Finalizando a programação da campanha Outubro Rosa, que visa sensibilizar e conscientizar as mulheres para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o setor de Hemodiálise/Nefrologia do Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, administrado pela Pró-Saúde Pará, realizou uma ação diferente para as mulheres que fazem tratamento na instituição.

Uma palestra foi organizada para passar informações sobre a doença. A terapeuta ocupacional Maressa Solyanne esclareceu as pessoas sobre a prevenção e como é realizado o tratamento em caso de diagnóstico positivo.

Muitas mulheres presentes na palestra não tinham muitas informações a respeito do cancêr de mama e puderam tirar suas dúvidas. Ela chamou a atenção do público-alvo, mulheres a partir dos 40 anos, de como realizar o autoexame e, assim, diagnosticar a doença logo no início. Se caso for percebido algo diferente, a mulher deve procurar um médico especialista imediatamente.

Ao final da palestra, as mulheres receberam uma fita cor de rosa, um dos símbolos da campanha Outubro Rosa. Foi entregue, também, um avental como lembrança para a realização do exame para suas vidas.

Para encerrar a programação em alto astral, a Companhia Municipal de Dança de Altamira fez uma apresentação para os pacientes.

O câncer é causado pela multiplicação anormal das células, que formam um tumor maligno. Quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura e maior possibilidade de tratamento conservador, que preserva a condição da mama, por isso é importante realizar os exames preventivos: exame clínico, ecografia, mamografia e o autoexame.

O de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e comum entre as mulheres, mas também pode ocorrer em homens, em uma frequência aproximada de 1% em relação ao sexo feminino. A hereditariedade é responsável por apenas 10% do total de casos.

Apesar de todas as ações para conscientização realizadas durante o mês, a Pró-Saúde Pará ressalta que o Outubro é Rosa, mas todos os meses são de prevenção.