FACULDADE FNC

ADMINISTRAÇÃO

SOLANGE FERREIRA DE SOUSA

ORIENTADOR: PROF. LAWTON BENATTI

Princípios e Conceitos de Desenvolvimento de Produtos

 

            Desenvolvimento de produto consiste em princípios científicos, nas informações técnicas, comerciais e de produção. No processo de desenvolvimento de produtos pode considerar que seja uma vantagem competitiva para as empresas, onde deve acompanhar a concorrência e a instabilidade. O ambiente organizacional é instável acarretando a necessidade de realizar alterações nos processos e nos negócios, pois a empresa deverá se preocupar em atender as necessidades dos clientes. Esta área precisa ser integrada ao processo estratégico da organização, com isso, a área de marketing obterá suporte, onde proporcionará um conjunto de dados e conhecimento que poderá ser utilizado no futuro, pois engloba o planejamento estratégico e do produto e envolve o gerenciamento do portfólio.

            Alguns itens podem contribuir para gerar valor no desenvolvimento do produto, como planejamento que abrange e analisa fatores mercadológicos e a produção da empresa, o desenvolvimento do conceito do produto, pois é importante, devido a escolha dos materiais a serem utilizados e a identificação do que ocorre com a concorrência. Neste ambiente constantemente dinâmico, o desenvolvimento de novos produtos tem se tornado um método de competição acirrada, no mercado essa competição está relacionada com as forças internas e externas da organização que está surgindo no mercado e no mundo, devido o mercado estar segmentado, os consumidores cada vez mais estão exigindo sofisticação e as tecnologias cada vez mais com novos conceitos.

            No desenvolvimento de um produto, paira no ar a incerteza, no início do processo, pois o tempo pode ser curto e no início seleciona a maior quantidade de soluções construtivas para a elaboração do produto novo. No início do desenvolvimento do produto, 85% refere-se ao custo do produto final. Conforme o tempo for pasando o custo tende a aumentar ao longo do periodo do desenvolvimento, pois a cada mudança, um inúmeras decisões que serão levadas em consideração ou serão descartadas, invalidadas. No prodesso de desenvolvimento é um  desafio administrar as incertezas envolvidas no processo, pois as decisões poderão ser de grande impacto e as decisões deverão ser tomadas quando houver alternativas e menos grau de incerteza, pois é encontrada muitas dificuldades no gerenciamento do processo de desenvolvimento, pois há várias opiniões e visões diferentes. Este processo de desenvolvimento é um todo integrado e que depende de um resultado, pois deve-se considerar diversos fatores que estarão ligados às mais variadas áreas do conhecimento. Cada opinião individual traz uma abordagem e determinados valores próprios,  que dificulta a interação entre os funcionários que pertencem a cada uma dessas areas. Para enfrentar uma situação de conflito o administrador precisa ter uma visão  holística , ou seja, a construção de uma imagem única e interligada ao processo de desenvolvimento de produto. A forma de representá-la seria por meio de modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produto. Para o processo de desenvolvimento dos produtos pode-se seguir algumas diretrizes como, classificar cada fase das atividades para o desenvolvimento dos produtos, pois com a criação do produto, as ações podem se tornar conceitos, projeção do produto e descrição do processo de desenvolvimemnto. Com essas diretrizes  os conceitos são estabelecidos e desenhados, os métodos que serão utilizados, ferramentas, materiais, sistemas e tudo o que for necessário no desenvolvimento do novo produto, onde cada elementado acrescentado poderá ser util no desenvolvimento.

            Há diversas razões que levam as organizações a desenvolver e lançar novos produtos mercado, pois com o desenvolvimento de novos produtos a organização diminui o risco do negócio evitando que os consumidores dependam de um produto único, produtos esquecidos e que não está mais em competividade, onde pode  ser  retirado do mercado, a cartela de produtos da empresa se torna mais ampla e competitiva, obtem vantagem e aproveita diversas oportunidades no mercado.

            No processo de desenvolvimento dos produtos há fatores que podem ser levados em consideração como: obter informação do mercado imcompleta, falta de previsibilidade, pois poderá ocorrer mudanças, o orçamento insuficiente para elaboração do novo prduto, o custo e o preço ser alto, lançar o produto no momento errado sem esperar a oportunidade de entrar no mercado. Muitas das empresas não cumprem todas as etapas previstas no planejamneto estrategico, então, poderá faltar recursos financeiros, se abster do conhecimento dos beneficios que poderão adquirir, falta de tempo habil para execução das tarefas, entrega dos produtos, logistica, concorrencia, entre outros.

            As empresas ultimamente vêm aumentando suas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e aumentado a tecnológica, criando estrategicamente projetos para uma maior articulação entre o sistema tradicional de C&T e a atividade de inovação. Conforme as informações da PNAD de 1998 foram informados que o número de pessoas com nível superior que estão em atividades de P&D nas empresas é de 12.2000 pessoas, onde 1.800 pessoas estão nas empresas, das quais 65% no Estado de São Paulo. Embora os números forem atrativos, este número seja ainda pouco expressivo devido à complexidade das organizações.

            O desenvolvimento de produtos, portanto, requer profundos conhecimentos técnicos e relacionamento interpessoal. Ou seja, o profissional tende a ser um especialista altamente qualificado é um profissional especialista em diversos métodos tecnológicos dentro da área para que haja transformação e o mundo em volta dele, as condições de contínuo aperfeiçoamento deve ser aprimorada e os conhecimentos técnicos e dos recursos de informação (VODOVOZOV, 1995). O profissional para executar essa tarefa é, então, o profissional capaz de realizar multifunções na empresa para identificar e escolher as tecnologias apropriadas que proverão a melhor solução para um problema específico (ACAR & PARKIN, 1996).

             

Bibliografia:

ACAR, M.; PARKIN, R.M. Engineering education for Mechatronics. IEEE   Transactions on Industrial Electronics, v.43, n.1, February 1996.

OLIVEIRA, Braulio (2012). Gestão de Marketing. São Paulo, Pearson, 2012.

ROZENFELD, H. (2006). Gestão de Desenvolvimento de Produtos - Uma referência para a melhoria do processo. São Paulo, Saraiva, 2006.

VODOVOZOV, V. M. The Educational Resource of Mechatronics, v.5, n.1, 1995.