PRINCÍPIOS DA GESTÃO AMBIENTAL CORPORATIVA

Escrito por Adm. Celina Olivindo 

Desde de 1900, com o surgimento da administração científica o Homem estuda maneiras de fazer gestão. A administração vem sendo construída concomitante ao crescimento da cadeia de industrialização do planeta e no atendimento das demandas. Os primeiros estudos surgiram nos Estados Unidos dentro do setor fabril por volta de 1900. Desde então os autores, pesquisadores e estudiosos desenvolveram pensamentos e métodos de trabalho sempre focando as organizações empresariais. Depois dos estudos como a teoria científica com foco nas tarefas e tempo, teoria clássica na divisão do trabalho, teoria das relações humanas foco nas relações, dentre outras de suma importância, nasce a necessidade de fazer gestão integrada, focando a economia, o social e o ambiental, surge então a Gestão Ambiental Corporativa, o estudo é recente mas de grande impacto na gestão das organizações, toma força na década de 90 no século XX diante da necessidade do Homem administrar recursos cada vez mais escassos e com consumidores mais exigente.

A gestão ambiental surgi com o desafio de produzir bens e serviços para atender as demandas da população, entretanto, diferentemente das outras práticas de gestão, ela tem o objetivo central de integrar empresa, meio ambiente e pessoas sem deixar de respeitar o planeta, ser economicamente viável e socialmente responsável e ainda atender as necessidades demandadas no mercado consumidor. O profissional que atua na gestão ambiental deve ser capaz de administrar os recursos da empresa sem prejudicar a mesma gerando lucros e de forma planejada, organizada e sustentável fazer a empresa crescer com bons resultados. Neste estilo de gestão os administradores podem fazer uso de algumas práticas já testadas em outras corporações como é o caso do método eficaz de gestão SGA-Sistema de gestão ambiental praticado no mundo todo como um modelo de referência para empresas com o objetivo da produção limpa, renovável e lucrativa. Este modelo tem como característica a preocupação de realizar um planejamento estratégico, onde deve acontecer reuniões como toda a empresa e assim sensibilizar a importância deste modelo de gestão e a partir deste primeiro encontro formar uma equipe de trabalho e atuação na gestão ambiental da empresa.

Um bom processo de gestão ambiental deve ter início com a definição dessa equipe que é formada com o intuito exclusivo de colaborar diretamente com gestão ambiental da empresa, a equipe deve ser formada por funcionários que atuam como representantes dos setores da empresa, onde preferencialmente deve contemplar todas as áreas de atuação da empresa, tais como o corpo estratégico, tático e operacional isso porque a gestão deve ter amplitude macro e atingir todo o ciclo operacional da empresa. Vale ressaltar que a depender do tamanho da empresa essa equipe pode ter outras atividades dentro da empresa ou não focar todo o dia de trabalho na atuação direta da gestão ambiental, pois a mesma demanda muitas ações de prevenção, educativa, planejamentos, desenvolvimento e acompanhamento da execução dos princípios de gestão ambiental da empresa.

O trabalho a ser desenvolvido por cada integrante da equipe deve estar pautado e orientado nos princípios da gestão ambiental corporativa, todos devem ter conhecimento desses princípios para assim realizar um trabalho integrado com toda a empresa. Portanto como surge esses princípios? Pode seguir um padrão mundial já estabelecido, ou pode surgir de outras maneiras, tais como: a empresa já tem esses princípios que foram estabelecidos por uma equipe anterior de gestão ou por um único gestor que pode ou não seguir os princípios padrões determinados no mercado global, ou a partir de uma nova formação de equipe decidam construir os princípios que norteará todos os trabalhos realizados dentro da empresa com base nos princípios globais pois a equipe pretende ir além e implantar todos os princípios de gestão e assim deixar a empesa apta a requerer junto a empresa certificadora  dentro dos padrões da ABNT a NBR ISO 1400 um selo que qualifique a empresa dentro de um padrão de qualidade e de responsabilidade ambiental. E importante para o gestor que esses princípios sejam construídos por sua equipe e que todos possam seguir o padrão das normas técnica regulamentadoras colocando a empresa dentro de um padrão formal de gestão ambiental.

Sendo assim é bom conhecer esses princípios que norteará os trabalhos do gestor da empresa bem como da comissão de gestão ambiental e de todos na empresa. Um dos primeiros princípios deve ser a Empresa Ambiental, todas as ações da empresa devem versar sobre o impacto que as mesmas vão causar no ambiente e o que a empresa pode fazer para evitar e o que pode ganhar e/ou perder com essas ações. A comissão de gestão deve ser sempre consultada no processo de decisão pois a mesma está preparada para auxiliar o gestor neste momento decisório. Outro princípio importante é a elaboração do planejamento organizacional, nele deve conter objetivos e metas que respeite o meio ambiente, determinando o uso correto dos recursos ambientais bem como o respeito ao período necessário de reposição dos mesmos. Esse é o momento onde a empresa evidencia sua preocupação em preservar os recursos naturais, promovendo um ciclo correto onde gerações futuras terão o direito de fazer uso também desses recursos.

Além de promover uma campanha de conscientização com todos que fazem parte do ciclo de vida da empresa tanto no ambiente interno como externo. Conscientizar a todos a importância de saber utilizar os recursos e de trabalhar sempre preservando o meio ambiente sem agredir ou degradar faz parte das atribuições da comissão de gestão ambiental, bem como promover acordos de preservação ambiental com fornecedores, governos e parceiros. Pensar em princípios de gestão ambiental é pensar em preservação, sendo um princípio global, neste item a empresa deve comprometer-se em preservar todo o meio ambiente através de ações, campanhas e de uma gestão integrada que seja inteligente criando o hábito de pensar antes de comprar, reutilizar quantas vezes forem possíveis e reciclar no momento de descarte tornando assim a vida do produto mais longa prorrogando a chegada dele no meio ambiente.

A empesa deve ter entre seus princípios um plano de segurança caso ocorra algum acidente ambiental, neste plano deve conter um cronograma de treinamento para todos envolvidos e para sociedade em área de risco, este plano deve ter o apoio de governos e instituições de preservação do meio ambiente e ter recursos próprios caso seja preciso já está garantido, essa é uma forma de preservar a empesa de problemas mais sérios caso ocorra um acidente. Um outro princípio é o canal de comunicação da empresa com todos os envolvidos, deve ser claro de fácil acesso tanto para o público interno como externo e deve haver sempre um feedback quando alguém procurar a empresa. Diante de todos esses princípios existe aquele que une todos em um só, o processo de educação, esse princípio proporciona uma riqueza incalculável para empresa, seus funcionários, parceiros e fornecedores enriquecem com a educação ambiental produzida dentro da empresa que vai além dos limites organizacionais, a empresa ganha com uma valorização de sua imagem e valor e os envolvidos ganham conhecimento, saberes e um mundo melhor para se viver.

Todos esses princípios enquadram-se em um processo de qualidade total da gestão ambiental. As empresas que buscam melhorar a gestão buscam consolidar-se dentro de um padrão internacional e a aplicação desses princípios assim como a padronização de processos, rotinas, documentos e gestão corrobora com a empresa na busca pela certificação ISO selo que determina que a empresa cumpre seu papel ambiental e que está apta a crescer e fincar-se no mercado de forma mais eficiente e organizacional. Uma empresa do século XXI deve ser capaz de ser economicamente viável, ambientalmente responsável e socialmente justa na busca da sua lucratividade e crescimento no mercado global.

Nome para citar: OLIVINDO, C M S