GMAT significa Graduate Management Admission Exam. É um exame utilizado por uma grande parte das escolas de negócios nos Estados Unidos, Europa e Canadá, tendo tido uma adesão crescente nas escolas de negócios do Brasil, como COPPEAD-UFRJ e FGV. O GMAT é um exame que avalia as competências do candidato principalmente na tomada de decisões ligadas a raciocínio verbal e quantitativo em situação de tempo escasso.

A avaliação do GMAT é o resultado da conjugação de 4 notas distintas: a nota de uma redação em língua inglesa sobre um tópico que varia de 0 a 6, a nota da seção de raciocínio integrado, com 12 questões para serem feitas em 30 minutos, que oscila entre 0 e 8 e as notas individuais das seções quantitativa e verbal, que oscilam entre 0 e 60, mas devido a limitações da forma de correção da prova, oscilam entre 6 e 51. O score mais comum do GMAT é uma conjugação desses dois últimos, que resulta em uma nota entre 200 e 800.

A avaliação é feita em centros de teste credenciados. Hoje no Brasil temos alguns centros: no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Curitiba, em Porto Alegre e no Distrito Federal. A prova é realizada sob normas rígidas que incluem não poder portar qualquer instrumento eletrônico ou de controle de tempo - inclusive relógios de pulso. Todo o material para a realização da prova é cedido pela equipe do Centro de Aplicação.

Dependendo do Centro de Aplicação, o teste pode ser realizado em alguns dias da semana ou até mesmo todos os dias. Ao menos, no Rio de Janeiro e em São Paulo, os testes são aplicados todos os dias úteis, exceto nos feriados municipais, estaduais e nacionais.


A nota do GMAT é válida por 5 anos, sendo que ela só pode ser realizada 5 vezes no período de um ano e no máximo uma vez a cada 30 dias. No caso do candidato ter a nota máxima, o mesmo não pode executar a prova enquanto a nota estiver valendo.

www.mbaprep.com.br

www.mbaprep.com.br/aula-experimental

[email protected]