Numa educação centralizada na formação do caráter moral das pessoas, é evidente que a família desempenha um papel muito importante, os pais são os principais responsáveis pela educação dos seus filhos. Como linhas paralelas, a família e a escola devem andar juntas.

A escola unindo-se a instituição familiar exerce o seu papel na formação desses indivíduos, oferecendo com mais qualidade seu trabalho pedagógico.

O acesso à educação formal e informal são tarefas das duas, que trabalhando em parceria poderão ter mais sucesso. no momento que ambas andarem juntas, muito dos problemas enfrentados pela escola poderão ser superados.

Para isso é fundamental que os pais participem do cotidiano escolar de seus filhos,  tenham comprometimento com a escola gerando assim no educando a certeza de que estão sendo amparados. Dessa maneira o educando passa a valorizar cada vez mais a escola e seu professor, pois sabe que é importante para seus pais seu sucesso educacional.

É muito importante que a escola trabalhe de forma inovadora, pois a instituição não deve se contentar com os projetos iguais realizados ano após ano, as mesmas práticas sem objetivos nenhum apenas para formalizar ou complementar a grade curricular devem ser banidas da escola.

O aperfeiçoamento em seus métodos e projetos são uma das maneiras de resgatar os alunos o interesse em conhecer outras maneiras de realizações. 

De fato, na vida escolar, o contato entre escola e família do educando é primordial, onde aproximação informal tem sua importância firmada em diversas rezões, como: a tranquilidade com que os pais observam a segura permanência de sus filhos na escola; a motivação dos próprios alunos quando percebem que a escola e a família se interessam por sua educação.