RESUMO

            O presente trabalho tem o objetivo descrever as atividades de Estágio Supervisionado docurso de Ciências Contábeis da Instituição de Ensino FADERGS sendo que o estágio foi realizado no escritório de contabilidade Ortec Contabilidade e Assessoria onde desenvolvemos conhecimento contábil adquirido em aula, e aprendizado no atendimento ao cliente e como desenvolver processos empresariais junto aos clientes, o trabalho mostra os problemas que a empresa pode ter em organização de seus documentos contábeis e como podemos melhorar isso visando o melhor para empresa e contabilidade.

Palavras-chave: Contabilidade. Cliente. Processos. Empresa.

1INTRODUÇÃO

Esse trabalho pretende mostrar o estudo da empresa em questão e seus processos e controles internos, visando os objetivos da contabilidade que é registro dos fatos e atos da administração das empresas, apresentando o seu patrimônio e suas mutações,fornecerem aos usuários informações sobre a natureza econômica e financeira, para tal processo os administradores tem grande papel e devem adotar os processos para organização dos documentos.

            No atual mundo globalizado e competitivo, já não é possível as ocorrências dos controles e processos internos que não objetivem a eficácia, a informação é um recurso imprescindível para as empresas, podendo verdadeiramente representar uma vantagem competitiva para determinadas organizações.

De acordo com Dias (2011, p. 3):

O controle interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adotados numa empresa para proteger seus ativos, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, incrementar a eficiência operacional e promover a obediência às diretrizes administrativas estabelecidas.

            Diante do exposto, a simples observação do fluxo de atividades, bem como a falta de referência ou modelo justificam as propostas apresentadas, que atuarão em conjunto com a intervenção e orientação da disciplina, para que os clientes adotem um método simples e eficaz em seus processos.

 

1.1TEMA

O tema principal deste estudo será a análise no processo de recebimento dosdocumentos necessários para elaboração das Demonstrações Contábeis.

Este trabalho apresenta a empresa Quíron Farmácia de Manipulação e analise de seus documentos contábeis enviados ao escritório, atualmente possui matriz e filial, tendo uma demanda muito grande de documentos.

1.2PROBLEMA

Atualmente levando em consideração o tema temos a questão problema: a rotina de ingresso de documentos da empresa é eficaz?

1.3OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste estudo será avaliar as rotinas de documentos na empresa.

1.4OBJETIVO ESPECÍFICO

            Como objetivos específicos, podemos citar os seguintes:

  • Analisar o ingresso dos documentos.
  • Agilizar organização de documentos.
  • Melhorar o tempo de demanda dos documentos.
  • Buscar economia de papel na impressão de comprovantes de pagamentos.