Princípios de composição


Deve-se aplicar um princípio de composição apenas quando ele for importante para a imagem. O número de princípios aplicados depende da situação.


Momentos
A vida não é feita apenas de grandes acontecimentos, ela é feita na verdade de centenas de pequenas lembranças que formam o nosso carater e personalidade. Quando for viajar, procure registar estes momentos simples que são fortes nas nossas lembranças.
Quando for fotografar alguém, não faça apenas um retrato, agregue algo que possa acrescentar uma informação importante.

Vivência
Em casa, coisas simples, como lamber, a forma de bolo são lembranças poderosas da fase de infância destas crianças.


Emoção e Sensação
Enquadramentos que remetem a sensações e emoções sempre engrandecem nossas  fotos.

Sentido de leitura
Esta é a mais polêmica das ferramentas de composição. A forma que olhamos é condicionada pela forma que aprendemos a ler.  
Assim, se houver uma pessoa andando na foto, a impressão pode ser diferente se ela estiver indo para a direita ou para a esquerda.
Se a pessoa ou animal estiver olhando para a esquerda , o leitor encara o personagem como se fosse ter um diálogo com ele.

Se, ao contrário, estiver olhando para a direita , o leitor se identifica com ele e procura na foto o que estava sendo observado pelo personagem.

Diagonais
Diagonais são linhas que cortam a foto de um canto ao seu oposto. Elas podem ser formadas por cercas, ruas, rios, caminhos, beira de mar, etc. Elas capturam o olhar do "leitor", obrigando-o a seguir a linha formada com os olhos.

Princípio dos Terços
Pôr o motivo no centro do visor nem sempre é a melhor solução. O princípio dos terços ajuda a distribuir os motivos no visor da câmera. O visor é dividido em terços, tanto na horizontal quanto na vertical e o motivo é concentrado dentro das linhas de terço.
O ponto de intersecção das linhas de terço é conhecido como ponto de ouro, que dá muito destaque a objetos ali localizados.  

Moldura
A função das molduras nos quadros é evitar que o olhar do leitor saia do quadro. Numa fotografia, uma moldura pode ser feita de galhos, janelas, portas, arcos, etc. Qualquer coisa que, sem chamar a atenção, forme uma moldura nas bordas da foto.Com molduras, a atenção do leitor segue direto para o centro da foto.

Referência
Em fotos onde o tamanho do motivo não é de conhecimento evidente, mantenha, sempre que possível, uma referência ao lado. No caso de objetos pequenos, esta referência pode ser um anel discreto. Evite usar canetas, canivetes e réguas, exceto se estiver fazendo uma foto para uso científico na qual não haja a menor preocupação com a estética. Monumentos construidos ou naturais também devem receber uma pessoa como escala, se não houver outras referências por perto. Quando estiver fotografando uma paisagem, mantenha uma pequena réstia de céu no topo da foto. Com ela, a foto fica melhor situada.

Vertical X Horizontal
Uma foto vertical enfatiza a profundidade de uma paisagem ou objeto. Ela também destaca a altura dos motivos. É indicada para fotografar prédios, pessoas sozinhas, ou quando se quer dar a idéia de que algum caminho vai muito longe. Uma foto horizontal enfatiza a vastidão de um lugar. É indicada para paisagens amplas, grupos de pessoas ou ainda quando se deseja pôr uma pessoa junto da paisagem.Em um grupo de pessoas, a foto na horizontal elimina elementos distantes que poderiam aparecer no topo ou na base da imagem.


Primeiro Plano
Manter algo no primeiro plano ajuda a dar destaque ao segundo plano.

Cortes
Cortar elimina coisas que podem distrair a atenção das pessoas ou daquilo que é realmente importante. É importantíssimo entretanto, que o corte seja claro e não pareça acidental. Jamais corte pessoas em suas articulações. Parece que elas foram amputadas.


Encher o quadro
Sempre que possível, encha o quadro da câmera com o motivo fotografado. Se o motivo no visor não aparece claro, na foto ele também não aparecerá. Encher o quadro faz com que apenas o que é importante tome conta do enquadramento.

Ponto de Vista
Objetos fotografados de cima dão a impressão de serem frágeis; objetos fotografados de baixo parecem imponentes, e se os fotografamos a meia altura, parecem ter dimensões equilibradas, sem dar maior ênfase a outros aspectos.
De baixo: o motivo parace grande e imponente


Profundidade de campo
Profundidade de campo é o nome que se dá a faixa que fica em foco numa fotografia.É possível aumentar ou diminuir a profundidade de campo aumentando ou diminuindo a faixa nítida da fotografia.A foto com uma grande área nítida dizemos que tem grande profundidade de campo e vice-versa.Muitas vezes, objetos atrás de nosso motivo principal distraem a atenção. Para que não prejudiquem a foto, é possível tira-los de foco.

Faça um curso de fotografia e vá ainda mais além com sua composição.