CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM METODOLOGIA DO ENSINO DA BIOLOGIA ? Universidade Gama Filho-UGF-CETEB
DISCIPLINA: TENDÊNCIAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO
Tutor: Denise Maria dos Santos Paulinelli Raposo
Aluna: Márcia Amélia Gaspar Matos

Cidade/UF: São Luís / MA

Telefones: (98) 3223-9213 e 9604-1464

Atividade nͦ 05 ? Memorial 2 Data: 06/06/2009

A respeito dos princípios que fundamentam a minha prática pedagógica, ressalto principalmente os holísticos, pois na minha sala de aula, procuro dar ênfase à aprendizagem, construindo-a de maneira significativa, valorizando a razão, intuição, sensação, valores, sentimento, etc., dos meus alunos. É uma troca de conhecimentos para a compreensão do mundo, possibilitando a argumentação deles e a procura dos seus conhecimentos frente às mudanças ocorridas na sociedade para podermos juntos construir um conhecimento crítico, reagindo, rejeitando e modelando a realidade.
A minha visão de inclusão no ambiente escolar é a de que o professor tem que promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, cor, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminação, facilitando a aproximação dos alunos entre si e ter uma parceria junto às famílias e à comunidade. Não devemos promover tensões competitivas entre eles, mas sim um espírito solidário e participativo para que eles aprendam a conviver com as diferenças e ter a possibilidade de aprender, conhecer e valorizar as diferenças entre um e outro.
O docente deve procurar exercer uma conduta que cumpra os princípios organizacionais e políticos de sua função para proporcionar a educação de todos, bem como, ter um posicionamento crítico para repassar aos seus alunos modos e maneiras de construir um conhecimento questionador frente às novas exigências sociais, cumprindo seus deveres e reivindicando seus direitos, sendo sujeito da própria história.