A reciclagem não é simplesmente coletar os materiais. Consiste em um longo processo, que necessita de equipamentos especiais e profissionais.

Apesar de cada material ter um processo de reciclagem diferente, todos elas irão começar da mesma forma: com a coleta seletiva. A coleta consiste em separar os materiais de acordo com a sua classificação e encaminhá-lo ao local correto. Essa etapa se inicia com os usuários finais, ou seja, os consumidores. Depois, passa a ser feita por coletores que farão um novo filtro no material separado e o direcionarão ao local correto.

Papel

Quando a coleta é feita em um local, mas o material é reciclado em outro, ele deverá passar por uma prensa hidraulica, que irá compactá-lo facilitando o transporte. Quando chega às usinas de reciclagem, há ainda a fragmentadora, que cortará o material em pequenos pedaços. Então, os fragmentos ficam de molho em água, para que soltem suas fibras. Após algum tempo, se formará uma pasta. Essa será filtrada e prensada, dando origem a novas folhas de papel.

Vidro

Primeiro, ele será separado por cor. Então, será limpo e depois quebrado em pequenos cacos. Esses cacos serão misturados com areia e pedra calcária, fundidos e resfriados até que se consiga um novo recipiente de vidro.

Plástico

O material plástico a ser reciclado é todo limpo, para que as impurezas sejam excluídas. Feito, o plástico é triturado, até que vire pequenos flocos. Esses flocos costumam ser vendidos para as indústrias, que aquecerão esse material e darão uma nova forma a ele.

Metal

Todos os tipos de metais podem ser reciclados, apesar de o mais comum ser o alumínio. Para que a reciclagem ocorra, é preciso limpar bem e inclusive tirar a tinta da “embalagem”, se houver. Depois disso, o metal será aquecido até que se torne líquido, para então ganhar uma nova forma.