O produto genético moléculas que possuem as coordenadas genéticas que coordenam a ação e desenvolvimento de todos os seres existentes e alguns vírus é formado por inúmeros nucleicos, sendo o DNA, um de maior importância. O DNA é formado por variados nucleotídeos, e cada nucleotídeo é estruturado por uma molécula de fosfato, uma parte de desoxirribose e uma base com nitrogênio, púrica ou pirimídica.

Cada parte celular do ser humano contém 3 bilhões de partes de bases nitrogenadas. Adenina e guanina representam as bases púricas que devem ser encontradas nos DNA; citosina e timina formam as bases pirimídicas, no local onde a guanina se junta à citosina e a adenina liga-se à timina. Elas são unidas através do que se chama pontes de hidrogênio.

Com a extração do DNA, torna-se possível a observação do aspecto do mesmo, observando que o DNA poderia ser detectado em diversas células, debatendo e aprofundando as informações em relação á genética. Este aprofundamento é um início em vários processos de diagnóstico para determinar bactérias e alguns vírus e igualmente mostrar alguns distúrbios genéticos e algumas doenças.

O DNA pode ser retirado de diferentes matérias, tais como fósseis, determinados tipos de plantas e até e certos tecidos: raízes, sementes, folhas, pólen. O processo de extração, que é o primeiro passo e muitos procedimentos laboratoriais, tem como foco conseguir um DNA de alta qualidade, em quantidades, rapidamente e grande eficiência. Este deverá com frequência impedir certa degradação do DNA.

Para fazer esse processo, existem determinadas técnicas apropriadas. O ‘’FISH’’ é uma prática molecular específica usada para fazer a identificação de conjuntos de bactérias. Já o método sequencial utiliza genomas que poderiam ser sequenciados além de também elementos cromossômicos extras, que passarão por comparações com a sequência de bases que já aparecem nas considerações dos dados para o Projeto Genoma.

 Há vários métodos que conduzem à extração do DNA, entre tantos se podem citar:

- Observando uma amostra, deixar as células abertas para que aconteça a exposição do DNA nelas, isto ocorre utilizando-se métodos químicos e físicos.

- Juntando um causador de atividade superficial, como detergentes, podem-se remover os lipídios de toda a célula, deixando o DNA à vista para novos estudos.

- Acrescentando uma RNA para que haja a remoção do RNA.

- Por meio de um álcool, na maior parte do tempo etanol ou isopropanol, consegue-se a precipitação do DNA.

 O método que se usa para a obtenção e extração de DNA tem ligação com qual segmento será utilizado e de que maneira o ensaio poderá ser feito. A grande parte deverá sempre vir a acontecer em laboratórios credenciados com profissionais competentes, com a finalidade de que o resultado conseguido seja adequado e possa ser utilizado de forma adequada no experimento que está sendo feito.

Muitas empresas fornecem os produtos necessários para este tipo de processo, no entanto é sempre interessante comprá-los de fontes confiáveis, por tratar-se de produtos sensíveis a muitos intemperismos. São materiais delicados que devem ter um armazenamento adequado e um transporte que seja feio com cuidado. No momento em que o cliente for comprar este tipo de insumo, indica-se que ele fique atento aos pequenos detalhes.

Para mais informações, visite: Wako Pure Chemicals