Boa parte da estabilidade e crescimento econômico do Brasil deve a solidez e organização e fiscalização constante do sistema bancário. Os bancos são organizações bastante lucrativas e instituições básicas e imprescindíveis para o bom funcionamento da economia.

No entanto, devido a grande competividade e a forte responsabilidade com o desenvolvimento do país, fazem com que os trabalhadores desse ramo laboral estejam submetidos a eventos que prejudicam sua qualidade de saúde, principalmente nas questões mentais. 

A forma como o trabalho bancário está organizado, a duração das jornadas, a submissão a atendimento a clientes, o manuseio de dinheiro, a alta responsabilidade e principalmente a grande pressão por produtividade, são fatores que levam os trabalhadores para muito além dos limites saudáveis, podendo provocar distúrbios psíquicos e doenças pré existentes desencadeando novas doenças. 

Alem disso, várias são as condições que podem predispor o trabalhador ao distúrbio psíquico: assedio moral, a humilhação e a degradação constante. Estes criam um ambiente hostil, afetando a saúde dos empregados. Muito destes vivem de maneira degradável no seu ambiente de trabalho, pois são explorados pela classe patronal com longas jornadas de trabalho, baixas remunerações, sendo submetidos a um verdadeiro regime escravista, flexibilizando-se a todas necessidades advindas do sistema produtivo a qual estão inseridos. O medo de perderem o emprego leva-os a silenciar as suas angustias desenvolvendo assim a síndrome da sobrevivência. .(Ética da Libertação na Idade da Globalização e da Exclusão; Dussel, Enrique). 

Trataremos então de listar os principais problemas psíquicos que afetam o ambiente de trabalho dentro da atividade bancária, buscando alternativas de melhorias para esses problemas.

 Tem por objetivo fomentar reflexões dos transtornos psíquicos acarretados no ambiente de trabalho. Terá então uma maior compreensão dessa temática e fazendo um alerta aos indivíduos que vivenciam essas questões todos os dias mas vivem oprimidos pelo sistema patronal.