“Privataria Tucana” –

a efígie do Macartísmo brasileiro.

Parte 1 - o “PIG”

O “P.I.G.” (partido da imprensa golpista) está fazendo bem o seu trabalho. Coube, finalmente, ao deputado Protógenes Queirós (PC do B), o encargo de apresentar ao congresso a proposta de CPI.

Será que a Globo vai manter seu acordo tácito de silêncio?

 A Folha e a Veja, paladinos da moral republicana brasileira (e o rosto da canalhiçe politica também), estão aguentando firmemente. Nada foi publicado até agora sobre o livro de Amaury Ribeiro Jr. que já é um “Best Seller” em vendas além de prêmiado com o  “ESSO” de Jornalísmo investigativo.   Mas não apareceu em nenhum canal da televisão aberta. Nada. Simplesmente “não aconteceu” a publicação de tal livro para a chamada grande emprensa.

Bom, para você que não é blogueiro e só assiste a globo, me refiro ao livro “Privataria Tucana” de Amaury Ribeiro Jr. que surge como uma bomba no colo da emprensa .  O Amaury investigou durante 10 anos os documentos das privatizações realizadas no governo do PSDB. Quem não lembrar foi quando o FHC vendeu 30% do patrimônio brasileiro aos seus amigos, processo que resultou no fato de sermos hoje o País que cobra as maiores tarifas pelo serviço telefônico e de eletricidade do Mundo. Analisando os documentos Amaury descobriu um esquema de lavagem de dinheiro e de peculato e crime de lesa pátria como nunca antes se soube no Brasil.

Este esquema faz o mensalão parecer brincadeira de criança, no entanto, nenhum, eu disse, nenhum veículo de comunicação se interessou em investigar se ao menos são verdadeiras as denúncias.

É claro que eles já sabem que são verdadeiras!

 Restou apenas a tentativa de “esfriar a notícia” como alternativa, valendo-se do acordão entre as mídias (que são denúnciadas também no livro), de não tocar no assunto.

Tudo isso para que não ocorra com eles o que ocorreu nos demais países da América Latina que, ao seu tempo, realizaram as devidas investigações sobre seus processos de privatizaçâo.  Resultado: prisão de vários políticos em países como Argentina, Clhile e México.

A maior oposição que o governo dos trabalhadores teve em toda sua história veio da imprensa, por que será?  Agora sabemos.

A mãe de todas as maracutáias deste país já havia sido feita, porém, aguardava ser descoberta. A potura silenciosa da oposição agora está explicada: era medo mesmo!

Todas as mentiras contadas até hoje sobre as privatizações apareceram como rolha n água nas 176 páginas de documentos que o jornalísta Amaury investigou consultando os cartórios de São Paulo e fazendo apenas aquilo que a imprensa brasileira esqueceu como se faz.

 Leia o livro antes que a verdade seja novamente silenciada.

 Digo isto por que já não estão mais disponíveis os textos de Luis Nassif sobre a postura da Veja e sua ação draconiana contra o ofício do jornalísmo. O Google foi obrigado a tirar do ar faz algum tempo.  

Considerando o que foi feito no intento de calar a mídia me surpreende o fato do autor ainda não ter virado estatística...   

É assim que eles fazem com seus bicos afiados...

 Nos anos 80 a imprensa brasileira cometeu algumas gafes sérias e foi punida por isso, através do leitor que podia resolver ler uma ou outra publicação que apresentava, por sua vez, um “outro olhar” sobre determinado fato. Não é dificil lembrar o caso do “Boimate” (“fruto da carne, derivado da fusão da carne do boi e do tomate, batizado com o sugestivo nome de boimate, constituiu-se, sem dúvida, no mais sensacional “ fato científico" de 1.983, pelo menos para a revista Veja, em sua edição de 27 de abril. Na verdade, trata-se da maior " barriga" (notícia inverídica) da divulgação científica brasileira) como sendo o marco de um processo chamado de “comportamento de manada”.

Tudo que se publica é verdade, sendo assim, outra visão só pode ser mentira. Portanto não podemos apresentar uma variante diante do quadro pintado pela maioria dos veículos de comunicação, sendo assim, sigamos à maioria porque se todos errarem não tem problema, porém se eu errar sozinho você perde o emprego.

Nos anos 90 tivemos o caso “Escola Base” onde se publicou que donos de uma escola infantil estavam abusando de crianças de 4 anos. O fato é que mesmo sem se apurar possíveis provas, os acusados foram considerados culpados aprioristicamente pela mídia levando a um linchamento público do qual ninguém é considerado responsável até hoje.  O poder que a mídia tem neste País é superior ao da própria população, uma vez que, a monotonia da informação tira do povo a possibilidade de obter qualquer informação que seja contrária aos interesses destes poderosos.

Quando acusam sem provas exigem investigação daqueles que eles mesmos já condenaram. Chegam ao cúmulo de apresentar uma chamada de capa afirmando uma coisa, no meio do artigo desmentir e ao final da “matéria” levar a uma nova acusação sem, contudo, apresentar provas de suas palavras. Enquanto isso nós estamos reféns deles... ? É claro que não!

Você sempre pode identificar aqueles que querem manipular a sua opinião e optar se vai permitir ou não. Aplicando o método da VEROSSEMELHANÇA, você pode identificar se uma matéria de capa na verdade não é apenas uma ratoeira.

O PIG está ai pertinho de você te esperando no rádio na televisão e nas revistas semanais. Em nome da liberdade eles manipulam a todos. Estamos vencendo a pobreza e mantendo os indicadores no limite para providenciar o crescimento e erradicar a pobreza.

Eles não se acostumaram com presidentes que governam sem pedir permissão. Nós somos donos do nosso nariz e do nosso País.

O Macartísmo, ou seja, a “caça as bruxas” que existe hoje está tão clara que você não pode ter outra opinião se não você é comunista. Não pode querer que o Brasil permaneça em crescimento e repartindo a riqueza que você virou petista.

 O problema é que a economia vai crescer mais de 7% no ano de 2013 gerando empregos e sem inflação e isso realmente é um problema. O problema é que a déficit orçamentário caiu de 78% por 1 real em 2002,  para 38% por 1 real em 2010, excluindo do processo do superávit primário, os recursos destinados para o programa de aceleração do crescimento.   Tudo isso mantendo o câmbio equilibrado e reduzindo a taxa de juros como nunca antes na história deste País.

O Macartísmo passou, mas deixou seus filhos. Cabe a nós agora reconhecê-los e vencê-los. O mensalão foi julgado, agora é a vez da Privataría.