FNC – FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA

Orientador: Prof. LawtonBenatti

ELLEN APARECIDA DA SILVA

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

A maioria das empresas é significativamente afetada pela revolução tecnológica, são usadas estratégias de adaptação as ameaças ambientais.

Com o avanço da tecnologia, as empresas podem-se desenvolverem mais, e esse processo pode gerar inovações futuras, aumentando seu publico alvo, através disso a empresa pode ser tornar um alvo para a competitividade.

O processo de inovação é subordinado a estratégia, sabendo desenvolver-la pode resultar melhor domínio no mercado. Novos produtos trazem melhores preços reduzindo a margem de lucro, mais exige melhores desenvolvimentos, as empresas são desafiadas a criarem novas oportunidades num ambiente caracterizado por processos.

O conceito de inovação vem acompanhado pela criatividade pois quebra o bloqueio que os colaboradores tem dentro da empresa, o desenvolvimento de todos promove novas ideias, novas soluções e novas técnicas gerando mais qualidade no processo do dia a dia de cada um.

“Desta forma, a criatividade é construída como uma habilidade aprendida que permite definir novas relações entre conceitos e eventos que pareciam não conectados” (MATTOS, GUIMARÃES, 2005, p.204)

É preciso ter uma interação com o publico externo, uma forma de comunicação estratégica, os apontamentos que a empresa pode adquirir do seu publico alvo pode trazer melhorias para o processo de inovação com esse tipo de parceria estabelecida pelos tomadores de decisão com os atores externos. Uma empresa necessita de novas soluções inovadoras para seu crescimento, e essas inovações podem sair de qualquer colaborador da empresa, é necessário conhecer muito o processo desenvolvido e a história da empresa, aqueles que convivem internamente tem mais facilidade de ver a empresa como todo, claro que uma empresa pode abrir uma pesquisa externa para que seu público alvo possa expressar suas ideias, direcionando suas necessidades como clientes.

Normalmente as pessoas veem a inovação como uma criação ou melhoria de um determinado produto ou processo, mais a inovação se encontra também na ato de substituir um material por outro, no caso um produto por outro mais econômico, no caso do processo ela poderia simplificar com melhorias os sistemas usados por uma organização.

Os tomadores de decisão valorizam mais o processo de inovação para serem mais vistos no mercado de forma que a tecnologia seja mais apropriada investindo no P&D, garantindo retornos crescentes.

O processo de inovação contribui para o desenvolvimento de novos produtos, ou formas de organização da produção, a inovação pode contribuir para a redução de custos e aumento da qualidade dos produtos já existentes. Existe a inovação de caráter incremental, aquela que apenas aperfeiçoam sem alterar a estrutura do produto ou processo, a redução de custos pode ser meio da otimização da produção.

Lembrando que é preciso valorizar os colaboradores, pois a empresa não inova sozinha e sim com a ajuda e o conhecimento de seus agentes externos, gerando mais lealdade e estabilidade á empresa, pode – se gerar inovações através de idéias criativas de seus trabalhadores isso pode desenvolver mais a capacidade de crescimento na empresa, ainda assim tendo mais reconhecimento.

É preciso que haja mudanças organizacionais e comportamentais para a criação desse setor de inovação, assim o trabalhador se sinta mais motivado para inovar, progredindo mais e atingindo nível almejado de competitividade.

Segundo Rocha Neto (1997) “é essencialmente econômico, pois compreende a apropriação comercial de conhecimento técnico - cientifico para a introdução de aperfeiçoamento de bem e serviços utilizados pela sociedade.”

A empresa SS Comércio trabalha com produto de higiene e cosmético seus principais clientes são seus consultores que trabalham com a venda direta.

A empresa tem sua forma de captação de consultores e sua analise de crédito, no qual com um projeto novo procura simplificar e melhorar o procedimento com uma forma mais burocrática.  Esse projeto tem por otimizar o processo com um software da empresa C&M.

Quando uma pessoa quer virar consultor à empresa SS comercio faz consultas em Órgãos públicos onde é preciso saber se possui alguma restrição, assim podendo analisar como será seu perfil de pagamentos dentro da empresa. Pensando em melhorar esse processo esse software é interligado com os sites da receita federal, é colocado no Software apenas o CPF do consultor e assim são buscadas todas as informações via web, fazendo isso é simplifica a busca do cadastro facilitando esse processo para a empresa, sabendo que a empresa trabalha com diversas formas de analisar o crédito do consultor, na busca feita via web trás informações como pendências no CPF neste caso o cadastro vai ter uma trava na qual todos os pedidos captados será direcionado para o departamento de Analise de Crédito na qual será feita uma analise da possível liberação de determinado valor em produtos para o cliente.

Esse sistema agiliza o processo de cadastro evitando pendências de documentação na qual prejudica a rapidez em liberação de pedidos. Sem esse software o processo de cadastro é mais demorado, pois a causa é a documentação na qual fica incompleta ou possui algo errado, também afeta o departamento de crédito no qual realiza a liberação dos pedidos pendentes que não são liberados de uma forma automática pelo sistema.

A liberação de pedidos acontece mediante uma analise que é feita do perfil do consultor onde édestacado o histórico de pagamentos, o software trás uma facilidade no momento que é feita essa analise, pois é feita uma busca completa do perfil dentro de um só sistema, não será preciso o colaborador pesquisar duas ou mais vezes o mesmo perfil para liberação de pedidos futuros, o software deixara gravado no sistema todas as buscas que fizer do consultor evitando assim gastos quando é preciso realizar buscas em sites da Receita Federal.

Esse novo Software que a empresa C&M trás para a SS Comércio, trás grandes benefícios para a agilidade nos processos administrativos, mais flexibilidade e baixo custo no uso de sites, trazendo considerável lucro por conta da rapidez em executar o processo.

Referências Bibliográficas

VOLPATO, Maricilia. O processo de inovação com incentivo á inovação nas organizações. Curitiba: Revista da FAE, v.5, ano. 2002 pp.75-86.

LOUREIRO, João; GUIMARÃES, Leonam. Gestão da Tecnologia e Inovação: uma abordagem prática. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. pp. 204-217.