as pesquisas nas universidades, sob formas de construir conhecimentos. As variáveis analisadas nas tendências recentes demonstram que não ouve um crescimento em número (quantitativo) do serviço social, mas na formação de uma equipe multidisciplinar houve crescimento, isto é, quando se juntam muitas áreas do saber como a psicologia e a dimensão social para desenvolver projetos aí adquirem maiores sucessos. Isso quer dizer que andam juntas a Psicologia e a Assistência Social. Cresceu em qualidade. Um dado pertinente, porque quando se trabalha em conjunto ciências que têm credibilidade durante décadas o êxito é maior.